Gratidão pela Vida

Ainda ontem, enquanto caminhava no Quartier Latin, sem guarda-chuvas ou qualquer capa impermeável que não deixasse aquela água benta disfarçada em chuva miúda cair sobre meu corpo, pensei em Como sou abençoada. Sentia-me tão leve, como se só o espírito estivesse ali. E não me diga que chuva é chuva em qualquer lugar. Não, não é. A chuva só é a mesma, se você não a vê como benção. É preciso vê-la como um presente divino. A minha chuva é diferente aqui, ali ou lá. É com gratidão que a recebo. Gosto de viver a chuva, como uma planta que se revigora a cada chuvarada. Isso me transporta para um lugar onde a gente é mais feliz. Ainda seguindo às margens do Sena, eu seguia cantando baixinho a observar os barcos com pessoas felizes, desfrutando de um lindo passeio. Passando pela Pont Neuf que, embora tenha esse nome (ponte nova), é a mais antiga das 37 pontes que há sobre o Sena, senti saudades de mim, de tudo que vivi ali, naquele pedacinho do mundo. Paris, Seine. O rio nasce em Source Seine, no nordeste da França e, segue 777km indo desaguar no Canal da Mancha, em Havre, dividindo Paris em duas partes. La Seine... O nome se refere à palavra latina Sequana, a divindade galo-romana dos rios. Fiquei recordando a última vez em que ali estive com meu esposo. Quantas saudades! Quantos bons momentos desfrutamos. Agradeço tantas oportunidades vividas. E foi bem ali, naquele ponto em que caminhava, que iniciei minhas primeiras pinturas... Tenho saudades em cada canto dali, em cada respirar. Com certeza, esse ar que respiro não ne é oferecido por nada, Com certeza deve haver um porquê. Minha gratidão é infinita. Minhas lágrimas agora se misturam aos pingos da chuva e eu me abrigo na Cathédrale Notre Dame não só para fugir da chuva, mas para além de admirar aquela construção gótica tão maravilhosa e antiga, cuja obra teve início em 1163, mas principalmente, para agradecer. Como é bom ter sido escolhida para estar ali e viver momentos tão especiais. Tenho então a sensação do dever cumprido.

Jandiel

Jandira Leite Titonel