O AVESSO DA METÁSTASE

Cristiano era um boêmio bom do Rio de Janeiro, professor de Matemática, gostava de uma gelada e um bom bate – papo na Lapa, onde conheceu Karen, uma farmacêutica meio hippie, cheia de manias e princípios pré-concebidos, que nem sempre refletiam a verdade que vivia, do tipo comunista de Scarpant Suarret, algo meio contraditório para uma hiponga frequentadora de shows de Rasta no Circo Voador e que se tornava Bicho – grilo em São Tomé das Letras.

Por um golpe desses do destino, mesmo sendo o oposto um do outro, ele bolsonarista, ela lulista, ele tricolor, e ela flamenguista, ele odiava moto, e ela motociclista, se conheceram e se apaixonaram, como se seus cupidos tivessem participado de uma suruba intensa na noite anterior, e no dia seguinte, de tão exaustos e de ressaca, erraram todas as flechadas.

Foi tudo intenso no inicio, entretanto, entre um chope e outro, ela foi logo mostrando que não era uma pessoa fácil de se lidar, embora não fosse má, pois quem tem profundo amor pelos animais, não pode ser ruim em todos os aspectos. Sua beleza física encantava Cristiano, e seu sexo de mulher escorpiana, deixaram o professor cada dia mais extasiado e apaixonado. Toda escorpiana deveria aderir a algum tipo de celibato religioso, para não enfeitiçar homem algum! Brincadeiras da narrativa a parte, com o passar do tempo, o espirito tacanho, egoísta e vingativo de Karen, começaram a incomodar Cristiano, que, a cada desentendimento se assustava mais com as maneiras da amada de lidar com as coisas, capaz de super dimensionar e brigar por tão pouco. Que este relacionamento estava destinado ao fracasso, era óbvio, difícil era um imaginar a vida sem o sexo do outro, porque, de presença, os dois já estavam saturados, principalmente pelo ciúme doentio de Karen, não que Cristiano fosse um santo, mas, a bela exagerava no ciúme e no domínio que almejava ter sobre a vida do cara. Até que um dia, como profetizado pelo destino, o diabo verde que chamamos de WatsApp separou o casal, por um grande exagero de Karen, que não admitia que Cristiano conversasse com ninguém, ainda que fossem conversas banais. O relacionamento chegou ao fim.

Cristiano seguiu seu destino, e conheceu Dandréia, mulher de inteligência emocional aguçada e total equilíbrio para lidar com a vida. Ele entendeu que o universo tinha tirado Karen do seu caminho, para que Dandréia entrasse e se tornasse seu esteio, mesmo não sendo lá essas coisas na cama, de outras maneiras, Dandréia marcou a vida de Cristiano com o brilho de sua presença. Ora, embora muitos afirmem que librianos cultuam a beleza do corpo, os librianos não cultuam a beleza do corpo, e sim, os encantos que o corpo pode proporcionar na vida sexual, e Dandréia não possuía tais encantos, mesmo sendo também muito bela, mas, outros adjetivos nessa mulher atraiam Cristiano, que, a essa altura, já desenvolvera um nobre sentimento pela sua atual companheira. Entretanto, o mais nobre sentimento que Cristiano nutria, era o amor ao próximo, fosse quem fosse, até mesmo por Karen, que já era parte do seu passado, e tinha deixado grandes feridas, até então curadas em seu coração. Durante seu estável relacionamento com Dandréia, ficou sabendo que Karen estava no início de uma árdua luta contra um Câncer, sabia que ela era orgulhosa, e que não pediria ajuda a ninguém, nem da sua praticamente inexistente família, nem das poucas amigas que tinha, muito menos dele.

Decidiu ir até a Ilha do Governador procurar Karen, encontrou – a na saída de uma farmácia, onde, após ela relutar, aceitou o apoio de Cristiano. Passou a ir com ela nas consultas, exames, e dar todo o suporte que uma pessoa numa adversidade dessas precisa. E sem qualquer segunda intenção, pois já estava vivendo há algum tempo com Dandréia uma relação de paz, e queria apenas ajudar sua Ex namorada, que, para ele, neste momento, não era sua Ex, e sim uma pessoa que precisava de todo apoio possível. Toda essa ajuda, foi o suficiente para que a relação entre Cristiano e Dandréia se desestabilizasse, pois ela achava que Cristiano estava ajudando Karen, por ainda ama – lá, e não apenas por solidariedade.

Cristiano continuou apoiando Karen, levando – a aos exames, consultas, quimioterapia e tudo mais que foi necessário, Karen queria evitar sua ajuda, pois sabia que isso estava atrapalhando seu novo relacionamento, mas Cristiano não soltou a mão direita da parceria de sua Ex amada, que se sentia incomodada, mas também grata com isso.

Ultimatos em relacionamentos amorosos, são perigosos, por que podem ser irreversíveis, e Dandréia, tomada por alguns caprichos que, outrora sua inteligência emocional vetava, pressionou Cristiano contra a parede para que não cuidasse “tanto” de Karen, que estava sendo demais toda essa abnegação, e isso a estava incomodando e destruindo o relacionamento dos dois. E dentro de seu coração, em determinado momento, desejou até a morte de Karen, mas suplantou esse sentimento, pois era uma boa pessoa. Mas exigiu que Cristiano escolhesse, ou cuidava menos, de Karen, e dava prioridade ao relacionamento dos dois, ou se dedicava a cuidar da Ex, e estaria tudo acabado entre os dois. Cristiano escolheu continuar apoiando Karen, e Dandréia pôs fim ao relacionamento dos dois. As intenções de Cristiano continuaram as mesmas, mesmo sofrendo a ausência de Dandréia, continuou cuidando de Karen naquele ano que foi o mais difícil da doença na vida dela, mais um ano de tratamento se passou, e Karen se curou do Câncer. Karen, naturalmente, vendo a vida de uma forma mais leve depois do que tinha passado, se apaixonou novamente por Cristiano, que não correspondeu, e disse a ela que cumpriu sua missão de ajuda – lá, e seguiu seu caminho ainda com o coração sangrando a falta de Dandréia, mas decidiu não procura – lá, pois, a essa altura ela já estava vivendo, ou pelo menos iniciando uma nova história, um novo relacionamento.

Certo dia, parou para almoçar na Lapa, e, depois ao atravessar a Praça da Cruz vermelha, esbarrou com Dandréia saindo de uma farmácia próximo ao Instituto Nacional do Câncer, o resto ficou por conta do destino...