Pilar humano

[Continuação de "Um dia a casa cai"]

Em seu terceiro dia como marceneiro, Isamu pediu para falar com o intendente.

- Se veio pedir vale, só no fim da semana - alertou Tomoyuki.

- Desculpe interromper seus afazeres, mas não é disso que quero tratar, Tomoyuki-san - desculpou-se Isamu. - Preciso que veja algo na ala norte...

E levou o intendente até a parte da obra que teimava em não ser concluída.

- Creio que descobri o real motivo por trás dos desabamentos... trata-se de um sakabashira, não de uma divindade do rio.

Na ala em construção, havia três pilares de madeira sustentando o telhado inacabado. Isamu aproximou-se do pilar do meio e bateu com a mão espalmada nele.

- Este pilar... é o problema!

- O que tem ele demais? - Indagou Tomoyuki com suspeição.

- Está virado de ponta-cabeça. Lembra do que lhe falei sobre a obra inacabada? Parece que colocaram esse pilar ao contrário de propósito, justamente para provocar a ira do sakabashira e, além disso, trazer tremenda má sorte para o castelo e seus habitantes!

- Que coisa medonha! E você sabe como fazer para reverter a maldição?

- Essa até que é simples... - avaliou Isamu. - Basta colocar o pilar na posição correta. A mesma em que estava a árvore, quando era viva.

- Não custa nada tentar - decidiu-se o intendente. - Se der certo e nenhum desabamento ocorrer nas próximas semanas, creio que o general mandará suspender o hitobashira.

- Assim espero, Tomoyuki-san - disse Isamu fervorosamente.

* * *

Três semana se passaram e quando o general Takamoto chegou à vila para verificar o andamento das obras, foi agradavelmente surpreendido com a conclusão da problemática ala norte.

- Então, fizeram o meu hitobashira? - Indagou ele ao intendente.

- Na verdade, não foi necessário, meu senhor. Um dos novos carpinteiros descobriu a origem do problema - respondeu Tomoyuki, explicando a troca de posição do pilar. - Infelizmente, ele resolveu se desligar há alguns dias e partiu em peregrinação para Towada.

- Pelo visto, a recomendação deste monge-marceneiro funcionou - analisou o general. - E quem foi o responsável pela inversão?

- Um dos pedreiros, Ichibei.

- Perdemos semanas de trabalho por conta de um erro estúpido desse Ichibei? - Irritou-se o general.

- Corrigido o erro, tudo foi resolvido - declarou diplomaticamente o intendente. - Ah, e só estava aguardando o seu retorno para saber se deseja demitir Ichibei.

Takamoto permaneceu em silêncio alguns instantes, mãos atrás das costas. Finalmente, disse em tom enfático:

- Não, eu ainda vou querer o meu hitobashira. E Ichibei é o meu escolhido.

Ao voltar ao ponto onde sua escolta o aguardava, o general avisou aos soldados que suspendessem as buscas à Wami.

E no dia seguinte, Ichibei foi atirado vivo em um buraco das fundações da ala leste. Em seguida, pedras e terra foram derramadas sobre ele.

[FIM]

- [28-12-2018]