Chegou a hora de ir embora

Enfim o inesperado acontece e quem é que vai ficar com a herança do seu Otariano, que viveu tantos anos com a dona Esmeralda Silveira, que também já foi desta para melhor. E tudo foi assim muito súbito e rápido com a morte do meu velho amigo. E a disputa foi muito disputada por todos no velório do tal defunto. Uns queriam a panela de arroz, outros queriam os talheres de prata e outros as roupas do defunto que ele nem mesmo nem chegou a usar em vida. Vai entender esse tipo de coisa?

E nesse interím chegou um padre e um pastor, o padre rezava e o pastor orava, uns cochichavam e rezavam baixo e outros oravam alto e gritavam palavras de ordens. E assim a balbúrdia foi grande. E nesse tal instante e momento o padre dava um sermão rígido a respeito da vida e da morte e sobre a salvação.

No entanto o pastor para não ficar pra trás começava a gritar alto e cheio de autoridade cobrando fidelidade dos fiéis e revindicando o dízimo e até exigindo doar todos os bens materiais do seu Otariano para a sua devida instituição.

E foi aí que o pau quebrou, porque a briga ficou generalizada, com os filhos e netos entrando na porrada literalmente, expulsando a todos que estavam causando tumulto no velório do meu velho amigo. E pra finalizar essa história inusitada chegou um pai de santo para despachar o corpo do dito cujo, com todo o ritual necessário.

E assim iam todo o povo no cortejo até o cemitério, uns rezavam, outras oravam e outros cantavam as rezas de santo. Pois o seu Otariano era do povo de santo. E ao chegar no campo santo, uns demaiavam e era aquela confusão e outros gritavam e choravam. E outros ameaçavam até entrar na cova junto com o cadáver. Vai entender isto? Enfim até que foi um evento bem animado pra variar. Não havia monotonia de jeito nenhum mano.

Déboro Melo
Enviado por Déboro Melo em 26/07/2022
Reeditado em 26/07/2022
Código do texto: T7568116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.