Pelo sangue derramado

- Alto! Quem vem lá? - Gritou a sentinela, fuzil em riste.

- Não está vendo a bandeira branca, Arschgeige? - Gritou em alemão um homem barbado, à frente de um grupo de soldados esfarrapados, emergindo da floresta que cercava o acampamento da Wehrmacht naquela região montanhosa da Ucrânia ocidental.

- Chegue mais perto e eu arranco a sua língua, bandido! - Ameaçou a sentinela, enquadrando na mira o portador da bandeira. O grupo parou de avançar, embora todos continuassem a encará-lo com ar de desafio.

- Eu não vim aqui discutir com você, soldado! - Replicou o porta-estandarte. - Diga ao seu comandante que o major Andrij Stefanovych Yaroshenko, o Terror de Volhynia, está aqui com seus homens para negociar!

- Major de bandidos... - grunhiu a sentinela com desprezo. Mas mesmo assim, pegou o telefone de campanha e ligou para seu superior, o capitão Matthias Kottmann.

- Herr Hauptmann, Andrij Yaroshenko e seus bandoleiros estão aqui com uma bandeira branca... para negociar, ele diz - informou.

- O maldito Exército Insurreto Ucraniano... - resmungou do outro lado da linha o oficial. - De segunda à quarta, combatem comunistas; quinta e sexta, tentam nos expulsar da Ucrânia, e nos finais de semana massacram poloneses. Que dia é hoje?

- Quarta-feira, senhor.

- Até meia-noite, creio que podemos confiar neles - decidiu-se Kottmann. - Mande Andrij entrar... sozinho e desarmado.

* * *

- Você tem autoridade para negociar um acordo? - Indagou Andrij Yaroshenko com ar displicente. Estava sentado no gabinete improvisado de Kottmann, numa sede de fazenda abandonada.

- Sou a maior patente da Wehrmacht que verá num raio de centenas de quilômetros - retrucou Kottmann, com cara de poucos amigos.

- Agora sei porque estão perdendo a guerra... - ironizou o ucraniano. Perante a expressão enfurecida do capitão, ergueu as mãos num gesto apaziguador.

- Escute, alemão: eu não vim aqui para lhe ofender, ou ao seu povo... não gosto de vocês, é um fato, mas gosto ainda menos dos soviéticos, e absolutamente nada de poloneses. Tivemos as nossas diferenças no passado recente...

- Bem recente - atalhou Kottmann, escandindo as sílabas.

- ...mas a verdade é que os russos estão cada vez mais próximos - retrucou Yaroshenko. - Vocês vão precisar de aliados. Agora, mais do que nunca.

- E você e seus partisans são esses aliados? - Foi a vez de Kottmann ironizar.

- Que outra opção vocês têm? - Indagou secamente o ucraniano.

Kottmann ficou em silêncio.

* * *

- E como foi esse acordo? - Indagou o coronel Ihor Ostapovych Tkachuk, superior de Andrij Yaroshenko, quando os dois homens se encontraram no quartel-general do EIU.

- Os alemães vão nos fornecer armas... basicamente, aquelas capturadas aos russos. Mas, é até melhor, porque será mais fácil conseguir munição depois. Em troca, vamos cessar as hostilidades contra as suas tropas e nos voltar totalmente ao combate contra a União Soviética... que sempre foi nosso objetivo primário. Naturalmente, não pude deixar de falar no projeto de constituir uma Ucrânia independente, já que essa sempre foi nossa grande bandeira, mas nem eu, nem o alemão, acreditamos mais que o Reich terá qualquer participação nisso.

- Até porque, os nazistas já demonstraram logo no início da ocupação, que não pretendem nos dar qualquer autonomia - observou Tkachuk.

- Decerto - concordou Yaroshenko. - Basicamente, enquanto recuam, os alemães nos deixam para trás, na nossa terra, com armas que nos permitirão continuar a luta contra os comunistas.

- Uma guerra por procuração - ponderou o coronel.

- Precisamente, senhor.

- Mas para quem até ontem nos chamava de bandidos... - comentou Tkachuk, bem-humorado. - Agora serão obrigados a nos denominar "combatentes da liberdade".

- O que nós sempre fomos, senhor - replicou Yaroshenko, muito sério.

- [25-10-2018]