Tesouro do mar

E ao aportarmos em Grande Nicobar, na Baía de Bengala, nossa escuna foi abordada por canoas de nativos, as quais eram realmente grandes, cada uma tripulada por cerca de 20 até 30 remadores. Sabíamos de antemão que os habitantes das ilhas eram pacíficos e que, embora não falassem nenhuma língua conhecida, possuíam entre eles alguns indivíduos capazes de se expressar um pouco em malaio, um pouco em português - tudo por conta dos navios estrangeiros que volta e meia aportavam por ali. Sem qualquer medo, um grupo de ilhéus - homens cor de cobre e cabelo negro e liso, trajando unicamente uma tanga de pano - subiram a bordo e, por gestos, indicaram que queriam negociar conosco.

- O que estes selvagens podem ter que nos interesse? - Indagou o capitão Sloane ao cirurgião de bordo, o Dr. Morris, que já se aventurara por aquelas águas em barcos neerlandeses.

- Âmbar gris, capitão, âmbar gris - assegurou Morris.

Os nativos pareciam saber exatamente o que estávamos buscando, pois exibiram vários pedaços de uma substância amarelada, lembrando pedra-pomes. Os marujos arregalaram os olhos e imediatamente um grande tumulto formou-se a bordo. Sloane precisou chamar-lhes a atenção aos brados, avisando que não exitaria em pôr a ferros quem resolvesse desertar para as ilhas.

- Eu vou negociar com os nativos, e o lucro será dividido por todos quando chegarmos a Colombo - declarou.

E, dito isto, adquiriu grande quantidade das ditas "pedras" totalizando talvez 20 libras, em troca de algumas facas e cortes de pano, que muito alegraram os nativos. Estes partiram de volta à terra cantando em suas canoas.

Após enchermos nossos reservatórios de água e recolhermos grande quantidade de cocos das praias, levantamos âncora rumo a Colombo, no Ceilão. Em lá chegando, o capitão mandou avaliar o âmbar gris comerciado com os nativos de Nicobar, e para sua surpresa e irritação dos marujos, foi informado de que as tais pedras nada valiam.

- Vocês não são os primeiros que caem nesse conto do vigário de Nicobar - explicou o comerciante português a quem Sloane havia mostrado o material. - Eles sabem que os estrangeiros têm interesse em âmbar gris e aprenderam a falsificá-lo. Só que esse material não possui cheiro algum, não serve para fazer perfume.

Ao ser informado do sucedido, o Dr. Morris comentou que já não havia mais bobos neste mundo - mesmo num lugar esquecido como Nicobar.

- [22-08-2018]