Jovem areia

Se ele um dia disser que tudo o que sente é gratidão, então você não deve responder sua mensagem. Porque você é a jovem da areia, e essa jovem não deve ser destruída. Ele comprou alguns sonhos vazios porque a única finalidade dele é ganhar mesmo perdendo. Ele perde muito e ganha pouco, e então ele se sente satisfeito. Você teve um pouco de sorte em produzir discursos que te façam parecer doce e inocente, e mesmo não querendo construir esse tipo de figura, você se mantém à beira da maré. Essa luta contínua não toma outra forma. Você se encoraja a desistir de algumas vírgulas, pontos e sensações de desastres que te fazem querer vomitar, mas você é só alguém entre milhares de alguém. Quem pode mudar esse sistema? Ninguém. Então agora você sabe quem é... Ninguém. Você para de se suportar quando dizem que você precisa ter um pouco de coragem. Você não é corajosa, não deseja essa coragem. Você se esconde entre alguns livros e musicas. Alguns outros caras, outras vontades que não te fazem suportar essa transferência de culpa. E é exatamente essa culpa que não te deixa quebrar os vínculos desastrosos da sua vida. Seu nome é Alice só porque alguém algum dia quis que fosse assim. Então você começa a criar outros nomes, outras escolhas, outra pessoa que adquira esse tipo de coragem que você escutou.

Ele te liga novamente e tenta falar sobre gratidão. Mas ele sempre vai tocar em um nome que te faça querer desaparecer. Um nome... Qualquer um desses nomes que ele guarda no seu caderninho de pesadelo para explodir as desculpas que vão te soterrar. Você começa a rir porque está desesperada. Nada gira em torno de amor, porque você não consegue mais acreditar nesse tipo de coisa. Você sabe que algo está acontecendo quando abandonam o carro na avenida e as pessoas começam a se atrasar nos horários. Você desiste de ter compromissos. Você desiste de tentar contornar as situações. De tentar contornar as decisões que ele toma por vocês. Não que você seja manipulável, não é essa a questão. Você não se sente manipulada, não por ele. Você segue o fluxo, e então algo te leva para o mar novamente. Algo está errado quando ele decide dizer que você deve ser feliz. Isso nunca acontecerá, porque algo está errado. Você implora por outra música, mais ninguém te ouve. Ninguém precisa ter sua atenção. O mundo está tão interligado em si que esqueceram que você existe. Você começa uma longa conversa sobre uma palavra de quatro letras, e as pessoas começam a rir, porque isso é tão normal na sua idade. Outra pessoa dirá que aos vinte anos uma briga no relacionamento não deprime ninguém. Que um amor mal curado é quando a fatura do cartão de crédito chega estourando o limite. Você concordará, e então outra pessoa dirá, retomando a conversa, que alguém que te machuque é só alguém que não a conhece muito bem, e não sabe o quanto especial você é. No fim, você saberá que tem amigos perfeitos, normais, e que se encaixam num mundo em que você nunca se encaixará.

Temos mais quatro anos pela frente. Só você e eu. Eu vivo dentro de você e temos conversado mais do que você possa suportar. Temos encontrado garotos que morreriam por você. E você sabe que alguns já tentaram. Então, porque se importar com nomes? Se importar com ligações e mensagens que não liberam Endorfina Archives? Em algum momento você sente protegida por uma luz azul? Compreenda que os psicologos só lutam pela capa da Psique. Ou um lugar no mundo da psicologia. Essa história de luz azul protetora já foi adaptada pelo Carlo Collodi, em As aventuras de Pinóquio. Não existe a fada azul. Nada pode te proteger da maré alta. Você se sentirá fria toda a noite, e durante a manhã o sol te queimará viva. Nos fins de semana alguém pisará em você. Sua única certeza é a inércia. Ninguém pode te contar. E iguais a você, existem bilhões. Você pensa sobre a fala da raposa no livro do Antoine de Saint-Exupéry. Você nunca cativará alguém. Não sobre a sua concepção do que seja alguém. Então, estamos prontas para a realidade?

Digo que meu nome é Alice. Você responde o seu entre dentes. Estou acordada desde que você se foi, e espero te ver algum dia. Você diz que sou magra, e então aguardo meus pecados. Em outro momento você dirá que sou gorda e aguardo por um próximo culpado. Você se sente grato, e então está excitado. Sabe que te aceitarei novamente, e em outro momento pedirei que não volte nunca mais para mim. Tenho olhos castanhos. Sou branca. Tenho alterações de peso. Estudo Filosofia. Converso sobre o existencialismo. Você dorme por cima de mim. Meus dedos percorrem as suas costas. Você não dorme. Penso. Você está procurando um motivo para não falar. Não quer saber sobre nós. Não quer saber sobre mim. Estou fazendo isso pela primeira vez. Persisto. Você espera na sua beleza. Na velhice pensarei que transferi a minha jovialidade para outra geração. Não sou feliz.Não me sinto feliz. Não sou única. Não sou uma rosa. Sou areia.

Yuri Santos
Enviado por Yuri Santos em 06/10/2013
Código do texto: T4514402
Classificação de conteúdo: seguro