A mãe dos meus filhos não quer ser mãe dos filhos meus

Não entendeu? Explico!

Quando enviuvei tinha três filhos. O mais velho com seis anos, o do meio com quatro anos e a nenê, 11 meses. Busquei uma companheira para me ajudar a criá-los. Ela tinha dois filhos de outro relacionamento, um com cinco anos e o outro com três. E com ela tive dois.

O primeiro pedido que ela me fez é que eu deveria tratar ‘seus’ filhos como se fossem meus. Claro! Por que não? Bonita essa confiança. E com esmero e limitações que a situação exige, tenho cumprido o prometido. O que não lembrei foi de fazer a ela o mesmo pedido. Eram três que também necessitavam de uma mãe.

Meu filho mais velho, agora com 14 anos, já está indo morar com os avós maternos e algo me diz que os outros dois logo seguirão o mesmo caminho.

Eles nunca tiveram por parte dela a atenção que dediquei aos ‘seus’. O ideal seria, num curto espaço de tempo, ficarmos com a companhia dos ‘nossos’ dois, mas não sinto nela o mesmo desejo.

Amargurado, ando pensando em mudar de rumo. Para onde? Eis a questão! E os ‘meus’ com ela? E os ‘dela’ que aprenderam a me chamar de pai? Minha mãe não está viva para me aconselhar a qual caminho seguir nessa encruzilhada que o destino me colocou.