tumblr_lr9j8g2Qg91qi9q8e.jpg
Imagem: marlynoivas.tumblr.com 

             A HISTÓRIA DA ROZA
 
       O sol ainda por nascer, as malas estavam prontas para dali a pouco pegar a primeira condução. Na primeira cidade que iria parar, mais um tédio. Teria que passar o dia sem comer, ou talvez apenas com um pão com banana. Só à noite pegaria o outro ônibus para o seu destino proposto. A falta de recursos financeiros era o principal problema. A menina sempre sonhou com uma vida melhor. Ganhar bem e livrar sua família daquela miséria.
          No ponto de ônibus da estrada poeirenta estava ela com seus pais e irmãos. Todos choravam na despedida. Mais parecia uma orquestra. À noite anterior passaram quase em claro porque seu pai e sua mãe davam-lhe sábios conselhos.
           - Cuidado filha com os homens da cidade. – Dizia a mãe.
          - Tua mãe tem toda a razão, minha filha querida. Faça a tua parte, que Deus vai te ajudar. – Dizia o papai.
               E assim prosseguiram.
             Na curva apontou o ônibus. Com apenas um pequeno sinal, este parou. Demorou alguns minutos para embarcar, porque estavam se despedindo. Os familiares voltaram para a velha casa enquanto a menina seguia viagem. Os pais em uníssono como se estivessem ensaiados antes do veículo de passageiro sumir por entre as serras, acenaram e gritaram entre lágrimas:
             - Deus te abençoe minha Rozinha  querida...
              Na procura de trabalho quando escrevia seu nome “Roza”, as pessoas perguntavam o porquê com Z e não com S.
             - Foi erro de cartório. – Mentia.
          Na verdade foi seu pai que pediu na hora do registro que  assim fosse grafado porque era o nome da sua finada nona.
           Sem dinheiro e sem trabalho dormia na rua e lavava sua roupa num posto de gasolina onde gentilmente lhe permitiram. Pela simpatia e boa vontade da jovem, o proprietário do estabelecimento passou a oferecer-lhe sempre um prato de comida a qual não tinha como recusar. Ao decorrer dos dias viu que a menina não conseguia trabalho, permitiu-lhe que morasse numa casinha nos fundos do posto.
           “Meu Deus... o que faço? Se eu vender meu corpo... não... não vou fazer isso. Não foi o que aprendi”. – Pensava.
         Chegava a perder o sono. Não tinha como comunicar seus pais sobre a situação. Se falasse que estaria bem, teria que mandar dinheiro como havia prometido. Se dissesse à verdade, teria vergonha. Mas seu sofrimento estaria com os dias contados.
          O dono do posto de combustível ofereceu-lhe o emprego como frentista, o que de bom grado aceitou. Em poucos dias aprendeu a profissão. Com sua simpatia e seu esforço cativava os fregueses.  Graças a ela, a empresa prosperou.  Ela queria algo mais: estudar, terminar o Ginasial ou Primeiro Grau, fazer o Segundo e cursar uma faculdade. Seu sonho era fazer o curso de Letras e ser professora.
...................................
...............................

 
(...) Continua
 
(Christiano Nunes)




xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx  ---  xxxxxxxxxxx


Uma oportunidade para presentear alguém ou dar de presente a você mesmo. Assim estará ajudando quem  publicou um livro com tanta dificuldade.
 
 Livro de poesias, EXPRESSÕES DA ALMA de CHRISTIANO NUNES
158 páginas, dividido por temas. 

Pode me pedir por email ou através do contato do Recanto das Letras, que passarei o número da conta da Caixa Econômica Federal para depósito.
O preço já está incluso as despesas de envio
Valor: R$ 32,00.
 
Desde já agradeço a colaboração.
Emails: chrisben-nunes@hotmail.com
Cf-nunes@bol.com.br