A substituta

No caramanchão do jardim, o almoço havia terminado e duas criadas inominadas recolhiam a louça, enquanto Frauke Wassenaar, Marte De Vos e a aprendiz, Sjutsje, tomavam chá. Foi então que a bibliotecária fez uma declaração surpreendente:

- Decidimos adiantar a sua apresentação à biblioteca, Sjutsje; você é a melhor aposta que temos no momento.

- Principalmente depois da deserção da Jant - acrescentou a governanta.

Pela primeira vez, o nome da antecessora de Sjutsje era pronunciado pelas principais residentes de Hegestap, e num contexto um tanto mais ameaçador do que Sjutsje poderia imaginar. Deserção?

- Eu conheci a Jant na vila, hoje de manhã - confessou a jovem, sentindo-se um tanto ou quanto intimidada. - Fiz mal?

- De modo algum - replicou Frauke Wassenaar. - Mais cedo ou mais tarde, isso acabaria acontecendo; Derre nos contou que você ficou curiosa sobre o motivo pelo qual ela havia abandonado o serviço do castelo. Imagino que não esteja a par de toda a história...

- Bem... não houve tempo para estender a conversa - admitiu Sjutsje. - Mas vi que ela está para ter um bebê e imaginei que poderia ter algo a ver com isso.

- Você teve acesso ao Regelboek; - lembrou a bibliotecária - mesmo que ainda não saiba de cor as regras, deve imaginar que elas estão ali por uma boa razão.

- Naturalmente - assentiu Sjutsje.

- Há um problema que pode surgir quando se passa a conhecer muito bem as regras, - prosseguiu Frauke Wassenaar - que é o desejo de quebrá-las. Em relação à biblioteca, este é um erro que não pode ser perdoado.

- O que, exatamente, Jant fez, que tiveram que colocá-la para fora? - Indagou Sjutsje.

A bibliotecária apoiou os antebraços na mesa e entrelaçou os dedos longos, antes de dizer em voz baixa:

- Jant se aliou ao nosso maior adversário, Ruwert Ringnalda, e pôs em risco a existência de Hegestap. O filho que ela está esperando, é dele.

Sjutsje começou a entender que, ingenuamente, aceitara um trabalho do qual haviam lhe escamoteado informações cruciais. E, aparentemente, não tinha como dizer agora que havia mudado de ideia e que iria pegar o primeiro kombibus de volta para a capital. Deserção? A biblioteca estava à espera dela!

- E... por que não prendem logo esse Ruwert Ringnalda? Por que o Birô Central não manda a polícia ou as forças armadas atrás dele, se é alguém assim tão perigoso? - Questionou Sjutsje, perplexa.

- Ringnalda está além dos nossos territórios, e controla forças que não temos como enfrentar com meios convencionais - admitiu Frauke Wassenaar. - Hegestap foi construído justamente para impedir que ele pudesse entrar no nosso mundo, e nós três somos as guardiãs desta passagem. Mas a traição de Jant nos deixou em desvantagem; ele agora conhece pontos das nossas defesas que poderá explorar num próximo ataque.

- Nós três... contra o tal Ringnalda e seus seguidores? - A perplexidade de Sjutsje só aumentava.

- Por ora, somente nós duas - atalhou Marte De Vos, indicando a bibliotecária. - Você ainda precisa ser oficialmente apresentada à biblioteca para assumir suas novas funções.

- Esta noite - acrescentou com convicção Frauke Wassenaar. - Esta noite.

- [Fim da Primeira Parte]

- [06-12-2021]