Caminhavámos Sozinhos...

Quando no ano de 2002, criei o "Grupo Teatral Terapia Do Riso", aqui em nossa cidade, demos início a uma caminhada de muitas alegrias, mas também, de muitas dificuldades.

As apresentações eram feitas somente aqui na cidade de Rio Preto.

Durante um bom tempo, fazíamos as apresentações no Salão Paroquial da nossa Igreja Matriz.

Chegamos a arrecadar muitos quilos de alimento, que ali deixávamos, para a interação das cestas básicas, que era oferecida pela igreja, para as famílias carentes.

E ali, ficamos mais ou menos dois anos, fazendo nossos ensaios e apresentações.

Até o dia que perdemos o direito de fazer o uso do salão.

Passei então, a fazer os ensaios na varanda da minha casa.

Tinha um quintal grande, e meus atores, eram orientados a falar com as plantas, como se fosse a plateia.

Por não ter lugar para as apresentações em nossa cidade, resolvi ousar ! E fui procurar fazer a nossa primeira apresentação, em um teatro de verdade.

E foi em Conservatória, Estado do Rio, que nos apresentamos pela primeira vez.

Quando Wolney Porto, me perguntou como eu queria a luz para o palco, eu fiquei sem saber o que responder.

Respondi-lhe que poderia ser de qualquer jeito.

Ele me olhou espantado e me perguntou se eu nunca tinha me apresentado em um teatro de verdade ?

Respondi-lhe que não.

E com mais espanto, ele me perguntou o local dos meus ensaios e apresentações...

Respondi-lhe que os ensaios eram feitos na varanda da minha casa, e que os atores falavam com as plantas, para ter noção do público das primeiras filas e do final, quando a árvore ficava mais distante...

Ele ficou pensativo, e falou:

- " Meu Deus ! Vocês terão um público do Rio de Janeiro. O que vai apresentar para eles? "

Pedi que ele se acalmasse, pois tudo daria certo.

Pedi também que me ajudasse.

E nesse dia, ele passou a ser o diretor de tudo.

Eu sabia que a apresentação seria bonita!

E foi !

A reação do público foi maravilhosa.

Ficou na história !

Foi a prova de que eu poderia sair com o grupo, por muitas outras cidades.

Mas caminhávamos sozinhos...

Sem nenhuma ajuda !

Quando nos apresentamos nas cidades de Penedo, e Juiz de Fora, fomos patrocinados pela proprietária da Pousada Mirante Santo Antônio, que fica no povoado do Funil, Zona Rural da nossa cidade.

E assim, nós passamos quatro anos, a doar e receber sorrisos...

Mas com muita dificuldade !

O importante, é que durante este período...

Nós sorrimos bastante !

E Viva a arte do nosso País !

Malabarismo... E equilibrismo !

Maria Lamanna

Rio Preto - MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 19/10/2013
Reeditado em 22/03/2015
Código do texto: T4531888
Classificação de conteúdo: seguro