Orihime e Kengyu - BVIW

 

Nestes dias de inverno, admiro o caminhar sem pressa do carro de bois, seja, nas lembranças contidas naquela longínqua estradinha de terra ou em uma antiga tela... Pensando na estrada, hoje as linhas deste conto entrelaçaram caminhos, pincelados nas estrelas inspirados em uma festa anual Japonesa que também acontece no Brasil, na noite de, 7 de julho: “Tanabata Matsuri” ou Festival das Estrelas.

 

O festival Tanabata teve origem em uma lenda Asiática: há muito tempo morava próximo à Via Láctea uma linda princesa chamada Orihime a “Princesa Tecelã” apaixonou-se pelo belo rapaz, Kengyu o "Pastor do Gado”, viveram um intenso amor, mas foram separados pelo pai da moça... Esta história de amor teve início na Corte Imperial do Japão há cerca de 1.150 anos.

 

“Na Mitologia Japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da Galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).” E na mágica noite do dia 7 de julho foi permitido que os dois enamorados se encontrassem... Na vida real há sempre um amor especial, mesmo distante, que tece estradas na Terra ou no céu com inesquecíveis e poéticas pontes de entrelinhas...

***

Obs.: “Tanabata Matsuri” ou Festival das Estrelas são kigos de Inverno (Haicai).