O segredo dos meus cabelos

Laisrén Mac Ailin entrou na vila correndo e gritando, mãos em concha à frente da boca:

- Os vikings estão chegando!

Os aldeões imediatamente cercaram o mensageiro.

- Quais vikings? Seja mais específico! - Exclamaram impacientes.

- São os homens de Hrapp Adilsson - esclareceu Mac Ailin.

As mulheres ao redor do mensageiro abriram sorrisos.

- Os homens de Hrapp Adilsson são generosos - murmuraram.

- Preparem-se para recebê-los, devem estar aqui em pouco tempo - comandou Brine Ó Glaisne, líder da comunidade.

E quando os vikings chegaram, várias cadeiras já estavam estrategicamente colocadas sob as árvores ao redor da vila, cada uma delas com uma mulher de pé ao lado.

- Fizeram boa viagem? - Indagou solícito Ó Glaisne para o comandante viking.

- Demoramos mais tempo no mar do que o previsto - admitiu Hrapp Adilsson. - Por isso a parada antes do ataque, em vez de na volta, como de praxe.

- Por favor, queiram se instalar; nossas profissionais mais habilidosas estão prontas para atendê-los - declarou Ó Glaisne com uma vênia.

Os vikings sentaram-se ordeiramente nas cadeiras e reclinaram as cabeças para trás. Alguns até fecharam os olhos.

- Só retoca as raízes ou descolora tudo? - Indagou Eibhlin Ní Siail, responsável por cuidar das madeixas de Hrapp Adilsson.

- Pode descolorir tudo - autorizou o viking. - Vão ser mais seis semanas no mar, não sei se teremos tempo de passar aqui na volta.

E fechou os olhos, cabeça reclinada para trás, enquanto a cabeleireira começava a molhar seu cabelo.

- [13-08-2022]