A PAIXÃO POR UM RETRATO

CONTO ESPECIAL

O fato ora narrado aconteceu na década de 70 e conta a História de um jovem de 18 anos , filho de sertanejo que veio morar na cidade grande, onde trabalhou e estudou com muito sacrifício para vencer na vida.

O Autor da narrativa do fato mantém no anonimato os personagens dessa história em virtude de não ter tido permissão para declinar seus nomes.

Os nomes citados são fictícios, porém é uma história baseado em fatos reais.

Vamos comigo fazer essa belíssima viagem no túnel do tempo.

Estamos na década de 70 no auge do regime militar do Rock and roll dos cabelos na brilhantina.

Nessa época uma família nordestina veio do interior morar em Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

São oito filhos de um casal , que se uniram no matrimônio e entre este RICARDO DE 18 anos de idade, jovem trabalhador e dedicado aos estudos.

RICARDO era uma pessoa aparentemente pacata, pouco se entrosava com amigos e devido sua timidez também tinha dificuldades em se relacionar com as moças para um futuro namoro.

Era um jovem de sensibidade e paixão a flor da pele, fácil de gostar das pessoas mas sua timidez não deixava seu AMOR fluir.

RICARDO gostava de fazer amizades, quando as pessoas se aproximavam, apesar de sua timidez, frequentava festinhas do bairro na época as chamadas Tertúlias, porém, passava a maior parte do tempo olhando as pessoas dançando, vontade tinha de dançar, mas sua timidez impedia.

Em razão disso, foi passando o tempo e nada de RICARDO arranjar uma namorada, como já declinei, muito dedicado ao trabalho, aos estudos e a família.

Incomodado com isso RICARDO sofria muito por não ter uma namorada para compartilhar seu AMOR que fluía em seu coração.

Certa vez, como de costumes RICARDO chegou do trabalho em um dia de sexta feira, tomou banho, vestiu sua melhor roupa, uma calça boca de sino e uma camisa gola polo azul, calçou um sapato social bico fino , fez um lanche e disse para sua mãe que ia dar umas voltas na pracinha, que ficava próximo a sua casa.

RICARDO saiu em direção a pracinha do bairro e como sempre fazia, ficou sentado no banquinho da praça.

Poucos minutos depois foi no quiosque e comprou um refrigerante e retornou em seguida para o banquinho da praça e para surpresa sua encontrou no banco um retrato preto e branco de uma moça, aparentando uns 22 anos de idade, desses que você tirava na formatura de curso, ou seja meio busto, vestida com uma beca preta com um desenho de uma máquina datilografia no peito.

Pela foto a moça havia concluído o curso datilografia, era costume na época tirar essa foto para recordação .

Era a fotografia de uma linda jovem desconhecida, ou seja uma moça morena de olhos castanhos, cabelos pretos compridos de um olhar encantador.

RICARDO pegou aquela foto com carinho e ficou admirando a beleza daquela jovem, depois levantou -se do banco e deu uma volta na praca para ver se conseguia encontrar a jovem da foto, porém não encontrando nenhuma moça parecida com aquela foto.

Frustrado, RICARDO saiu devagarinho do local e foi para casa, contudo com o pensamento sómente naquela linda moça.

Foi um AMOR à primeira vista, uma paixão, que surgiu de repente ao olhar aquela fotografia, foto esta que RICARDO passou a usar como " amuleto", seu pensamento era somente encontrá-la.

Por várias noite RICARDO foi a pracinha para ver se avistava aquela jovem desconhecida, chegando ao desespero de exibir a foto para os comerciantes da praça para saber se alguém a conhecia, tendo sido frustrado seu desiderato.

O tempo passava e RICARDO, sempre usava a foto daquela linda jovem na carteira e exibia a foto com orgulho aos colegas dizendo ser sua namorada, moça essa que se tornou a paixão de sua vida.

Diante disso ficou até mais dificil RICARDO arranjar uma namorada, haja vista que seu pensamento era somente naquela morena.

Depois de vários anos, RICARDO já com seus 35 anos de idade, conheceu uma moça no mesmo bairro aonde morava e casou -se com ela, tendo desse relacionamento três filhos.

Sua esposa nunca soube dessa história nem seus irmãos, um segredo que ele somente confidenciou para seu melhor amigo de infância, no caso o autor dessa narrativa, que chegou a ver a foto da jovem, que ainda hoje RICARDO guarda em segredo e com carinho.

Realmente pela foto era uma jovem lindíssima com um sorriso namorador.

Veja uma foto da Monalisa, de Leonardo da Vinci.

É desse sorriso que estou falando, um sorisso sutil, misterioso.

Atualmente RICARDO mora no Estado do Maranhão com sua família e o último contato que o autor desse CONTO fez com ele foi no Natal em dezembro de 2015, tendo ele autorizado a narrativa dessa interessante história, com uma condição, que sua identidade fosse preservada.

Moral da História.

Na verdade a paixão verdadeira raramente tem como alvo alguém que conhecemos bem.

Geralmente nos apaixonamos no estágio de ainda conhecer a pessoa, quando muito sobre ela ainda nos é desconhecido, misterioso.

Essa é a paixão real, a paixão que, como é inerente à paixão, é irracional, pulsante, instinto puro.

No caso de RICARDO ele se envolveu numa paixão que não teve começo nem fim, ele trouxe para o mundo da imaginação um fato que só ele vivenciava.

Agora vem a dúvida, se caso RICARDO encontrasse essa pessoa que ele teve por muito tempo na Imaginação, o que ele faria?

Deixo aqui a resposta para meu amigos e amigas comentar.

CONTO de Edilberto Nobre, baseado em uma História real.

***Qualquer semelhança com essa história é mera coincidência. ***

26.07.2021.