COMO SURGIRAM OS SALTOS NA CAPOEIRA

Conta-se que nos tempos do Brasil colonial, tempos em que a Capoeira não tinha floreios, era somente jogo bruto, luta de guerra, nasceu, livre do sofrimento da escravidão, Chico Messias de França, no Quilombo de Ivaporunduva, em Eldorado Paulista, na época em que havia exploração de ouro nas terras do Vale do Ribeira. Filho de Preto Gil e dona Maria das Ervas, ambos escravos fugidos. Aprendeu Capoeira com Mestre Ucelcino nas matas da região. Deu a si mesmo o nome de Chico São Bento porque sua mãe, embora muito devota de Nossa Senhora do Rosário, dizia que São Bento é quem protegia os seus dos botes e venenos das cobras traiçoeiras, Santo que fechava corpo de quem por ele procurasse. Conhecido por ser muito namorador e se destacar como Capoeira de Excelência, despertou a inveja e a ira de pessoas que quiseram sua morte. Em um evento festivo no bairro Conchal Branco, quatro homens armados partiram para a briga contra Chico São Bento. Traziam facas, paus e outro carregava uma corrente. Chico escorregava de um lado pro outro num movimento de ginga, desviando-se dos agressores, quando de repente gritou bem alto: “Valha-me, São Bento, meus inimigos são muitos. Valha-me, São Bento”. Imediatamente Chico fez coisas que nunca ninguém tinha visto. Saltava e, no ar, aplicava golpes derrubando os agressores. Rodopiava no espaço e encantava os espectadores que assistiam os homens que viam pra matar caindo com suas armas por terra. Foi um espetáculo de luta e um exemplo do que a fé é capaz. Mas não ficou só nisso. Os homens que apanharam, mais enfezados ainda, armaram emboscada no caminho que levava ao Quilombo, se espalharam e se posicionaram, cada um no seu canto, em forma de cruz. Cada um no seu esconderijo não dariam chance de escapatória ao negro ousado que os humilhou. Esperaram até que viram ao longe o vulto do Chico São Bento na companhia de outra pessoa. Dali não escapariam com vida. O outro seria um efeito colateral: lugar e hora errada. Apontaram as armas e quando Chico chegou ao lugar exato, na linha de tiro dos quatro e o sinal foi dado para que todos atirassem, Chico São Bento os impressionou dando um salto mortal, girando o corpo duas vezes no ar enquanto os tiros eram disparados e acertavam os próprios atiradores. Uns aos outros se mataram. Chico São Bento, feito um gato caiu em pé. Havia saltado para escapar do bote de uma cobra coral que estava no lugar onde deveria morrer e assim escapava do veneno da cobra e das balas dos homens. Os homens antes de morrer procuravam pelo acompanhante de Chico, mas não viram ninguém. Hoje todos sabem que era São Bento. Depois desses fatos Chico São Bento se tornou professor de Capoeira e ensinava pros seus alunos os saltos que hoje todos conhecem.