Amizade para sempre!

Josefine e a vizinha.

A idade avançada não roubara a lucidez,mas a solidão era a sua companheira e passou a ter pela jovem vizinha um carinho imenso e

toda vez que a encontrava a mesma pergunta:Como vai,minha amiguinha?

Com carinho e delicadeza a jovem,sempre que podia,escutava-a falar do seu imenso amor pelo capitão da Marinha que ela dizia ter sido tragado pelo mar,dos filhos que moravam em outro estado,da saudade que tinha dos alunos quando ainda lecionava literatura portuguesa,da sua coleção de livros e da sua gatinha de estimação,Helena -uma homenagem á Helena de Tróia,a deusa grega que ela tanto admirava.

No começo a jovem vizinha ouvia Josefine por respeito mas com o passar do tempo aprendera a gostar a admirar aquela senhora tão cheia de emoção,de coisas para contar.Sua delicadeza a impedia de fazer perguntas e ouvia mais do que perguntava

Elas dividiam a mesma paixão,a leitura.Sendo que Josefine já não lia como gostaria limitada que estava pelo cansaço das vistas,como ela gostava de dizer sorrindo,sempre sorrindo ao se referir aos livros.

Como a jovem vizinha trabalhava numa empresa representando uma linha de produtos de beleza,frequentemente era obrigada a viajar por 10 ou 15 dias.

Domingo,10h da manhã,a jovem desce do táxi que a trouxera do aeroporto e fica surpresa com o movimento na portaria,dirige-se ao porteiro que lhe dá a notícia;

-Dona Josefine passou muito mal e foi levada às pressas para o hospital.Fica triste, pede que a mantenha informada caso saiba de detalhes.Ao chegar em casa toma um banho, um rápido café e angustiada chama um táxi.O porteiro lhe passa o nome do hospital e ela segue para lá.

Encontra um homem que se apresenta como filho e diz que o estado de saúde da mãe inspira cuidados e ficam aguardando o médico liberar a visita o que ocorre muito tempo depois.Durante a espera eles conversam amenidades porque a jovem prefere não levar a conversa para o lado pessoal/familiar.

Visita liberada,eles chegam ao quarto e o sorriso,agora tímido,daquela senhora a recebe

A jovem pega docemente as sua mãos,sorri,afaga seus cabelos e permanece em silêncio até o médico entrar dando 10 minutos para encerrar a visita.Despede-se com um beijo na face prometendo voltar, o homem agradece e promete mantê-la informada sobre o estado de saúde da mãe.Agradece e sai pensativa.

Já passam das 15h quando chega em casa.Um banho,um sanduíche que vira almoço e deita para ler um pouco,adormece.Os próximos dias não trouxeram melhoras e a sua amiga,segundo o filho,estava se despedindo da vida.

Sexta-feira,ao chegar do trabalho,o porteiro do turno da noite a cumprimenta e diz que há uma pessoa querendo lhe falar,dirigem-se a sala de espera e ela reconhece o filho da sua amiga e pelo olhar,a resposta,ela se fora.Conversam um pouco,ele tira um pacote da mochila e lhe entrega,dizendo:Ela gostava muito de você,fique por favor!

Entra no elevador com os olhos embaçados,o coração apertado.Ao entrar em casa,abre o pacote e sorri entre lágrimas :

Tróia,o romance de uma guerra.

Será lido com muito carinho e guardado para sempre....

Maria Luzia Santos
Enviado por Maria Luzia Santos em 11/09/2013
Código do texto: T4477640
Classificação de conteúdo: seguro