Ficha completa

- Quem é o cara novo?

Iemke Boiten encarou a amiga e colega Ummichje Gorter com uma expressão de malícia no rosto.

- Interessada? É da última leva de empossados.

- Alguém deveria dar às boas-vindas a ele, mostrar as dependências do ministério... - murmurou enlevada Ummichje.

- Os melhores lugares para você dar um amasso num colega servidor durante o horário de expediente - disse Iemke em tom de mofa. Ummichje a encarou, indignada.

- Como pode pensar isso de mim, Iemke? - Questionou, aprumando-se, mãos na cintura.

- É porque eu te conheço, Ummichje - foi a pronta resposta.

E erguendo as mãos num gesto apaziguador:

- Certo, menos a parte dos amassos, que você é muito certinha pra isso.

Ummichje suspirou, e correu os dedos pelos cabelos lisos, parecendo atarantada.

- Nossa, nem sei o que me deu...

- Eu sei... - Iemke inclinou-se para a orelha direita da amiga e sussurrou:

- Ele é bonito. E deve ser inteligente, ou não teria passado na prova do Ministério de Assuntos Internos.

Ummichje não falou nada, mas corou.

- Vou puxar a ficha completa dele pra você - prometeu Iemke. - Pra alguma coisa serve trabalhar nos Recursos Humanos...

Ummichje continuou calada, mas lançou um olhar suplicante para a amiga, o que a fez erguer as sobrancelhas:

- Você quer saber se ele é comprometido?

Ummichje balançou a cabeça, afirmativamente.

- Eu duvidaria muito que não seja - avaliou Iemke. - Mas não estou vendo nenhum bracelete de cobre no pulso direito dele...

- O que não significa absolutamente nada - suspirou Ummichje.

Iemke inclinou a cabeça, para um lado e para outro.

- Sim, de fato não significa nada. Mas se você está interessada, caia dentro; use suas armas, irmã.

Ummichje mordeu os lábios. Iemke a sacudiu pelo ombro, gentilmente.

- Só tome cuidado para não ir com muita sede ao pote. Eu ainda lembro bem quem foi pedida em casamento num trem entre duas estações... e aceitou, antes de descer.

Ummichje corou novamente, desta vez de vergonha.

- Eu só tinha 17 anos, Iemke. Aliás, nem sei porque fui lhe contar essa história.

- Me contou porque é minha amiga, e sabia que eu iria lhe puxar a orelha. Por isso vou lhe dar a ficha completa dele, antes que se aproxime com o seu sorriso bobo e ponha tudo a perder.

A expressão de Ummichje agora era de felicidade.

* * *

Do outro lado do imponente saguão do Ministério de Assuntos Internos, Jakkele Bokma aguardava pacientemente na fila a sua vez de embarcar num dos elevadores destinados ao público em geral. Mas não pôde deixar de notar os olhares embevecidos que uma outra servidora, com uma tiara preta prendendo os cabelos louros, lhe lançava do extremo oposto do recinto. Atrás dele, outro servidor, mais velho, o cutucou:

- Você sabe quem é a loirinha que está te encarando?

Jakkele olhou para trás e sorriu:

- Sei tudo sobre Ummichje Gorter. Fiz amizade com a amiga dela, Iemke; a gordinha, dos Recursos Humanos.

- Você não perde tempo - aprovou o outro servidor, dando-lhe um tapinha nas costas.

- [26-12-2023]