Credibilidade online

[Continuação de "Há uma possibilidade"]

Jay Marshall resolveu levar a sério a recomendação da mãe; a última coisa que gostaria que acontecesse seria chegar à Harthford desconhecendo o passado da mesma. Pelo menos, o passado OFICIAL de Harthford ele teria que saber, para não ser encarado como um ignorante pelos esnobes que deviam habitar o vilarejo, particularmente os pais de Graciela Henderson. Levou suas preocupações ao amigo e colega de monitoria no museu, Diego Barker, sem entrar no mérito da visita à casa da garota.

- Você já procurou na Wikipédia? - Indagou Diego, enquanto seguiam para a administração do Museu de História Natural de Kinbrough.

- Onde?

- Wikipédia. É um site novo... tipo uma enciclopédia online.

- Tipo a Encarta da Microsoft?

- É uma enciclopédia aberta... todos podem editar - explicou Diego. - Você não precisa pagar para usar.

Mais fácil mostrar do que falar. Na administração, num castigado PC rodando Windows 98 SE, Diego mostrou-lhe o site da enciclopédia. Jay experimentou a caixa de busca e não ficou muito impressionado com os resultados.

- Isso aqui ainda está bem no início... mas se qualquer um pode editar, significa dizer que...

Parou de falar e apoiou as mãos entrelaçadas sob o queixo: ele poderia criar uma página falando sobre Harthford na tal Wikipédia. Isto lhe daria um respaldo adicional na visita que pretendia fazer ao vilarejo. "Olá, pais de Graciela, sou um editor da Wikipédia", imaginou apresentando-se.

- Como faço para criar uma página? - Indagou a Diego.

- É bem fácil... mas é melhor você criar uma conta antes - explicou o amigo, feliz por poder ajudar.

Instantes depois, Jay Marshall conectou-se à Wikipédia como Jay_KNHM.

* * *

Depois do colégio, Jay passou pela casa da avó materna, Simone Williams, que o convidou a lanchar com ela.

- Você não tem mais vindo me ver - reclamou a velha senhora, enquanto preparava sanduíches na cozinha.

- Muita coisa pra fazer, vó - desculpou-se o rapaz. - O museu, o colégio, os treinos do basquete...

- E nenhuma garota? - Perguntou Simone com ar matreiro.

- Não por enquanto - despistou ele. E começou a falar sobre seu projeto de pesquisa sobre Harthford.

- Harthford... - retrucou Simone pensativa. - Faz tempo que não ouço nada sobre aquele lugar...

- E... acontece alguma coisa em Harthford, vó? - Sondou Jay.

- Se acontece, não chega aos jornais - retrucou ela, colocando uma bandeja com sanduíches cortados ao meio e dois copos altos com chá gelado sobre a mesa da cozinha. Comeram em silêncio por algum tempo, até que Jay voltou à carga:

- Vó... quando começou essa coisa de Harthford ser uma cidade apenas para brancos?

- Minha avó dizia que foi depois da Guerra de Secessão... ou por causa de algo que aconteceu durante a Guerra de Secessão - refletiu Simone. - Você sabia que os índios aqui em Oklahoma possuíam escravos negros?

Jay lembrava-se vagamente do fato, pelas aulas de História.

- Pois então, - prosseguiu Simone - quando a guerra acabou e a escravidão tornou-se ilegal nos EUA, muitas dessas tribos expulsaram os escravos de suas terras. Os colonos brancos tampouco queriam dividir o espaço com eles... e parece que foi aí que Harthford foi fundada. Nada de negros, nada de índios... apenas brancos. Mais chá?

De boca cheia, Jay balançou afirmativamente a cabeça. A avó tornou a encher seu copo com chá de uma jarra de vidro.

- E por que esse interesse repentino em Harthford? - Questionou finalmente Simone.

- É um teste para ver se consigo criar uma página numa enciclopédia online - tergiversou Jay.

- Isso você pode fazer de casa mesmo... ou do museu - avaliou a avó. - Confesso que ficaria preocupada se você me dissesse que iria lá.

- Mas a Guerra de Secessão acabou faz tanto tempo, vó... - contestou Jay.

- Para algumas pessoas, ela terminou ontem - retrucou Simone.

[Continua]

- [08-01-2019]