Encontros e Desencantos

Eu tinha vinte e três anos, estava recém-formada em arquitetura e fui indicada por um professor para trabalhar em um grande escritório de engenharia. Era uma grande chance de adquirir experiência e ficar conhecida. Eu estava muito entusiasmada e feliz por ter esta chance.

Cheguei para o meu primeiro dia de trabalho. Estava ansiosa e um pouco insegura. Mas sabia que tudo daria certo. Fiz um excelente curso e por certo me sairia bem.

A princípio eu iria trabalhar como assistente de um engenheiro. Estava em uma sala esperando por ele.

Quando ele entrou, eu olhei pra ele e fiquei trêmula e pálida. Fomos apresentados e estávamos completamente constrangidos.

Ele me passou as diretrizes do trabalho que realizaríamos. Fora o trabalho, não trocamos nenhuma palavra.

Saí no final da tarde e fui pra casa. Estava um pouco perdida.

À noite, Armando, meu namorado, chegou em minha casa. Eu não tinha nem ânimo de conversar muito com ele. Estávamos namorando há pouco mais de dois anos, mas não era muito apaixonada. Ele demonstrava muito mais interesse e amor que eu.

Ele me perguntava pelo novo trabalho e eu não queria falar no assunto. Por fim, disse a ele que estava muito cansada e pedi que fosse embora.

Continuei trabalhando com aquele engenheiro e o clima era de puro constrangimento.

Algumas semanas se passaram até que um dia ele disse:

-Que ironia dos destino, não é?

Eu me fiz de desentendida:

-O que quer dizer com isto?

-Depois de tudo, você vir trabalhar justamente comigo.

-Se dependesse de mim isto não aconteceria. Mas sejamos profissionais. Eu queria muito vir trabalhar aqui e não vou abrir mão. Você pode pedir pra eu ser substituída.

-Eu lhe prejudicaria se fizesse isto. Teria que dar uma justificativa. E o que diria? Que um dia você me magoou muito? Que um dia você me tirou o chão?

-Nós nos magoamos. Não se esqueça que você também me magoou muito. E você não hesitou em cair nos braços de outra logo depois de nos separarmos.

-Não foi bem assim. Você sabe o quanto eu fiquei mal quando terminamos. Você sabe o quanto eu lhe amei, o quanto eu apostava naquele namoro.

-Você sabe que eu também era completamente apaixonada por você. Mas você pisou na bola feio.

-Eu? Eu errei sim, mas nada que não pudesse ser perdoado. Você me escorraçou de sua vida quando eu mais precisava de apoio.

-Por que não pediu ajuda às garotas que estavam com vocês naquele dia? Se fosse só a bebedeira, a farra e a prisão, eu aceitaria.

-Não tinha nenhuma garota. Só excedemos na bebida, na velocidade e saímos no tapa com aqueles caras que nos fechou. Nada mais que isto. Eu tentei lhe explicar.

-Não temos que falar nisto. Vamos voltar ao trabalho?

-Almoça comigo pra gente conversar?

-Você é um homem casado e eu tenho namorado. Não temos nada a conversar.

-Eu nunca lhe esqueci.

-Por favor, não precisamos nos machucar mais que já nos machucamos.

Voltamos ao trabalho.

Eu conheci aquele homem quando eu tinha dezesseis anos. Nós nos apaixonamos. Ele era quatro anos mais velho que eu. Namoramos por um tempo. Era como um conto de fadas. Eu sentia que ele era o homem da minha vida e que nada nos separaria. Ele dizia que me amava e que queria uma vida comigo.

Até o dia em que ele aprontou. Ele e seus amigos, depois de uma noite de farra, completamente bêbados dirigiam em alta velocidade pela cidade Encontraram outros jovens também alcoolizados e quando estes os fecharam para tirar satisfação pelas garotas que estavam com eles, houve uma briga e a polícia acabou levando todos presos.

Eu perdoaria a farra com os amigos e a prisão, mas não poderia perdoar ele estar na companhia de uma outra garota. Eu confiava nele e ele me traiu. Ele jurou que não havia garotas, mas eu não conseguia acreditar. Terminei o namoro com ele, mas nunca o esqueci.

Agora estávamos trabalhando juntos. E eu sentia aquela mesma paixão por ele. Quando estávamos próximos a minha vontade era me jogar em seus braços. Ele dizia que também nunca me esqueceu. Um dia me beijou e eu quase sucumbi àquela louca paixão.

Pouco tempo depois, Armando me pediu em casamento e eu não tive segurança pra responder sim e pedi mais um tempo e ele se sentiu magoado com minha dúvida.

Aos poucos Sérgio e eu fomos nos envolvendo. Ele dizia que queria se separar pra gente ficar juntos. Saímos juntos algumas vezes. Eu fui me afastando de Armando que sempre me cobrava uma decisão.

Mas com o tempo ficou claro pra mim que Sérgio jamais iria se separar da esposa. Comecei também a enxergar sua imaturidade, sua indecisão, seu egoísmo, suas mentiras. Eu não queria ser a outra na vida de ninguém. Também não queria ficar enganando Armando.

Eu estava me sentindo muito mal com toda esta situação. Comecei a me desencantar com Sérgio. Comecei a perceber que eu idealizei aquele homem e que ele não era nada daquilo que eu pensava e amava tanto.

Cada vez mais aquela situação me incomodava e me deixava tensa.

Até que tomei uma decisão. Resolvi sair daquele escritório, embora fosse o trabalho que eu sonhava pra mim. Conversei com Sérgio e ele tentou de todas as formas me fazer mudar de idéia. Mas eu disse adeus e fui embora com a certeza de ter feito o que era certo e bom pra mim.

Mais tarde liguei para Armando e disse que precisávamos ter uma conversa séria. Marcamos de nos encontrar. Quando ele chegou eu fiquei sem saber o que dizer e ele disse:

-Eu já sei o que vou ouvir.

-Como sabe.

-Eu não sou idiota.

-Eu estou muito confusa, eu não tenho condições de continuar nosso namoro. Preciso de um tempo pra pensar, pra saber o que quero de verdade. Eu sinto muito, Armando. É melhor a gente se afastar.

-Eu estaria certo se dissesse que você está terminando nosso relacionamento por causa de Sérgio?

-Sérgio? O que faz você pensar assim?

-Eu sei que você tem saído com ele. Mas eu te amo tanto que esperava que você se desiludisse com ele e a gente ainda tivesse uma chance.

-Você está errado. A gente saiu algumas vezes sim, mas nunca houve nada entre nós.

-Quer que eu acredite nisto?

-Não posso lhe obrigar a acreditar. O fato é que eu preciso de um tempo para organizar minhas idéias.

-Tudo bem. Você sabe que está me deixando arrasado, não é.

-Sinto muito. Não queria isto.

A gente se despediu e cada um seguiu seu caminho.

Agora eu estava sozinha e sem emprego. Mas eu iria superar tudo isto. Toda esta tristeza em minha alma iria passar e eu iria encontrar outro trabalho.

Dois anos depois eu estava trabalhando em um outro escritório, estava muito bem, muito satisfeita e realizada profissionalmente. Continuava sozinha. Mas já estava curada daquela paixão.

Um dia eu estava com amigos em um barzinho. Armando chegou e disse:

-Oi, Bia!

-Oi, Armando!

-Podemos conversar um pouco?

-Claro, quer sentar-se?

-Vamos lá fora, tem muita gente nesta mesa.

Nós saímos e ficamos conversando banalidades. Até que Armando disse:

-Quando você me deixou eu pensei que fosse enlouquecer.

-Sinto muito, nunca quis lhe fazer nenhum mal.

-Namoramos por mais de dois anos e você nunca permitiu que eu entrasse realmente em sua vida.

-Pra que falarmos sobre isto? Foi pra isto que você me chamou pra conversar?

-Não. É que já tem quase dois anos que você terminou tudo comigo mas eu não consigo lhe esquecer.

-Você já namorou outras garotas.

-Sim. Mas não foi nada sério. Quando terminou comigo, pensei que ficaria com Sérgio.

-Não precisamos falar sobre isto novamente. Eu lhe disse que não tinha e não teria nada com ele. Ele era e é casado.

-Por que me deixou então?

-Eu lhe disse na época. Eu estava muito confusa, não sabia se gostava mesmo de você.

-Você nunca gostou, né?

-Quem disse.

-Você nunca demonstrou amor por mim.

-Por que ficou tanto tempo comigo então?

-Porque eu lhe amava e amo até hoje. Nunca consegui esquecer você. Não é fácil pra mim dizer isto, principalmente porque você continua fria como sempre.

-Estamos conversando há dez minutos e você já conseguiu saber que eu sou fria?

-Desculpe. Não quero lhe julgar. Posso lhe fazer uma pergunta?

-Claro.

-Como você se envolveu com Sérgio? Você já sabia que ele era casado.

-É uma história complicada, e eu não me envolvi com ele. Apenas conversamos.

-Vocês saíram juntos várias vezes. Isto não é se envolver?

-Não. Nunca houve nada entre nós além de conversa, alguns abraços e beijos.

-Mas você estava namorando comigo.

-Eu já me desculpei por isto e já me culpei muito também.

-Conte-me esta história complicada para que eu possa entender seus motivos.

-Hoje não. É uma história comprida.

-Amanhã.

-Por que depois de tanto tempo você quer saber desta história?

-Já lhe disse, eu nunca lhe esqueci.

-E o que você pretende me procurando agora?

-O que eu mais quero é ter mais uma chance de lhe conquistar.

-Você acha que poderia dar certo?

-De minha parte, sim.

-Um namoro envolve duas partes.

-E você não quer, não é? Nunca gostou de mim?

-Gostei. Mas não sei se seria bom pra nós dois tentar novamente. Você me perdoaria?

-É por isto que gostaria de saber desta história. Vamos nos encontrar, sem compromisso. Se depois a gente sentir que vale a pena, a gente volta a namorar.

-Vou pensar.

Nos próximos dias nós saímos e conversamos muito.

Dias depois estávamos em um restaurante.

-Bia, eu gostaria muito que você me contasse a história entre você e Sérgio. Eu sinto que estamos nos aproximando e eu não quero que nenhuma sombra do passado nos atrapalhe.

-Está bem. Acho que você merece saber.

Contei pra ele tudo sobre Sérgio e eu. E ele disse:

-Quero lhe fazer uma pergunta. Vocês saíram várias vezes. Ficaram juntos? Rolou alguma coisa? Sei que nem precisava perguntar, mas quero ouvir de você esta verdade.

-Não ficamos juntos, eu disse que rolou apenas alguns abraços e beijos entre nós e eu me arrependo muito disto. Você não merecia.

-Vamos tentar novamente, Bia. Eu amo você.

-Sabe, Armando, tudo o que aconteceu foi muito bom. Se eu não tivesse encontrado com ele, eu teria ficado com esta história em minha cabeça, que poderia ter sido um lindo amor. E assim, eu o conheci e soube que ele não é aquele príncipe encantado que eu imaginava. Ele tem vícios, tem fraquezas, é imaturo, é de certa forma covarde. E assim eu me desencantei e tirei aquela fantasia de minha cabeça.

-Isto é um sim? Você quer tentar novamente?

-Você me perdoa pelo que eu lhe fiz?

-Já perdoei. Não precisamos nunca mais falar neste assunto.

-Então acho que podemos tentar sim.

-Posso me considerar seu namorado?

-Sim, agora eu estou livre de amarras do passado. Livre pra te amar.

-Fico muito feliz. Foi muito boa esta nossa conversa.

Ele me olhou com carinho, eu sorri.

-Este seu sorriso me derrete.

Fez um carinho em meu rosto e me beijou.

-Quanto tempo eu esperei pra ter este beijo novamente

-Não. Você nunca teve este beijo. Este é um beijo totalmente novo, com muita entrega. Aquela namorada que você teve não existe mais. Meu beijo, meu abraço agora são seus por inteiro. E como você merece isto.

-Você me emociona. É muito bom saber disto.

-Vamos tentar fazer algo por nós. Nós merecemos.

Nádia Gonçalves
Enviado por Nádia Gonçalves em 02/12/2021
Código do texto: T7398769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.