A MINHA SAGA PELO CAMINHO DO SAL.
o caminho do sal era uma rota Idealizada e traçada pela população indígena que vivia no local, com o intuito de ajudar os Tropeiros a avançarem para o interior do Brasil por caminho mais rápidos e seguros para Transpor a serra do mar,Com isso, Pequenas vilas começaram a surgir, Fundadas por colonos portugueses. Cada um dos trechos do caminho do sal tem muito a ver com o desenvolvimento do país, e principalmente, com o planalto paulista no período da colonização portuguesa. Já que era uma das principais rota de transporte de sal para toda a região, O caminho do sal também corre pela histórica linha férrea que transportava café até o porto de santos. E além disso, era usado de forma clandestina para evitar pagar os imposto reais e transportar Ilegalmente pedras preciosas. Hoje o caminho do sal ainda resiste às constantes mudanças da paisagem da região e com mais de 300 anos, É uma rota turística que conecta São Bernardo do campo, santo André e Mogi das cruzes, municípios do estado de são Paulo, atraindo muitas pessoas a pé, a cavalo, de bike e até de jipe, O caminho do sal possui uma grande relevância histórica.

 Hoje 21 de fevereiro um domingo, às 6 horas já estávamos na estrada, Eu, meus amigos Nobinho e o Batata, pegamos a alça do rodoanel sul, para encontrar o pessoal da equipe ZL e a equipe Mundo livre, na estação ferroviária de ribeirão pires, às 7 horas já estávamos em frente a padaria,Gonçalves, ao lado da estação de trem, às 7 horas já estávamos com as 2 equipes. Éramos em 63 ciclistas, o Marcos da mundo livre, o Escoriza da ZL , eles são os organizadores das Equipes que promovem os passeios, nos deram as instruções, às 7:30 já estávamos em uma trilha que dá acesso ao caminho do sal, estava as mil maravilhas, uma trilha em plena mata atlântica, uma natureza exuberante, até que encontramos o primeiro lamaçal de vários que Iria surgindo durante o percurso, tinha bastantes mulheres, todas bem produzidas e vestidas a Caráter, o pedal estava hilariante até acontecer o primeiro tombo no meio de uma poça de água barrenta. A esposa do nosso cinegrafista Joaquim foi a primeira a cair em uma poça de água Barrenta, Ai sobrou pra o nosso cinegrafista “ -“você não falou que a trilha era assim com Tanta lama”. - “aí meu amor eu não sabia que a trilha estava assim”. - “Está bem em casa vamos conversar”.

O meu amigo Batata estava reclamando mais que bode embarcado, querendo voltar “Moreira eu vou voltar” falei para ele você não vai voltar, não ouviu as instruções que o pessoal das equipes nos deram? Vamos em frente, o meu nobre amigo Nobinho logo no começo da trilha tomou um capote, para ficar esperto. RS Até que enfim chegamos ao tão sonhado caminho do sal, Ai foi só alegria, seguimos até a estrada velha caminho do mar, paramos para fazer um lanche em um Restaurante no alto da serra pertinho da bucólica vila de Paranapiacaba. Fazer esta trilha estimula a química da felicidade do nosso cérebro. Já eram 12 horas, Retornamos Pela estrada velha da serra do mar, sentido a rio grande da serra, pegamos a estrada índio Tibiriçá, sentido a Suzano, até o trevo de ribeirão pires. O passeio estava maravilhoso, já tínhamos feito o percurso mais complicado, uma verdadeira saga na trilha do alto da serra, tiramos muitas fotos, eu pessoalmente estava me sentido muito feliz, não imaginava que o pior estava por vir. Paramos na rodovia Índio Tibiriçá para tomarmos água de coco, ao lado de uma represa, parte do grupo resolveu magiar a represa, outra parte dos ciclistas seguimos na frente para levarmos 2 ciclistas que não estava Mais conseguindo pedalar, fomos levá-los a estação de trem de ribeirão pires, ai veio a pior parte do pedal.

No cruzamento da rotatória eu me separei do grupo, quando estava atravessando a pista fui atingido pelo carro em alta velocidade,com 3 pneus coreca sem nem uma condições de trafegabilidade,sofri abaulamentos discais em L1-L2 a L3-L4 obliterando parcialmente as bases foraminsis sem repercussão radicular,fui arremessado longe com o impacto, resultado do acidente (30) trinta pontos no joelho esquerdo, e varias escoriações pelo corpo, fui socorrido pelos anjos do asfalto, fui levado para o hospital Nardine de Mauá, fui atendido pelo Dr. Rômulo Amorim, muitas escoriações por todo lado esquerdo, graças a DEUS nenhuma fatura. O acidente ocorreu às 15:54, às 16:34 já estávamos no hospital, foram feitas sete radiografias, não foi constatada nenhuma fratura, mais um Milagre de DEUS em minha vida. pela gravidade do acidente, meus colegas e próprio pessoal do resgate me falaram que já socorreram pessoas envolvidas em acidente bem menor,e as vitimas não tiveram a mesma sorte.

Portanto agora eu tenho duas datas de nascimento, a primeira data 6 de outubro de 1949 e a segunda dia 21 de fevereiro de 2021, às 15:54 Em pleno asfalto da estrada Índio Tibiriçá, Eu nasci novamente. Depois de alguns dias refletindo sobre o acidente Sinto-me um pouco imprudente, não posso culpar só motorista com seu carro velho totalmente irregular,com 3 pneus careca não tinha a menor condições de trafegabilidade,nem em uma estrada vicinal,em magina em uma rodovia em alta velocidade, diistraído, não sei se pelo celular ou pela namorada. Em uma rotatória, que a velocidade máxima permitida é de 40 km, sem seguro, sem licença, não sei se tinha pelo menos habilitação para dirigir aquela geringonça velha. Este é o retrato falado de bastante veiculo que trafega pelas ruas e estradas do Brasil!!!

Existem também muitos motoristas que não gostam dos ciclistas, não os respeita, acham que a estrada é só deles. É uma pena que alguns motoristas não respeitarem os ciclistas, é um esporte muito bom para a saúde e para o meio ambiente. Países como a Holanda com 19 milhões de habitante, com 23 milhões de bicicletas circulando pelo País, lar acontece menos acidente em todo país do que aqui em são Paulo. No Brasil 13 mil ciclistas morreram nos últimos 10 anos. O ciclismo traz enorme benefício para saúde e o meio ambiente, pedalar é uma experiência surpreendente, proporciona inesquecíveis passeios em lugares que se fosse fazer de carro não teria a mesma emoção. Pedalar uma bike em uma estrada ou em uma trilha é uma sensação de liberdade, poder contemplar a natureza, sentir o vento acariciar o rosto, não tem preço! Estou pedindo perdão a DEUS pelas minhas blasfêmias muitas noites, depois do fatídico acidente, eu acordava noite não conseguia dormir, sentia muitas dores, não conseguia me vira na cama, ficava contestando a DEUS porque não tinha Tirado a minha vida de vez , achava que estava morto vivo, me sentia que não estava vivendo, e sim vegetando. Hoje dou graças a DEUS por ele ter poupado a minha vida, Obrigado GRANDE DEUS!!!

Quero agradecer ao Dr. Rômulo Amorim do hospital Nadine de Mauá, e todo pessoal do resgate, enfermeiro (a) que cuidaram de mim, a Dra Ana Caroline, a enfermeira Sara que líbero a Diovana do ama de meu bairro que tão bondosamente vinha 3 vezes por semana com suas mãos santas fazer os curativos, Grato Diovana!!! Quero agradecer o Jéferson da proativo que cuidou da minha bike, aos meus filhos Raphael, a Raquel, Raissa e Raí, o neto Carlinhos, Helena, Lorenzo que vinham todos os dia perguntar você machucou a perna, está melhor? Aos genros Gabriel e ao Beto, a minhas noras Débora e Eliane, e minha ex esposa Mirim que cuidaram de mim! Gratidão a todos os irmão da igreja adventista do sétimo dia, que fizeram corrente de oração ao meu favor, e aos meus amigos que me visitaram em casa e no trabalho, estou muito grato a todos que oram por mim. Graças a DEUS já estou me exercitando, Preparando-me para voltar a pedalar, correr e fazer as coisa que me dão prazer, já estou inscrito na 96ª corrida de são Silvestre, 31 de dezembro de 2021, com meus amigos e equipe, se DEUS permitir, 21 de fevereiro de 2021 estará eternizado em minha vida, meu segundo nascimento! Esta foi minha saga pelo histórico caminho do sal!!!!

(FONTE DE PESQUISA GOOGLE).

Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 05/06/2021
Reeditado em 21/04/2022
Código do texto: T7272174
Classificação de conteúdo: seguro