A pacifista

- A senhora ficou louca!

A dama de cabelos brancos sentada atrás da escrivaninha, apenas sorriu ao ouvir a invectiva.

- Eu não aceito trair os meus princípios. Não há negociação possível em torno disso - respondeu com firmeza.

- Deputada, - prosseguiu o homem sentado em frente à ela - se pretende prosseguir com essa insanidade, saiba que a sua carreira estará acabada. Nunca mais receberá um voto sequer, mesmo dos seus mais ardorosos seguidores.

- Creio que tenho mais seguidoras... ou eleitoras... do que seguidores, Henry. E por serem mulheres, creio que compreenderão a minha atitude. Talvez não desejem mais votar em mim, como disse, mas nunca fiz da política uma profissão. Lembre-se que eu já estava aposentada quando me candidatei - e venci - pela segunda vez. O que talvez seja uma coincidência infeliz, é o fato de que, em ambas as vezes, tive que lidar com o meu país entrando numa guerra mundial.

E esboçando um sorriso cansado:

- Deus sabe que isso não me parece justo.

O homem lhe lançou um olhar duro.

- Deus talvez queira lhe provar que está errada, senhora. E a sua teimosia não lhe permite reconhecer isso.

- Sei que sou teimosa - prosseguiu ela, sem se perturbar. - Mas essa é uma característica da minha personalidade, e quem me colocou aqui, deveria estar preparado para esta possibilidade.

- Será voto vencido! A casa está pronta para dar completo aval ao presidente!

- Aprecio o presidente, mas ele não poderá contar comigo nessa proposição. Lamento, Henry.

O homem levantou-se e pegou seu chapéu, que pendia de um cabideiro.

- Deus tenha piedade da senhora. Vai se arrepender pelo resto da vida do que está prestes a fazer!

- O que vou fazer só a mim diz respeito - retrucou ela, elevando a voz. - O que o presidente deseja, conseguirá, mesmo à minha revelia. Ele não precisa do meu voto. Se eu tiver que ser a única voz contrária à declaração de guerra ao Império do Japão, serei essa voz!

O homem enterrou o chapéu na cabeça, e antes de sair do gabinete, resmungou:

- Passar bem, deputada Rankin.

- [29-06-2017]