Entre a Terra e o Mar

O João chegou em frente ao portãozinho de madeira carregando duas sacolas de supermercado e deu de cara com a Janaína saindo de fininho com uma mochila nas costas e a bolsinha a tiracolo.

___Aonde tu vai Nina? - perguntou o João com o olhar esbugalhado de surpresa.

___Vou ver o mar. Sou a Rainha do Mar e nunca vi o mar.

Respondeu a Janaína com todo o descaramento do mundo no olhar.

___Que história é essa de ser Rainha do Mar?

___Está escrito numa revista que li. Se o meu nome é Janaína, então vou ver o mar?

___Mas o mar fica muito longe daqui, como tu vai chegar lá? Não tem ônibus, nem trem, não tem nada, nadinha.

___Vou de carona no caminhão do Balbino, ele vai levar madeira pro litoral.

___De carona?

___Sim, de carona. É moderno andar de carona.

A estas alturas o João já estava de joelhos chorando como um bebezinho.

___Para de chorar. Um dia eu volto para ser a tua rainha.

E a Janaína lá se foi balançando as ancas dentro da calça jeans rota e apertada.

Envolto em lágrimas o João sentiu dois braços fortes, que o levaram para casa,

___Vamo que vamo, meu amor, esquece esta mal agradecida.

Era a Glaucilene, que todos chamavam de Gaia, uma gordinha solitária dona de um sítio. Ela levantou o moral do João (entre outras coisas), também se mostrou amorosa e trabalhadeira, tanto que levou o homem para morar com ela e deu um tapa no visual dele, que ficou parecendo um galã de cinema.

Passados alguns meses, eis que a Glaucilene e o João estavam sentados na frente da casa tomando mate, quando a Janaína desceu da boleia de um caminhão, que saiu cantando pneu.

___Como te prometi eu voltei meu amor. A tua Rainha do Mar voltou.

O João se levantou, coçou a cabeça e respondeu.

___Quem foi ao ar perdeu o lugar. Se tu és a Rainha do Mar eu agora tenho a minha Rainha da Terra, a Gaia, e, como não sei nadar, prefiro ficar com os pés em terra bem firme, além do mais, tudo o que o mar traz ele leva...

Ondina Martins
Enviado por Ondina Martins em 22/06/2023
Reeditado em 22/06/2023
Código do texto: T7819683
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.