Fjirde

Por volta das dez da manhã, Jakkele Bokma resolveu tomar um antiácido; pelo interfone, pediu um copo de água à secretária, na antessala.

- Dia difícil, senhor? - Indagou ela, ao entrar com a água.

- Noite difícil - redarguiu ele, após engolir o comprimido. - Sair daqui em cima da hora para o Presintaasjedei do Akke, piorou a minha azia.

A secretária não falou nada, mas só pela cara, Bokma deduziu o que ela estava pensando.

- Eu sei que a minha esposa e você mesma, ficaram o dia inteiro me lembrando a hora que eu deveria sair para passar em casa, mas não podia imaginar que o ministro de Assuntos Internos iria me ligar justo no fim do expediente - protestou ele. - E sabe que foi assim, pois foi você mesma quem me passou a ligação!

Etke sabia, mas guardou para si a avaliação de que, se Bokma houvesse saído pontualmente no fim do expediente, o ministro não o teria encontrado no gabinete. E, muito provavelmente, para discutir algum assunto de rotina que poderia esperar até o dia seguinte.

- Sou testemunha, senhor - assentiu gravemente, pegando o copo vazio sobre a mesa. - Mas como foi a cerimônia? Correu tudo bem?

Bokma mordeu o lábio inferior.

- Tenho que agradecer a previdência de Ummichje; se minha esposa não tivesse se lembrado de levar o bracelete, eu e Akke íamos passar vexame na hora da apresentação.

O comissário Bokma era um homem diligente, reconhecia Etke, mas parecia estar sempre precisando de uma mulher por perto para organizar a própria vida.

- Sua esposa sabe o quanto é ocupado, senhor - minimizou a secretária, virando-se para a antessala. O telefone acabara de tocar.

- Com licença - desculpou-se; e saiu, fechando a porta atrás de si.

Trinta segundos depois, estava ligando para Bokma.

- Comissário, é Eida Westra.

- Passe, por favor - solicitou Bokma.

- Comissário - ouviu falar uma voz jovial. - Estou ligando para prestar contas da sua solicitação.

- Agradeço a presteza, Westra.

- Normalmente, esta seria uma tarefa bem mais demorada, mas como o último processo seletivo ocorreu há menos de dois anos e ainda tínhamos todas as avaliações em arquivo, posso lhe enviar as fichas para revisão ainda hoje.

- Excelente! Mas então, a ideia seria escolher uma das garotas excluídas no processo anterior?

- Apenas para ganhar tempo, comissário, - assegurou Westra - caso necessite de uma reposição rápida.

- Louvo a sua iniciativa, mas talvez não seja necessário nos restringirmos a este universo - ponderou Bokma. - Certamente, outras potenciais candidatas podem ter surgido depois da seleção que nos deu Jant.

- Naturalmente, comissário. Mas uma seleção dentro das margens de segurança aceitáveis pode levar alguns meses... três ou quatro, pelo menos.

- Mantenha a segunda colocada de prontidão, - decidiu Bokma - mas comece a procurar alguém ao mesmo nível ou superior à Jant. Creio que poderemos esperar até quatro meses por uma opção mais qualificada.

- Grata pela confiança, comissário - replicou Westra. - Vou começar a analisar imediatamente as fichas das recém-formadas em biblioteconomia; certamente, teremos novas candidatas aptas à integrar a nossa base de dados.

- Assim espero - aprovou Bokma, antes de desligar.

- [Continua]

- [19-12-2021]