O nascimento do Rei menino Jesus

 

            Ao tempo do imperador de Roma César Augusto, conhecido como Caio Otávio César Augusto, desejando saber quantas pessoas viviam em Israel e lugarejos, determinou ao rei de Jerusalém, Herodes para efetuar o censo em todos os lugares, províncias e lugarejos, bem como as tribos. Alertando as pessoas para voltarem as suas tribos e pagar os tributos e censo. José era da tribo de Davi e tinha como residência tribal a cidade de Belém, onde morava seus familiares.

 

            E nas condições impostas pelo rei Herodes em Jerusalém, José tinha de fazer o censo na cidade de Belém, nesse período José fala com Maria, o seguinte:

 

-Maria, já está chegando o dia para dar luz a esta criança. É bom que você esteja na casa de meus familiares, e nesta oportunidade, eu faço o censo. Belém é uma pequena cidade, logo, você vai conhecer a todos.

 

- Sim marido. Eu estou pronta para viajar com você. É um prazer conhecer sua família em Belém.

 

Após arrumar as bagagens para a viagem, eles partiram rumando para a cidade de Belém. Ao chegarem na cidade, José se dirigiu para a casa de seus familiares. Como José pertencia a tribo de Davi, este apresentou sua esposa grávida aos familiares. Momento, em que José observou que a casa estava repleta de parentes e não havia um bom lugar para ficar. Naquele momento, José e Maria saem para alugar uma casa, porém, não havia acomodações para o casal. Em dado instante, Maria diz ao esposo José que estava sentindo dores, e José confortava alegando em encontrar uma casa. Mesmo assim, José não desiste de procurar uma casa, bem como já passava das 22 horas.

 

Próximo das casas, José bate na porta, perguntando o seguinte:

 

-Eu quero alugar uma casa? O senhor pode me alugar?

 

O senhor responde:

 

-Eu lamento não poder alugar casa e nem quarto. Todas estão ocupadas. Mas eu tenho um quarto na estribaria onde fica os animais. Veja se atende suas necessidades?

 

José e Maria vão ao local, e de repente, a dor continua mais forte.

 

-Maria me aguarde enquanto eu falo para o dono que vou ficar.

 

Maria com um olhar simplório, diz:

 

Sim marido. Eu espero aqui.

 

Não demorou, Maria sentiu dores e chorou. José veio correndo e fez o nascimento do menino Jesus, retirando a criança com um pano e limpando. Pela primeira vez, José segurou o menino que chorava. Ele olhou para os lados e não encontrou nada que pudesse acolher e a única solução foi forrar e colocar o menino Jesus na estribaria. Os animais, ali presente, presenciaram tudo. Uma luz radiante nasceu lá fora. Maria indagou ao esposo.

-Marido, você comprou alguma luz? E essa luz brilhante aqui dentro?

 

José respondeu:

 

-É a luz de uma estrela lá fora, apontando sua luz para dentro da estribaria. Não se preocupe. Tome um pouco de água! E durma. Eu fico olhando ele e você até de manhã.

 

Ela responde:

 

-Meu filho nasceu e eu não tenho nada para dar a ele.

 

José diz:

 

-Durma Maria, o dia está chegando. Tudo o que tens é amor e compreensão.

 

Ao amanhecer a luz da estrela desapareceu, e Maria dar o leite puro ao menino rei. José foi na residência e falou com senhora para fazer as refeições até o dia do censo ou enquanto os três estivessem naquele local.

 

Naquele mesmo dia, a mais bela luz do mundo, foi vista pelos magos do Oriente. Melquior da cidade de Ur, terra dos Caldeus disse:

 

-Meu Deus! Aquela luz no céu é uma Estrela. É a luz do salvador do mundo que nasceu. Eu tenho que adorar esse menino Rei com um presente de ouro.

 

O Mago Gaspar estava nas montanhas do Mar Cáspio, região distante, disse:

 

-Aquela estrela brilhando sem parar, anuncia que o Rei chegou menino. Eu nunca vi isso antes. Eu vou levar mirra e presenteá-lo.

 

No Golfo Pérsico, existia um mago chamado Baltazar, o mouro ao ver a estrela de Belém disse:

 

-Eu não posso acreditar. Essa estrela me segue, alguém muito importante nasceu. Eu vou adorar com Incenso. Vou me preparar agora e partir.

 

Em um momento da estrada para Jerusalém, os três Reis Magos se encontram e aproveitam para ir ao Rei Herodes e pedir ajuda.

 

- Vossa Majestade Herodes, estamos vindo de terras distantes. Gostaríamos que nos dissesse onde nasceu o Rei menino? Nós queremos adorá-los.

 

Herodes responde.

 

-Vocês vêm de longe. Não quereis ficar mais uns dias no meu reinado?

 

Os magos responderam:

 

-Não. Obrigado

 

Herodes disse:

 

-Não estou sabendo de nenhum nascimento no meu reino. Se vocês encontrarem. Por favor me digam em que lugar nasceu esse menino Rei. Eu também desejo adora-lo. Eu espero vocês de volta aqui.

 

Os Rei Magos saíram, e de repente Baltazar diz:

 

-Vejam Melquior e Gaspar, a estrela apareceu novamente. O clarão está mais forte, seguimos para onde ela nos levar.

 

Ao chegarem na cidade de Belém, os magos seguiram a luz da estrela, levando ao estábulo onde se encontrava o menino Jesus.

 

Ao verem o menino Jesus, os Reis magos ofertaram seus presentes Mirra, Ouro e Incenso e adoraram, dizendo:

 

-Eis o salvador do mundo, o rei de todos os reis.

 

Ao saírem do recinto, Baltazar diz o seguinte aos demais:

 

-Eu tive um, sonho e que nós não devemos voltar ao Rei Herodes, seguiremos outro caminho. Ele não quer adorar e sim matar o inocente.

 

No dia seguinte, José faz o censo e paga os tributos e ouve vários comentários do rei Herodes.

 

Ao lado de Maria e Jesus, José descansa e dorme, ao acordar ele diz para Maria.

 

-Maria, Maria, Maria um anjo me falou para nós irmos agora para o Egito. Porque Herodes quer matar nosso filho.

 

-Vamos! No lugarejo mais próximo eu compro um jumentinho.

 

-Vamos marido. Mais porque ele quer fazer isso com nosso filho. Pura maldade.

 

Naquele mesmo dia, os soldados entravam nas casas, arrancando dos braços das mães as crianças com até dois anos e matando com a espada sangrenta. Dizem que foram mais de 300 crianças mortas.

 

Atravessando os desertos de areia em um jumento, José, Maria e Jesus, um anjo diz para José em sonhos.

 

-José, eu te avisarei quando deves voltar para casa.

 

Sim, foi assim mesmo que nasceu o menino Jesus em um estábulo em Belém, assistido pelos animais que guarnecem o local. Sem ter nada, pobre e desprovido de quaisquer roupas de recém-nascido, apenas uma Estrela brilhante no céu com raios focantes indicava que naquele local havia nascido o maior homem da terra, o salvador do mundo, Jesus.

 

A criancinha ainda chorando na estribaria, os animais com os olhos arregalados, viram a luz da Estrela de Belém clarear dentro do estábulo como se fosse um candeeiro ou a luz solar.

 

Jesus nasceu às 24:00 horas e minutos daquele abençoado dia na província romana da Judeia e mostrou ao mundo sua sabedoria. Com a sua chegada na terra, ganhou 03 presentes dos Reis Magos ao nescer. Por isso é natal, uma celebração ao nascimento do menino Jesus ao mundo, trazendo paz, união, saúde e alegria.

 

 

 

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 21/12/2022
Código do texto: T7677115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.