Providência

Um homem caminhava errante em uma longa estrada do Líbano...

Suas pernas tremulavam e sua garganta estava seca. Vertigens somada ao cansaço e fraqueza fizeram com que o mesmo sucumbisse.

E ali, sob calor do sol escaldante rolava de um lado a outro delirando e clamando por água.

Um outro homem estava vindo e trazia consigo dois cantis de água. Ao chegar diante do moribundo, pensou: "Não posso dar-lhe de beber, pois certamente esvaziaria um cantil e o caminho é longo e certamente me faltaria." Ele deu de ombros e seguiu avante...

Momentos depois um viajante se aproximou e escutou o moribundo pedir, com voz quase inaudível, por água.

O viajante tinha apenas um cantil, então proferiu: "Pobre homem... Dar-te-ei do meu cantil para beber e mesmo que o esvazie, não me abalarei pois creio na Providência." E deu ao homem que bebeu insaciavelmente. Passou mais um tempo até que o homem se restabelecesse e o viajante resolveu o ajudar a caminhar, deixando que o mesmo se apoiasse em seu ombro.

Mas as horas se passaram e o sol implacável os castigavam deixando ambos sedentos e exauridos.

Em dado momento avistaram um outro homem caído no chão, logo, se achegando, constataram que o homem estava morto, sem causa aparente.

E para a salvação dos dois, aquele homem trazia dois cantis cheio de água.

Ele era o mesmo que passou outrora... Aquele que não quis dividir o que tinha...