HISTÓRIA DE PESCADOR

 

 

Esta semana estive na casa de um amigo... daqueles antigos para ouvir ele contar as suas histórias de pescador – não tem como narrar suas inúmeras histórias, mas eu tive a honra de ouvi-las. Não pareciam histórias porque suas narrações pelas suas lembranças dos fatos acontecidos são verdadeiros e conta como se estivesse vivendo os momentos que lhe trazem as melhores lembranças, pois iniciou a ser pescador aos 12 anos de idade onde improvisava uma barraca do exército e amarrava a linha no dedão do pé, meio que adormecia e ficava na espreita da linha ser puxada por alguma peixe e quando isso acontecia ele iria ao delírio...Com 18 anos fez a sua carteira profissional de pescador e seu sonho começou a ser realizado, não como um profissional... era pelo prazer pois como profissão foi mestre em marcenaria, mestre de calçados... e foi o pioneiro em injetar calçados em PVC.

 

Mas meu amigo que hoje conta com 86 anos, nasceu em 14 de Maio de 1930 em Dois Irmãos, chama-se SILVINO JACOB HENRICH – adora a casa em que mora por 83 anos...sim 83 anos, apesar de ter conhecido outras paragens com Mato Grosso, Brasília e São Paulo. Tem uma predileção pela sua família com dois filhos que já são pais e avôs...um chama-se Marco Antonio e o outro Alexandre Augusto e por consequência tem duas netas e duas bisnetas e um bisneto.

Mas a vida lhe trouxe algumas provações - perderam uma filha aos três anos de idade, teve um irmão que deixou a vida aos 38 anos por conta da bebida, sua esposa que faleceu depois de ficar por cinco anos doente... sentiu as perdas mas nunca desaminou para seguir a vida porque ela, a vida continuaria e a responsabilidade com os dois filhos também. São acontecimentos que fazem parte da vida para torná-la mais desafiadora, e os corajosos sempre sobrevivem.

Jacob... como é conhecido nunca teve problemas de doenças graves, pois sua vida sempre foi dedicado ao bom lazer e isento de fumo e bebidas e por isso mantem a sua vida longeva – aos 80 anos adquiriu uma kombi com o intuito de continuar na pescaria, mas sente muito que os velhos amigos de pesca, já faleceram, mas o Jacob continua firme na sua idade morando sozinho numa casa grande onde faz todos os serviços...dizendo que é para manter a vida saudável...e mantém.

Sua melhor pescaria foi em Mostardas num lugar chamado de Banhado Grande, onde conta como “história de pescador” que os peixes apareceram tantos que chegaram a pegar seiscentos quilos de traíra que eles guardavam num cercado improvisado com taquara, mas sua decepção é que o lago avançou, levando seus peixes de volta para o lago...e tiveram que reiniciar sua pesca...Sua última e grande pescaria foi no Mato Grosso onde conseguiram pescar 60 quilos e peixe...mas as histórias continuaram... e quem não acredita em histórias de pescador...eu por ser amigo do Jacob, acredito. Em 2020 o Jacob faleceu aos 90 anos.

Neri Satter – Novembro/2016

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 29/03/2022
Código do texto: T7483659
Classificação de conteúdo: seguro