Seisde

Finalmente, a tarde do último dia útil da semana chegara, e desta vez precavido, Jakkele Bokma havia solicitado à Etke, a secretária, que não passasse mais ligações quando faltassem trinta minutos para o término do expediente.

- Tenho que consertar o estrago da cerimônia de apresentação do Akke, vou levar a família ao teatro esta noite!

- Muito bem, comissário! - Aprovou Etke.

E então, Bokma começou a organizar os papéis sobre a mesa, os relatórios oficiais carimbados e assinados na caixa de saída. Estava entretido nesta tarefa, quando ouviu duas batidas na porta.

- Sim, Etke? - Indagou. - Espero que não seja nenhuma ligação...

- Não, senhor - informou a secretária, entreabrindo a porta. - É a Eida Westra, está na recepção.

Bokma ergueu os sobrolhos.

- Westra? Não me lembro de ter marcado reunião com ela, ainda mais a essa hora...

- Ela disse que é importante - redarguiu Etke.

Bokma consultou o relógio de pulso e suspirou.

- Está bem, mas avise que tenho um compromisso inadiável e só posso ficar dez minutos.

- Sim, senhor - assentiu a secretária.

Poucos minutos depois, a figura imponente de Eida Westra adentrou o gabinete de Bokma.

- Comissário! Lamento interromper o seu trabalho, prometo que não vou tomar muito do seu tempo...

E sentando-se numa cadeira diante da mesa de Bokma:

- Eu estava passando aqui por perto, então resolvi vir comunicar a minha ideia pessoalmente.

- Do que se trata? - O comissário apoiou os cotovelos sobre a mesa, mãos entrelaçadas.

- Da nossa avaliação de candidatas - revelou Westra. - Inicialmente, pensei em desenvolver algo novo, mas subitamente me veio à mente que podemos apenas adaptar a campanha publicitária de recrutamento das Bystânskorps, mudando basicamente a parte final, que fala nos requisitos, prazos e locais de apresentação.

- Isso é melhor do que examinar as fichas de candidatas, cadastradas no sistema? - Questionou Bokma, sobrolhos erguidos.

- Não, mas traria um número maior de garotas para avaliação do que a tradicional análise de fichas - reiterou Westra. - E aí, poderíamos aumentar o escopo da nossa seleção.

Bokma levou a mão à boca, ainda não inteiramente convencido.

- Não sei... dar toda essa publicidade a um assunto tão restrito...

- Mas já damos publicidade, comissário, até por ser uma exigência legal; só não colocamos anúncios no rádio e na TV, como as Bystânskorps. O objetivo final, apenas nós, recrutadores, é que sabemos. Para as garotas, será apenas mais uma oportunidade de trabalhar para o governo num cargo oficial... e sem a necessidade de fazer concurso público.

- Avaliando por esse lado... - ponderou Bokma. - Embora possa atrair mais gente do que seria desejável.

- De cara, vamos eliminar quem não tem o perfil adequado - prometeu Westra. - Basta que libere alguns dos seus leitores de aura do Berchtop: isso vai acelerar em muito o processo.

Westra parecia falar com muita segurança, e embora Bokma estivesse relutante em trazer pessoal especializado de Reeddak para a capital, acabou concordando. Os dez minutos prometidos, já haviam se esgotado.

- Está bem, Westra; vou pagar pra ver. Quando terá um esboço dessa campanha, para que eu apresente ao ministro de Assuntos Internos?

- Twadde - afirmou Westra com convicção.

- [Continua]

- [21-12-2021]