O anel de latão

Em 1986 Augusto tinha apenas 13 anos, era o mais velho de dois irmãos todos criados pela mãe divorciada que muitas vezes deixava de comer para poder dar aos seus filhos.

Moravam todos numa pequena pensão no centro de Montevidéu capital do Uruguay um pequeno país encravado no meio de dois gigantes, Argentina e Brasil.

Apesar da sua idade Augusto sabia bem que o país ia de mal a pior, Uruguay tinha saído de um longo período ditatorial que durara até 1984 e deixará o país endividado sem empregos e com uma super inflação que castigava o povo diariamente.

Não havia chances para a juventude nem de trabalho e muito menos de progresso, e Augusto já perceberá isso, então vinha a algum tempo pensando em falar com sua mãe pra ir embora para o norte, ou seja, Brasil.

Duas coisas atraiam Augusto para aquele país, primeiro que seu pai morava a alguns anos por lá, então teria onde ficar, segundo por ser daquele tamanho julgara que também haveriam mais oportunidades.

Augusto tinha uma namorada do colégio, uma paixão pre adolescente que era recíproca, a menina chamava-se Romina, eles tinham jurado que se casarían e ficariam juntos para sempre, mais para sempre e muito tempo quando se é tão jovem.

Augusto ainda não falara do seu plano de ir embora do país , a sua ideia juvenil era de partir primeiro e depois voltar para buscar seu amor.

Um dia conversou sobre seu plano com sua mãe e sem maiores dificultades ela dize que o deixava partir, não porque não amasse seu filho mais sim por entender que realmente seria melhor para seu futuro, ela apenas o aconselhou a esquecer Romina pois eram muito novos e com o tempo um esqueceria o outro, Augusto nao pretendia jamais esquecer seu amor.

Mandou uma carta para seu pai explicando que queria morar com ele no Brasil explicando a situação , seu pai dize que iria buscá-lo no fim do ano mais avisou que teria que obedecer sua madrasta e se adequar á nova vida .

Depois de algumas semanas Augusto conversou com Romina explicando seus planos para os dois, mesmo ouvindo Romina mais madura sabia que nunca mais séria a mesma coisa era uma despedida para sempre, não dele mais sim dela.

O dia da viagem chegara e antes do último beijo Augusto entregou lhe uma pequena aliança de latão que tinha feito a mão, se beijaram e ele partiu.

Anos difíceis se seguiram, outro idioma outra cultura mais Augusto conseguirá ultrapassar todos os obstáculos, formou-se professor arrumou emprego e finalmente era independente, só tinha um problema, á anos perdera o contato com Romina, e na verdade aos vinte seis anos ainda não a esquecera .

Desde a partida de Augusto, Romina decidira focar nos estudos e com o tempo aprendera a lidar com a saudade e aquele amor foi virando uma bela lembrança de adolescente, tinha se tornado uma bela mulher independente e com uma carrera de advogada promissora, também conhecerá outro rapaz com quem tinha planos de casar e formar uma família.

A mãe de Augusto estava doente, e desde que seu filho partira foram raras as vezes que ele tinha vindo visitá-la, e sempre eram visitas esporádicas e rápidas, agora não entanto ele estava vindo ficar um tempo maior com sua mãe.

Augusto chegará a Montevidéu numa tarde ensolarada, ele ainda amava essa cidade e apesar da ausência nunca negava suas origens pra quem perguntasse, chegando em casa conversou durante horas com sua mãe, em dado momento perguntou pelo seu antigo amor dizendo que ainda tinha esperança de encontrar Romina pois tinha prometido que viria buscá-la.

Sua mãe explicou-lhe o que sabia sobre ela e que inclusive estava para se casar, aquilo caiu como uma bomba em seu coração pois ainda nutria a mesma paixão de outrora, enseguida sua mãe se aproximou e lhe entregou um belo envelope em mãos dizendo que tinha chegado á alguns dias e era para ele, no berço constava o nome dele

Augusto com as mãos trêmulas pensou em não abrir o envelope pois sabia do que se tratava, mesmo assim decidiu abri-lo confirmando tratar-se do convite de casamento do seu antigo amor, porém havia mais alguma coisa no fundo do envelope, e quando introduz a mão a emoção tomou conta dele, pois retirara o Anel de latão que tinha dado para ela com seu último beijo.

Diego Tomasco
Enviado por Diego Tomasco em 26/06/2021
Código do texto: T7286892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.