Troca justa

A jovem Parnell Langstone havia ido visitar a irmã mais velha, Dorcas, que se mudara para outra aldeia onde o marido, Androw, era moleiro. Parnell também queria conhecer a sobrinha, Betella, nascida três meses antes.

- É um belo bebê! - Elogiou Parnell, admirando a sobrinha adormecida no berço. - Dá muito trabalho?

- Sabe como é... - ponderou Dorcas, que cerzia uma camisa do marido. - Me acorda três ou quatro vezes por noite, para mamar; fora isso, é uma criança até tranquila.

Parnell balançou a cabeça, num gesto ambíguo.

- E a parte de trocar fraldas?

- Ah, isso faz parte - replicou Dorcas com tranquilidade.

Parnell olhou pela janela da casa do moinho, por onde podia-se ver varais com fraldas estendidas, esvoaçando ao vento da tarde.

- O tanto de fralda que essa criança suja - comentou, em tom retórico.

- Você vai acabar se acostumando - garantiu Dorcas.

- Eu não - afirmou decidida Parnell. - Não pretendo ter filhos.

Dorcas ergueu os olhos do trabalho.

- Não pretende se casar?

- Uma coisa não está necessariamente ligada à outra - ponderou. - Mas, também não. Nem casamento, nem filhos.

Dorcas lançou um olhar pensativo para a irmã.

- Então, quer ser mesmo uma bruxa - constatou.

- Para dominar a magia, você tem que sacrificar a sua fertilidade; me parece uma troca justa, já que não pretendia mesmo fazer uso dela.

Dorcas suspirou.

- E se depois você se arrepender e quiser filhos?

Parnell deu de ombros.

- Sempre posso adotar... e vou dar preferência a uma criança com idade suficiente para andar e falar; vai me economizar tempo.

- Você vai perder os melhores anos da formação - assegurou Dorcas.

No berço, Betella virou-se de um lado para o outro; depois, abriu os olhos e começou a chorar. Dorcas largou a costura e ergueu-se para pegar a filha no colo.

- Os melhores anos... - resmungou Parnell. - Pra mim, parece só trabalho.

- Você não sabe o que é amor - retrucou Dorcas, expondo o seio para a filha. Betella agarrou-o com as duas mãozinhas e começou a mamar, gulosamente.

- Ainda não - admitiu Parnell, de si para si.

- [14-09-2021]