Uma Geração marcada por Brincadeiras

Eram apenas crianças que, sonhavam com uma vida melhor. Quando os oito se reuniam, pode ter certeza algo de errado acontecia. Seus pais eram trabalhadores passavam o dia trabalhando para sustentar a casa.

A filha mais velha Leila tomava conta de seus irmãos Milton, Moacir, Marcia, Edimilson, Iara a caçulinha. Duas primas legítimas e irmãs de criação , Anete e Anilde. Duas das quatro orfãs deixadas pela tia Mariquinha, trmã de seu Moacy. As outras foram morar com outro tio. Uma escadinha onde a irmã mais velha. tinha apenas dez anos e a mais nova dois .

Leila aprendeu a cozinhar muito cedo e alimentava todos seus irmãos muito bem, por incrível que pareça. Ela dava banho e levava eles para à escola, podemos dizer que , era quase mãe deles.

As aventuras eram de repente sem planejamento, pode acreditar. Certo dia eles se juntaram e resolveram cavar uma piscina, ou melhor um buraco, onde encheram de água e todos entraram dentro, detalhe com o Uniforme, camiseta branca da escola. Pulavam naquele buraco e a lama subia. imaginando estarem numa piscina. Brincavam tanto e não ficavam cansados. Suas roubas brancas ficam encardidas, a coitada da mãe sofria para lavar.

Brincar de lotação era a brincadeira favorita. Eles entravam dentro da cristaleira e gritavam, lotação mais, até que os oito entrassem, era assim todos dias. Até que, a cristaleira quebrou e todos os vidros caíram encima deles. Com certeza era Deus quem guardava essas crianças do perigo, pois dificilmente, ficavam doentes, ou acontecia alguma coisa.

No dia seguinte aprontavam outras coisas, apanhavam todos os dias de sua mãe. O engraçado é que, a cinta do pai era usada para o corretivo necessário. Dona Antonia nunca batia para machucar e sim para corrigi los. Quando terminam de apanhar, passavam alguns minutos, estavam alegres novamente e não guardavam raiva da mãe deles. Continuavam a brincar, porque eram crianças felizes.

Hoje são adultos cada um com uma boa formação, venceram na vida e quando se reúnem, começam a recordar, histórias incríveis, marcada por brincadeiras caseiras ou improvisadas como por exemplo : Pular Corda, Salada Mista,dominó,Dama,Xadrez, Amarelinha, Bolinha de Gude, Carinho de Rolimã,Mãe da Rua, Pião, Ioió, Vaivém, Subir na Goiabeira e Balançar seus galhos até pegar as frutas etc...

uma geração marcada por brincadeiras saudáveis, onde as crianças eram alegres, não se falava em depressão, as doenças pareciam não existir, porque brincar era a felicidade em pessoa.

Dedico a você que já foi criança um dia .

Leila Rodrigues
Enviado por Leila Rodrigues em 10/10/2019
Código do texto: T6765892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.