Boa postura

Recém-chegada de Bucaresta, Otacilia Eustacia ficou fascinada pelo conjunto de estátuas de Júpiter, Juno e Minerva que eu mandara colocar num dos extremos do átrio da minha domus em Ebora Cerealis.

- É uma réplica em escala reduzida do Epulum Jovis do Capitólio de Roma - expliquei. - Decerto que já deve ter visto na televisio...

- Já havia visto representações do Epulum Jovis, mas não conheço essa do Capitólio - admitiu ela, passando um dedo pelo mármore das estátuas. - Nunca estive em Roma, você sabe, tio...

- Ah, os jovens de hoje em dia... - comentei em tom mordaz. - Só querem saber de ficar nos seus sofofonos, e não ligam mais para as tradições religiosas e morais que fizeram de Roma a senhora do mundo!

- Eu não sou uma peregrina, tio, - defendeu-se ela. - apesar de ter nascido em Bucaresta. O que estou dizendo é que a postura dos deuses nas imagens que vi, está diferente desta sua réplica.

- Você é observadora, - elogiei - como seu pai, aliás. E qual é a diferença?

- Júpiter está reclinado num triclínio, enquanto as deusas estão sentadas em cadeiras, ladeando-o. Quase sempre, nas representações que conheço, os três deuses estão sentados, lado a lado. Júpiter ao centro, Juno à esquerda e Minerva à direita.

- Precisamente. E sabe porque isso?

- Não, tio.

- Porque essa era a postura correta, desde os tempos primitivos da República Romana. Os homens, à semelhança dos deuses, reclinavam-se para comer, enquanto as mulheres, em nome do decoro, sentavam-se eretas.

Minha sobrinha lançou-me um olhar intrigado.

- Mas nós não temos mais esse hábito... todos agora comemos sentados, homens e mulheres.

- Precisamente. No Capitólio, temos a imagem original, como era venerada até os tempos do Império... e foi ali que ela perdeu sua função e, com a refundação da República, tornou-se apenas uma lembrança dos tempos idos.

- Mas o que houve na época do Império, tio?

Olhei para o teto do átrio, onde uma abertura quadrada - por onde agora via-se o céu azul do verão lusitano - deixava entrar água da chuva para encher a cisterna (usada quase que somente para lavar o piso e regar as plantas; tínhamos água encanada, naturalmente).

- No reinado de Tibério, começou a decadência moral de Roma... e as mulheres, mesmo aquelas de boas famílias, passaram também a comer reclinadas.

Otacilia Eustacia arregalou os grandes olhos azuis.

- Homens e mulheres... comendo juntos, reclinados?

- Consegue imaginar a cena?

- Mas... que pouca vergonha! - Encolerizou-se ela.

- O Império tinha mesmo que acabar, - ponderei - ninguém aguentava mais tanta devassidão.

- Sim, eu concordo tio - retrucou ela, mais calma. - Mas o senhor acha que da forma antiga... homens deitados e mulheres sentadas... era o correto?

Balancei negativamente a cabeça.

- Não, querida sobrinha. Foi até bom que a situação houvesse chegado a extremos durante o Império para que finalmente reconhecêssemos que comer reclinado nunca fez bem a ninguém. Não é uma boa postura, atrapalha a digestão e incentiva a preguiça. Além do mais, como deve saber... se largou o sofofono por um minuto... comer reclinado foi a causa da decadência e queda dos etruscos.

Otacilia Eustacia arregalou novamente os olhos.

- Sério, tio?

- Sério, sobrinha. O que andam ensinando nas escolas de Bucaresta, afinal de contas?

- [29-06-2018]