O reencontro

“O senhor poderia dar licença?”

Aquela voz, aquela voz tão terna e próxima fez com que um calafrio passasse pelo meu corpo. Era ela, Ingrid, a menina linda, ruiva e cheia de sardas que conhecí no pátio do colégio e pela qual fiquei apaixonado até sair daquela cidade que formou-me como homem. Em seguida conhecí Sara, que transformou-se em minha mulher. Fomos casados por 20 anos até o seu falecimento. Casamento dentro do quadrado, sem piruetas e, muito menos, expectativas. Mas Sara cumpriu o seu papel ao meu lado. Fora a mulher fina, elegante e sincera, meu apoio para firmar-me como juíz em uma das comarcas mais complicadas do estado. Mas foi Ingrid que iniciou-me no desejo. Foi ela que tirou-me noites e noites de sono nas madrugadas gélidas naquela cidade no fim do mundo. Foi ela a menina que transformou-se na charmosa mulher daquele dia, justamente no dia do funeral da Dona Josefa, a sua tia e vizinha da minha família na época, que abrigava-me na sua casa quando meus pais não estavam na cidade. Eu e Ingrid acabamos trilhando caminhos diversos mas, naquele dia, as lembranças e o reconhecimento por Dona Josefa aproximou-nos. Retornamos à nossa origem para o seu funeral. Sim, eu tinha notícias dela e sabia que virara professora de biologia de uma faculdade em cidade próxima. Naquele instante, face ao pedido, facilitei o seu acesso à capela e, sem qualquer combinação, juntos rezamos uma Ave Maria pela falecida. Aproveitei a reza para agradecer o tão amorável reencontro. Penso que ela também, pois seu olhar de soslaio proferiu a denúncia.

Rosalva Rocha

21/03/2022

Rosalva
Enviado por Rosalva em 05/04/2022
Código do texto: T7488398
Classificação de conteúdo: seguro