OS ENTRELAÇAMENTOS

O feriado de Nossa Senhora Aparecida seria numa segunda naquele ano de 1998, dona Aparecida comprou daquelas boias-coletes para Isabel, não achou estranho a menina querer vesti-la enquanto transpunham o viaduto do Alto da Ponte, mas desmaiou quando a filha saltou no rio. Os transeuntes socorreram-na, mas ninguém sabia nadar. O taxista João informou ao PABX, pediu que dissesse ao corpo de bombeiros que era irmão do sargento Aleixo. Acontece que os bombeiros já estavam ali numa missão de resgate de um cadáver encalhado e havia até uma lancha. Não demoraram a resgatar a teimosa Isabel sã e salva.

Naquela manhã o senhor Antonio decidira ser o dia da primeira pescaria do pequeno Elói na canoa. O rio enchera, decerto chovera muito nas serras do Mar e Mantiqueira, talvez fosse mais fácil conseguir peixe. Moravam quase no fim do Telespark, portanto rio acima.Na verdade o quintal terminava no rio. Os olhos do menino cintilaram, o sonho enfim se realizava !

Elói lançou a linha sentado na proa, disfarçadamente observava o já velho pai, ele o amava.Olhando de esguelha, sabendo proporcionar alegria ao filho, Antonio rogava à Nossa Senhora Aparecida sucesso na pescaria e, sentado na popa, não via a aproximação de um fardo compacto de plantas aquáticas vindo em direção da canoa.

O pequeno Eloi sentira certo mal-estar ao ver aquelas plantas vindo e viu a jararaca dar o bote no braço do pai. O homem quase caiu da canoa e não passou muito para sentir enorme dor. Eloi tomou o remo de imediato, chorava, disse ao pai para relaxar, sabia tratar-se de jararaca, visitara a feira de ciências da EE Jorge Barbosa, vira a cobra conservada em formol que o professor levou e prestara atenção na palestra dele sobre primeiros socorros em caso de picada de cobras peçonhentas.

Foram minutos de desespero, a vista de Antônio começou a turvar-se, viu um facho de luz sobre o filho, que este acenava para a ponte velha e gritava:"Jararaca, picado por jararaca!

O policial Severino deixara a viatura para fotografar o rio, enviaria a foto ao pai em Petrolina. Correu até a viatura e do rádio avisou a central, que comunicou aos bombeiros, que partiram ainda com Isabel a bordo até eles.

Levado à Santa Casa, Antonio recebeu o soro anti-ofídico e o cientista dr. Vital Brasil pulou de alegria lá no Céu, seu legado à humanidade salvava outra vida.

Dona Aparecida recebeu a filha debulhada em lágrimas, bastaram dois minutos para o traseiro da menina levar algumas palmadas, ninguém ousou repreendê-la ... e o pequeno Elói recebeu também, mas de salva de palmas...

Camilo Jose de Lima Cabral
Enviado por Camilo Jose de Lima Cabral em 24/07/2020
Código do texto: T7015525
Classificação de conteúdo: seguro