A Velha Tartaruga

Era um vez uma velha tartaruga. Ela vivia no quintal da casa de dona Augusta, no sítio Paraíso. Sua idade passava dos oitenta anos, pois pertenceu a dona Marlinha Barroca , que morreu há cinquenta anos e foi a primeira dona deste sítio e desta tartaruga .

Dona Marlinha batizou a velha tartaruga de Cândida Barroca , por ter seu casco forte e rústico e por considera - lá da família. Dizem que ela vivia dentro de casa com donaa Marlinha. Quando a pobre senhora faleceu , a tartaruga foi parar no jardim e vivia entre as flores e ganhou um companheiro macho.

Apesar de Cândida viver com seu Tuco , ela procurava viver sozinha longe das tartarugas menores , que eram suas crias.

Ela não demonstrava ter sentimento algum, pelas tartaruguinhas , nem tão pouco pelo seu macho.

Haja paciência para acompanhar seus passos de pura lentidão. As tartarugas menores eram jovens e estavam sempre diposas, e alguns passos a frente de Cândida. Tuco era sempre prestativo com a família das tartarugas.

Um dia Cândida caiu dentro de uma cisterna bem funda, como não tinha ninguém para tira -lá , de lá,

ela ficou lá ! Tuco ficou vivendo

por perto . De longe observava , sem entender muita coisa .

De repente o filho de dona Augusta veio visita - lá e ela pediu para olhar dentro do poço, e lá estava ela. Viva! Seu casco um tanto rachado, pois sofrerá alguns arranhões , devido a dramática queda, mas nada sério. O rapaz jogou o balde na carretilha e Cândida pulou dentro dela. Quando o balde subiu a tona, todos ficaram felizes e contes e aplaudiam ao esplêndido resgate. Tuco já estava ali e as tartaruguinhas também. Quem estava próximo aquela cisterna pode perceber , que a velha tartaruga e dura na queda , pois caiu de uma altura de , de vinte e cinco metrôs.

Leila Rodrigues
Enviado por Leila Rodrigues em 21/04/2022
Reeditado em 23/04/2022
Código do texto: T7500055
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.