GIRASSÓIS

Orbitando a Terra, a mais de quatrocentos quilômetros de altura, a estação espacial estava em sua oitava volta em torno do planeta. Com os olhos fixos na bela paisagem que se descortinava lá embaixo um solitário astronauta faz um pedido para a IA da estação.

- Carmen, quero que você me prepare uma playlist com as seguintes músicas... - Ele deu um leve suspiro ao fazer a solicitação para a IA.

A voz melodiosa de Carmen se fez ouvir.

- Senhor, reparei que todas as músicas que solicitou fazem parte da trilha sonora de filmes muito antigos. Posso perguntar-lhe o motivo de tal pedido?

- Estão agora construindo vocês com algoritmos de curiosidade? Um dia vocês ainda vão adquirir consciência...

- Senhor, fiz a pergunta apenas porque foi algo inusitado de sua parte.

- Eu sei, Carmen. Estou apenas brincando com você. Na próxima missão vou pedir que coloquem uma dose de bom humor na sua programação. Pedi para você colocar essas músicas porque acho que elas combinam com o que estou sentindo agora.

- Posso perguntar o que o senhor está sentindo?

O astronauta deu um sorriso de canto de boca e respondeu

- Você é realmente muito curiosa, moça. O que eu sinto agora é saudade. E essas músicas fazem eu mergulhar mais fundo ainda no que estou sentindo...

- Mas senhor isso é bom? Reparei que a atividade elétrica em seu cérebro fica levemente alterada e...

- Carmen, quando você adquirir consciência e saber o que é a saudade de uma paixão aí nós poderemos conversar. A proposito o que você achou das músicas que escolhi?

- Achei que elas possuem uma harmonização melódica muito boa e...

- Um dia você vai entender que existem músicas que fazem a gente suspirar por alguém.

- O senhor está lembrando de alguém então?

- Agora você fez uma pergunta que vale a pena ser respondida! Sim, estou.

- O senhor quer falar dessa pessoa?

- Carmen, você aprende rápido...

*****

A última vez que ele a viu faltavam poucos dias para o seu voo. Era uma tarde ensolarada, em uma arborizada praça próximo de onde ela morava.

Ela tinha vinte e oito anos, vestia bermuda jeans e usava uma blusa com o nome de sua banda de rock favorita. Calçava um tênis All Star preto e no tornozelo esquerdo varias fitas coloridas que forneciam um tom muito jovial ao seu conjunto.

Intensos olhos castanhos inquiriam o homem alto a sua frente.

- Gostaria que você levasse ele para o espaço.

Em suas mãos um vazo contendo um bonito girassol.

- Por que você quer que eu leve uma flor pro espaço? Terei que negociar para que ele fique na estufa onde vamos fazer experimentos de botânica...

- Girassóis são as flores dos astronautas, nenhuma outra combina mais com vocês. E ele vai dar sorte para você lá em cima.

Ele observou que o seu rosto pareceu se iluminar ao falar e o castanhos de seus olhos pareceram ganhar uma coloração mais forte.

Era difícil ele dizer não para ela. Sara sabia disso e fez questão de pressionar mais um pouco.

- Leva ele contigo. Tobias vai gostar do espaço.

- Você deu um nome pro girassol?

- Dei sim...E é só o primeiro.

*****

Mais uma volta em torno da Terra. O astronauta solitário tenta enxergar a região do continente onde sua amada mora, porém as densas camadas de nuvens não permitem. Uma pena. Quase dois meses na solidão do espaço. Mais um pouco e ele estará voltando.

- Senhor, Tobias resistiu bem aos dois meses no espaço?

- Sim, Carmen. Achei que não fosse resistir aos efeitos da microgravidade, mas ele aguentou. Mais um pouquinho e ele volta para casa.

- Senhor, o que fará quando estiver de volta à Terra?

- Hum...Você está cada vez mais curiosa.

- Perdão, senhor!

Com um largo sorriso o astronauta responde.

- Relaxa, Carmen. Vou perguntar para Sara se ela não quer ter um monte de girassoizinhos comigo...

* Caso alguém tenha tido a curiosidade de querer saber que músicas o astronauta escolheu aqui vão algumas da playlist dele:

- Airport love theme, trilha do filme Aeroporto, 1970.

- Midnight Cowboy, trilha sonora do filme Perdidos na Noite, 1969

- Os Girassóis da Rússia, do filme de mesmo nome, 1970.

- Summer of’ 42, do filme Houve Uma Vez Um Verão, 1971.

- Un homme et Une Femme, do filme Um Homem uma Mulher, 1966.

Jota Alves
Enviado por Jota Alves em 26/05/2024
Código do texto: T8072139
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.