SUBINDO POEIRA NO VELHO OESTE (dedicado aos poetas José Corrêa Martins Filho e Antonio Souza)

 

 

Utah estava ficando muito conhecida, o Oeste crescia a passos largos e, tanta gente já deixara sua marca na cidade, que as fofocas e a curiosidade, viajavam rápido pelos dormentes da estrada de ferro. Nomes como Ioiô Belle Marsh, Búffallo Góis, Jacó White, Luna LIllyth e Verdana James, eram alardeadas por todos e, viviam na memória, daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-los.

 

O progresso diminuiu a circulação de diligências, mas, algumas ainda resistiam ao tempo. Já se aproximava o ano de 1880 e o que sobrevivia forte e seca, era a poeira, que se infiltrava na brita que cobria as ruas...Ah! O Oeste...

 

A manhã de Verão, trouxe numa diligência,  um novo morador para Utah. O forasteiro José Martins, era bem apessoado, aparentando uns sessenta anos, ele não proferiu uma palavra durante quase um ano, por algum motivo desconhecido, havia feito voto de silêncio. Isso até conhecer na viagem, a pistoleira aposentada Cris Jack, ela tanto insistiu com ele, até que ele interrompeu a duração do voto. Ela lhe esbofeteou dizendo

- Liberte os tiros poéticos dos seus dedos calados, municie-se com as suas flores e mostre o seu poder!

 

Foi uma pena, que no meio do caminho, ela tenha saltado numa fazendinha mirrada, sem um adeus sequer.

 

Logo se acomodou no hotel da família de Ioiô Belle, por ali ninguém lembrava mais do sobrenome dela, ficara viúva muitas vezes, talvez tenha tido, o mesmo número de casamentos, mas, isso pouco importava, o lugar era confortável e, as três refeições estavam incluídas na hospedagem. Soube que nos últimos meses, os donos haviam feito uma parceria, com a barbearia do francês Olavo Poét, que progredira bastante, então, até fazer a barba saíria de graça, era um bônus com certeza.

 

A estrebaria tinha um novo dono Antony Söuz, um estrangeiro d'uma terras tropicais verdejantes e belas, o porquê dele ter trocado o seu País por Utah e sua poeira, nunca se descobriu. Isso também não era relevante, muita gente se escondia, mudando totalmente de vida e, perguntas não eram necessárias. Antony Söuz, pegou como ajudante o bastardinho Jadel, que agora já estava um rapaz e, até já tinha atirado versos ímpares sobre um pistoleiro, logrando sucesso, os sonetos mal rimados do camarada, não foram páreo para a pontaria de Jadel. Sua primeira vez, foi comemorada com as meninas graciosas do Sallon. Antony Söuz, também conservava a sua fama de mau, pois pusera para fora de Utah, arrastado por um cavalo, um bandido que se atrevera a lançar seu chicote de contos eróticos, sobre a jovem esposa do barbeiro Olavo Poét, só se deu mal. Antony Söuz e Olavo Poét eram muito amigos.

 

José Martins simpático e perfumado, caiu rápido nas graças das moçoilas solteiras, só Ioiô Belle não se mostrou tão interessada, ainda não pretendia ficar viúva outra vez. A idade madura, não combinava mais tão bem, com os vestidos pretos de luto. Além do mais, ele tinha dinheiro e ouro, mas,  não tanto assim rssss...

 

Certo dia, estava chovendo e, a poeira das ruas de Utah virou lama. José Martins sabia fazer balas bem explosivas, com seus versos de flores, achou uma casa pequena e, abriu seu negócio lá, deu muito certo. Todos os futuros dueladores ou pistoleiros ocasionais, compravam com ele. Amealhou cedo uns bons cobres, foi a essa altura que Antony Söuz, resolveu disputar com ele, a atenção da doce professora de Utah, Roberta Leroy, a moça estava lisonjeada com a atenção, mas, os moradores da poeirenta Utah, babavam por um duelo, os últimos tempos, embora no Oeste, os recentes tempos andavam pacatos demais. Desejavam corpos crivados de versos e prosas, estendidos no solo coberto de poeira e brita. Até os filhos do Velho Fábio Brandon, da funerária, estavam querendo um lucrozinho maior rsss...

 

Os dois não conseguiam se entender, lançavam contos de terror um sobre o outro, versos de natureza morta e, a pobre Roberta Leroy, não se decidia por nenhum deles, detestava violência ou verbos chulos. Não houve jeito, eles marcaram um duelo, ao nascer do Sol. Utah virou uma festa. Praticamente, a cidade parecia querer escolher o futuro marido de Roberta Leroy, ela estava desolada, mas, as flores de José Martins, até fariam com que ela, torcesse por ele, gostava de homens maduros.

 

A turba animada com o duelo, energizada com o mel de engenho alcoólico e, até porque o combate tinha um bom motivo, a professora Roberta Leroy, já estava sozinha há muito tempo, precisava de um marido.

 

Começa o combate, Antony Söuz, munido de suas quadras e, José Martins com o revólver cheio de poemas floridos e, se um dos dois...por acaso não finalizasse o outro, tinha outro carregado de poesias comemorativas, precavido aquele homem.

 

A torcida era quase toda de José Martins, afinal, sentiram a preferência de Roberta Leroy por ele.

 

Tudo terminou muito rápido, apesar da decepção da população. 

 

Antony Söuz, é derrotado com um tiro certeiro no peito, ficando perfumado de flores, o que daria menos trabalho aos Brandon.

 

A comemoração em Utah, foi a habitual, bebidas, mulheres, versos e prosas e, tiros de sonetos para o alto.

 

Roberta Leroy, perdendo um pouco da timidez, corre para José Martins e, lhe dá um abraço apertado, ficando rubra em seguida, como se tivesse lido um poema sensual.

 

José Martins por sua vez, encheu o peito, tal e qual um pavão, fez um reverência à doce mulher, lhe deu o braço e, saíram juntos caminhando até o hotel, para almoçarem juntos e também, se conhecer melhor........e assim Utah seguiu crescendo e rendendo desta vez, uma linda história de amor. Só ficou um rastro de tristeza em Olavo Poét, que perdera o seu grande amigo, mas, era o Oeste...nada que um bom whisky não amenizasse a dor. 

 

 

 

 

* Recomendo a leitura dos quatro contos de aventura anteriores, sobre o Velho Oeste. Só para melhor entendimento.

 

- Ioiô Belle Carson - A Viúva Negra do Velho Oeste 

- Rodeio de Duelos

- A Vinganca de Miguel Jacó West 

- O Repositório de Lágrimas de Roberta Leroy

 

Obs: Os contos independem uns dos outros, é só uma dica. 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 26/07/2022
Reeditado em 26/07/2022
Código do texto: T7568564
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.