Rompendo barreiras: Amor nos palcos da vida

capítulo I: O e-mail

Ao acordar, não sentia a ínfima vontade. Mas, puxou o celular do bolso e o acendeu na intenção de verificar as horas. Não era possível ver nada. Assim, saiu num sobressalto correndo em direção ao seu banheiro. Se organizou mais que de pressa.

- Mãe que horas são?

- Já passou da hora de você ir para ajudar seu pai!

- Disso eu já sei, mas preciso saber das horas!

Viu que não podia mais ficar enrolando com a mãe e foi ter com o pai. Quando finalmente chegou ao escritório. Seu pai já estava adiantado na papelada a ser examinada. Por isso, olhou-o com um olhar que quis tornar severo. Renato já sabia muito bem o que queria dizer.

- Vai ficar aí parado?

Baixou os olhos e passou a organizar os papéis de acordo com as empresas que os haviam enviado.

Seu pai não era de falar muito, apenas gostava de insinuar as coisas. Como a pouco, com olhares, ou mesmo, comentários indiretos ou até sermões. Por isso, Renato evitava encará-lo durante o trabalho. Na verdade, evitava quase sempre. Enquanto isso, o tempo foi passando velozmente, sua mãe estava se certificando de que o almoço estaria pronto e tudo organizado para quando Ronald, seu marido, chegasse. Por isso, foi verificar junto à Rosa se estava tudo certo. Também estava apreensiva quanto ao horário de Renato ir ao colégio. Em um quarto de hora chegaram. Renato e seu pai ambos exaustos. A esta altura Renato entrou em seu quarto e fechou a porta atrás de si. Inteirou-se de se banhar e ao vestir-se estava quase saindo quando viu que esquecera o notebook aberto. Foi quando algo em sua caixa de entrada lhe chamou atenção, uma mensagem, que dizia assim:

CONFORME O PROMETIDO REGRESSO NO DIA 13 DE JUNHO. POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇA! MEU TRABALHO AQUI ESTÁ MUITO BEM. APESAR DE MUITAS VEZES CHEGAR ATRASADO, NÃO O FAÇO POR INTENÇÃO, MAS DEVIDO AO TRÂNSITO LENTO. SEM MAIS!

DO SEU, MARCOS. BJ

Mal podia acreditar naquilo. Decidiu imprimir o conteúdo daquele e-mail, colocou uma música romântica e dançava com a folha colada a seu peito. Não perdera tempo, saiu de casa, pegou apenas seu casaco e o notebook que pôs na mochila. Decidiu faltar à aula naquele dia. Decidiu que iria ao shopping e na praça de alimentação teria acesso à internet e privacidade, já que sua mãe pensava que ele estava no colégio naquele momento.

Preferiu pegar um ônibus, porém o trânsito estava lento. Olhava para o relógio e agora como faria para chegar ainda no horário de almoço? De repente o celular em seu bolso começa a vibrar, interrompendo a música que estava a ouvir. Justamente a que o fazia lembrar de Marcos. Apesar de Marcos já ter morado naquela cidade antes, Renato nunca o vira pessoalmente. Era a sua mãe preocupada, afinal percebera que Renato saiu de casa sem nem mesmo almoçar. Ele resolveu a principio ignorar a chamada, mas depois de certa insistência, atendeu. E disse que estava tudo bem. Mas, que chegaria em casa apenas para o jantar. Sua mãe sabia de sua responsabilidade, apesar disso, se sentiu um tanto contrariada, pois gostava de que todos almoçassem em casa. Contudo, acabou relevando, já que apesar de ele ser adolescente é responsável e até então nunca dera problemas. O marido quase sempre pedia para que ela aprendesse entender Renato, o que nem ele mesmo se esforçava em fazer. Como o trânsito não ajudava, Renato percebeu que já estava até que relativamente próximo ao shopping, duas quadras, para ser mais exato. Então, resolveu descer do ônibus. Teve a ideia de ligar para Camilo, seu mais querido amigo, entretanto lembrou-se de que seu amigo estava em aula.

Capítulo II: O Melhor Amigo

Camilo e Renato eram inseparáveis. Os dois cursavam o terceiro ano do ensino médio. Apenas Camilo sabia da existência de Marcos. Renato contara a ele que mantinha um relacionamento via internet, relacionamento que Camilo reprovava, pois ocultava seus sentimentos por Renato, sentimentos estes que ele mesmo não aceitava. E para completar a sua tristeza, nutria um relacionamento com Karen. Uma garota tagarela que Camilo namorava apenas para esconder a homossexualidade tanto de si quanto dos demais. Renato que o conhecia bem, suspeitava que ele fosse homossexual, Karen não suspeitava de nada. Tanto que, ela sempre organizava programas que incluíssem os três. Claro que, Renato vivia aos telefonemas para a sua "namorada fantasma". Karen insistia para que fizessem os programas à quatro, entretanto, Renato justificava que não dava porque sua namorada era de outra cidade.

Karen era filha de um empresário famoso, que não considerava seu namorico com Camilo. Renato estava louco para que a aula acabasse, para ver Camilo, pois queria contar a ele que Marcos finalmente viria e que poderiam conhecê-lo pessoalmente. Assim, saiu do shopping em direção a porta do colégio, uma vez que uma notícia dessas não deveria apenas estar contida em uma mensagem de "Whats". Então, enviou uma mensagem ao amigo, convidando-o para saírem juntos, os dois apenas, não gostaria obviamente que Karen estivesse com eles. O outro concordou, antes, contudo quis saber do que se tratava. Renato se limitou a dizer dizer que era algo muito bom e que gostaria de compartilhar. Anoiteceu, na hora marcada ambos estavam lá, em uma lanchonete costumeira. Renato e Camilo se acomodaram pediram seus lanches. Camilo olhou para Renato inquisidor. Tudo estava perfeito até Renato começar a narrar empolgadíssimo os fatos recém sucedidos. Daí Camilo não mostrara nenhum ânimo, mas para não desapontar de tudo o amigo, escutou-o. Entretanto, não se conteve tanto, pois, sentia uma onda de ciúme percorrer-lhe o corpo. E logo passou a denigrir o desconhecido Marcos. Tentava inutilmente desencorajar o amigo. trazendo estatísticas de pessoas gays que eram agredidas nesses encontros furtivos, ao que Renato rebatia alegando que sabia com quem iria se encontrar. Irritado Camilo, se dava por achado e mantinha observações negativas. E de tanto que fez, acabou desgostando Renato que decidiu ir para casa e o deixou sozinho. Na volta para casa, Renato tirava suas próprias conclusões de seu encontro com Camilo, deduziu que ele não o aceitava, por sua orientação sexual. Que mascarava seu preconceito, por isso, detestava a ideia de seu relacionamento com Marcos. Renato pensava como pude me enganar assim?.

Assim, Renato resolveu se afastar um pouco de Camilo. Dessa forma, poderia entender melhor a situação. Mas, Karen percebendo o afastamento repentino do melhor amigo do seu namorado, bem como sua tristeza. Resolveu pressioná-lo afim de tanto obter informações sobre o acontecido quanto fazê-lo ir à procura de seu amigo. Pois, desde aquele dia Camilo se mostrava azedo e sem motivações para programas que dantes adorava. Preferia ficar em seu quarto trancado e pior sozinho. Quando muito ia à praça em que seu amigo e ele andavam conversando sobre amenidades. E assim fez. Então, cenas vinham à sua mente: Renato e ele lendo livros, compartilhando lanches, comentando o trejeitos de seus professores ao dar aulas, entonação de voz e sermões mais conhecidos e como riam gostosamente de tudo isso. Sentiu a saudade invadir-lhe o coração e transbordar pelos olhos. Pensava em ligar Mas, seu orgulho falava mais alto.

J Carlos
Enviado por J Carlos em 20/02/2017
Reeditado em 19/01/2018
Código do texto: T5918984
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.