825-EM BUSCA DA ETERNA JUVENTUDE

As notícias fabulosas que Colombo trouxe ao voltar da primeira viagem que fizera através do Mar das Tormentas fascinaram os aventureiros de toda a Europa, principalmente os que tinham imaginação fértil, como Ponce de León.

Nascido em Santana de Campos, pequeno vilarejo do Reino de Castela (Espanha), em oito de abril de 1460, cresceu e se tornou homem em uma época de aventureiros, viajantes e conquistadores. Muito natural que se tornasse um homem de ação, fascinado pelas lendas e narrativas heróicas que se ouviam por toda a Europa. Ficou fortemente entusiasmado pela possibilidade de encontrar a fonte de água que remoçaria e conservaria a juventude, cuja lenda vinha de narrativas mitológicas gregas, passando por Alexandre o Grande que teria encontrado um rio na Ásia dotado de extraordinário poder remoçador. Tais lendas faziam parte do imaginário dos exploradores e navegadores que desejavam encontrar terras desconhecidas com lugares paradisíacos e tesouros incalculáveis.

Ponce de León estava com 33 anos quando acompanhou Cristóvão Colombo na sua segunda viagem ao que pensava ser as Índias, em 1493. Ao ingressar na expedição de Colombo, passou a fazer parte do grande elenco de conquistadores do novo mundo.

Após alguns anos de explorações pelas ilhas do Mar dos Caraíbas, êle fundou uma colônia em Porto Rico em 1508, da qual foi nomeado governador no ano seguinte. Circulava entre os exploradores da época a informação de que mais ao norte havia uma ilha, chamada de Bimini, que mais se parecia com o Paraíso da Bíblia. Para os europeus, as ilhas descobertas eram retratos do Éden, devido às paisagens magníficas, de clima ameno e propício à siesta. A tal ilha Bimini teria ainda mais um atrativo: relatavam que nela havia uma fonte de água cristalina, que restabelecia a juventude de quem a tomasse ou nela se banhasse.

Era o que Ponce sempre havia procurado desde que saíra da Espanha. Organizou uma expedição à ilha, cujas praias avistou pela primeira vez em 27 de março de 1513. Desembarcou no dia 2 de abril, um domingo de Páscoa. Por isso, deu o nome ao lugar de La Florida, termo espanhol, para lembrar a Páscoa Florida. Pela primeira vez o continente americano era pisado por um europeu.

Desaguava na praia uma suave corrente de água muito límpida e fresca, cuja fonte ficava a poucos metros da costa. O bem-estar que os expedicionários experimentaram ao se banharem naquela corrente fresca — o que seria natural, após a viagem por uma região quente — levou-os à certeza de que haviam encontrado a Fonte da Juventude.

O que pensou ser uma ilha era na realidade a costa leste da América do Norte. Desembarcara num local onde estabeleceu a primeira colônia de europeus na América, batizada de Santo Agostiño.

Impulsionada pela fama de ser o local da Fonte da Juventude, pelo clima agradável e pela situação favorável para a chegada de navios, cresceu depressa, apesar dos ataques dos calusas, tribo de peles-vermelhas que habitavam as imediações.

Os navios que ali aportavam, levando colonizadores e mercadorias, voltavam com tonéis de água fresca, que eram vendidos em Porto Rico, Havana e outras localidades a preços elevados, dada a sua qualidade propagada como rejuvenescedora. Até para Europa seguiram alguns barris, como presente aos reis de Castela.

Em 1521, Ponce de León visitou o povoado a fim de ajudar os colonos na defesa da vila, que estava sob um ataque forte dos calusas. Em entrevero com os índios, seu navio sofreu algum dano e para repará-lo, levou-o para a ilha Pine a fim de fazer alguns reparos. Na calada da noite, dezenas de barcos indígenas lotados de pele-vermelhas se dirigiram sorrateiramente à ilha Pine e atacaram os espanhóis. Foi um ataque devastador, pois os conquistadores estavam desprevenidos, jamais esperando tal ofensiva dos nativos.

Os espanhóis lutaram bravamente. Mas uma flecha envenenada feriu Ponce de León, que foi levado para Havana, na ilha de Cuba.

De nada adiantaram os banhos e as poções feitas com a água da fonte da juventude, trazidas de Santo Agostiño. Ponce de León morreu em 1521, com 61 anos de idade. Deixou como herança as fundações de Porto Rico (San Juan de Puerto Rico cidade principal da ilha de mesmo nome) e Santo Agostiño, a primeira colônia europeia no continente norte-americano.

<>

Em Saint Augustine, nome oficial da cidade, é obrigatória uma visita ao Parque Nacional da Fonte da Juventude, onde está o pequeno manancial referendado como a lendária fonte. Alguns americanos preferem dizer que a verdadeira fonte da juventude descoberta pelo explorador espanhol Ponce de León é todo o estado da Flórida, local preferido para férias e residências, devido ao seu clima ameno e ensolarado.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 13 de fevereiro de 2014

Conto # 825 da Série 1.OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 15/06/2015
Código do texto: T5277910
Classificação de conteúdo: seguro