Tredde

No dia seguinte, ao retornar do almoço, Jakkele Bokma foi abordado na antessala do seu gabinete pela secretária, Etke.

- Houve duas ligações para o senhor, comissário: sua esposa e a senhora Wassenaar.

- O que Ummichje queria?

- Lembrou o horário do início da cerimônia do Presintaasjedei, para o senhor não se atrasar.

Bokma ergueu os sobrolhos.

- Eu vou sair mais cedo, passar em casa e trocar de roupa - redarguiu. - Não vou direto daqui pra lá.

- Naturalmente, comissário - assentiu gravemente Etke.

- E a senhora Wassenaar?

- Apenas pediu que o senhor ligasse ao chegar, não deu detalhes.

Bokma fez um aceno de cabeça.

- Me dê cinco minutos e faça a ligação.

A sós dentro do gabinete, o comissário pendurou o sobretudo num cabideiro de chão e depois instalou-se por trás da mesa, sobre a qual, documentos e correspondência estavam organizados em caixas de madeira. Aguardou alguns instantes, olhos fechados, até que o telefone tocasse.

- Hegestap na linha, comissário - anunciou a secretária.

Bokma aprumou-se na cadeira.

- Boa tarde, senhora Wassenaar. Como estão as coisas?

- Boa tarde, comissário. Levei Jant para exame no seu pessoal, e, como suspeitava, ela está grávida.

- De quantos meses?

- Oito semanas. A barriga nem está muito saliente, e ela ainda usava roupas largas.

- Por hábito, ou para disfarçar a gravidez? - Inquiriu Bokma.

- Ela alegou inocência, afirmou que não tinha ideia do seu estado... apenas que as regras estavam atrasadas.

- Mas isso tem alguma relação com o problema do acesso à biblioteca?

- A princípio, não teria. Hegestap não é uma organização religiosa e não exigimos celibato de quem se junta a nós; todavia, uma gravidez sempre interfere no andamento dos trabalhos e nós orientamos as candidatas a tomarem suas precauções para que isso não ocorra, sob risco de serem excluídas do programa.

- Pelo visto, a sua aprendiz ignorou completamente as recomendações - observou secamente o comissário.

- Sei o que parece, comissário, mas lembre-se: avaliamos as candidatas que o seu pessoal envia. Aqui, não fazemos seleção prévia.

Bokma mordeu o canto da boca.

- Não entenda isso como crítica, - acrescentou rapidamente a bibliotecária - trata-se apenas de uma constatação. Temos que trabalhar em conjunto, com os recursos humanos de que dispomos, e, no caso de algo dar errado, buscar a melhor forma de resolver o problema, não de apontar culpados.

- Sim, concordo - anuiu contrafeito Bokma. - E o que sugere, para superarmos essa crise?

- Eu ia propor a dispensa, pura e simplesmente, mas algo na atitude de Jant me recomenda cautela: ela não quis revelar quem é o pai da criança.

- Não quero parecer puritano, mas isso nos interessa? - Questionou Bokma.

- Quando a segurança nacional está em jogo, sim, comissário - retrucou Frauke Wassenaar.

- Compreendo. Mas se esse é o ponto, também não me parece prudente mantê-la dentro de Hegestap.

- O seu pessoal propôs realocá-la numa casa da vila, sob vigilância. Vai ser melhor, inclusive para o acompanhamento médico.

- Concordo. Peço que me mantenha informado sobre os desdobramentos deste caso.

- Naturalmente, comissário - assentiu a bibliotecária.

- [Continua]

- [18-12-2021]