Um livro, duas histórias.

Um livro, duas histórias

Certa vez, um escritor ofereceu à sua amada, o exemplar do seu último trabalho literário. Junto ao presente seguiu uma bela dedicatória acompanhada do autógrafo do autor, enfatizando o amor que sentia por ela.

O livro tratava da batalha de uma adolescente, com o seu passado. No romance, a personagem protagonista da história fugiu de casa com catorze anos, para ganhar o mundo e viver experiências que jamais pudesse imaginar que fossem possíveis vivê-las.

Ao receber o livro das mãos do seu amado e autor, suas emoções não puderam ser escondidas. Uma lágrima, um abraço seguido de um beijo demorado. Dois dias depois, a leitura já estava se chegando ao final e a curiosidade para saber o término daquela história de amor era tanta que, levou o livro para casa do seu filho, onde passaria toda à tarde. Já no táxi, não segurou a curiosidade passeando seus dedos pela história, até que encontrou a página onde havia parado a leitura.

Concentrada na leitura, se assustou quando o motorista lhe avisou que o seu destino já havia chegado. Antes mesmo de sair do carro, ela ouviu dois tiros bem próximo, e logo avistou um tumultuo a uns duzentos metros. Rapidamente se despediu do taxista, adentrando o prédio onde morava, o seu filho.

Ao chegar no apartamento e após os cumprimentos habituais, comentou com o filho e nora, sobre o incidente ocorrido minutos antes de ela chegar, e foi nesse momento que percebeu que o livro que estava lendo, não se encontrava mais com ela. A especial leitora se desesperou: “Não pode ser, meu Deus! Não pode ser”, repetia a todo instante. Seu filho assustado indagou de sua mãe o que teria acontecido. Ela então, relatou que na correria esqueceu no táxi, o livro que ganhou de presente do seu namorado. “E agora meu Deus. E agora? Como direi ao meu amado que perdi o seu livro, que com tanto carinho havia-me presenteado?”

O filho tentou acalmá-la, pedindo o nome da cooperativa que ela contratou a viagem, mas infelizmente ela preferiu contratar o serviço aleatoriamente numa rua próxima à sua residência. Assim, só poderia contar mesmo com a boa vontade do condutor do táxi, isto se fosse ele, quem encontrasse o livro, pois, muitas outras pessoas que requisitassem aquele mesmo táxi poderiam encontrá-lo antes do motorista.

De repente desconsolada, ela se deparou com dois grandes problemas: o primeiro, o de contar para o seu namorado que havia perdido o seu livro. O segundo, era o de não ficar sabendo o final daquela história. Puxa! “Só faltavam cerca de oito páginas para o término do livro e agora” se perguntava a jovem, a todo tempo.

O tempo foi passando e as conversas com o seu filho no café da tarde, sempre culminavam para àquela perda, que no caso, era muito mais do que um livro. Era um presente do seu a amado escritor. A todo momento a mesma pergunta passeava por sua mente. Como direi isto para ele? Ela não tinha mais esperança de recuperar o livro, triste, se despediu do filho por volta das dezoito horas, retornando à sua casa.

Em sua mente pairava uma dúvida. Digo ou não digo! Entendeu que não poderia mentir ao namorado e decidiu que na próxima vez que o encontrasse, mesmo que muito constrangida, contaria a verdadeira situação e pediria ao namorado que contasse para ela, como acabava aquela história.

No dia em que se encontraram, o escritor notou sua namorada um tanto diferente. Estranhou o modo de falar, de olhar e tudo mais, mas preferiu não comentar nada sobre as suas observações. Logo que chegaram à casa, ela foi logo dizendo: tenho algo para te contar, mas nem sei por onde começar... Sempre brincalhão retrucou: então, é melhor começar pelo começo e sorriu brevemente.

A namorada explicou o que havia acontecido e antes mesmo que ela acabasse de se explicar, ele a interrompeu para dizer que daria outro livro para ela. Apesar de constrangida, a namorada ficou feliz e triste simultaneamente, pois aquela dedicatória com palavras de amor, ela nunca mais teria de volta.

A leitura se findou e a namorada pode finalmente, comentar o quanto havia gostado da leitura agradecendo mais uma vez, a compreensão e a gentileza do namorado. Ele não perdeu tempo, dizendo para ela que o mais importante de tudo, é que a situação lhe rendeu alguns bons beijos. Ela sorriu, foram caminhando de mãos dadas conversando sobre algumas das personagens daquela história surpreendente.

O casal de namorados eram muito felizes, tudo neles se completava. Dois anos depois do ocorrido, visitando um site de vendas de livros usados. Estante virtual — O autor se deparou com um livro seu na ‘vitrine’ de vendas com os seguintes dizeres: livro “Encontros Proibidos”, seminovo e com dedicatória. O autor ficou muito interessado para saber qual dos seus leitores, havia lido e vendido o livro para um “Sebo”. Verificou que o tal Sebo estava a mais de 150 km de sua cidade de origem. Assim, entrou no Site comprando o seu próprio livro, esperançoso de que lendo a dedicatória conhecesse a identidade do leitor.

Ao contar para a sua namorada o estranho fato, ela foi enfática. Meu Deus! Será que este é o livro que perdi no táxi? Ele sorriu, retrucando que essa possibilidade era praticamente nula. O livro demorou mais do que o normal, para chegar às mãos do auto. Questões da pandemia, correios trabalhando com pouco pessoal de entrega enfim, após três meses o pacote em papel pardo chegou pelo correio. Verificando de que se tratava do livro arrematado no Sebo, o autor se apressou em abri-lo. Os olhos se encheram de lágrimas quando leu a dedicatória e avistou o nome de sua amada, iniciando aquelas palavras de amor.

Sim! Era isso mesmo, o livro perdido há dois anos num táxi, retornaria agora às mãos de quem era de direito, com direito é claro, a uma segunda dedicatória. As lágrimas emocionadas seguidas de um longo beijo, marcou a inusitada história.

Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 11/08/2021
Reeditado em 11/08/2021
Código do texto: T7318482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.