ASSALTO EM UTAH NO VELHO OESTE (alguns recantistas vão se achar por aqui)

 

A segunda manhã de Julho, acordou triste, pela primeira vez em muitos anos, desta vez também, foi a vez de alguém, que não fosse Ioiô Belle...atualmente Thompson, vestir o negro do luto. Ioiô Belle partiu feliz, em pleno coito com o marido, a sua única filha..fruto de um dos seus muitos casamentos, vestiu-se de preto, para honrar a mãe. A cidade se dividia, entre os que pensavam...já foi tarde e aqueles que sempre se beneficiaram nos negócios com ela e, agora cofiavam os bigodes, sem saber como seria dali pra frente. Ela era uma pessoa forte e conflitante, mas, com toda certeza...inesquecível. Utah devia muito do seu progresso, à ambição dela. Se a filha mantivesse o pulso firme, ficaria ainda mais rica.

 

Muita gente nova chegava, progredia e ia embora, mas, algumas figurinhas carimbadas ali permaneciam, porque preferiam raízes fincadas no pó do Oeste, do que o movimento contínuo nas grandes cidades e, suas construções acinzentadas. 

 

Era o caso de José Martins 'o comerciante de balas explosivas' e sua doce esposa a professorinha Roberta Leroy, muito querida na cidade.

 

Olavo Poét, se tornou um abastado barbeiro. Há uns anos atrás, recebeu a proposta de uma senhora elegante, mas, que perdera a sua fortuna, por ter traído o marido, então, em troca de moradia e, uma pequena paga para o sustento, ela trabalharia pra ele, fazendo as unhas, não só dos homens, mas, também das mulheres da cidade. Deu tão certo, que Olavo Poét comprou uma casa anexa, separando os serviços, uma parte era para os homens e, a outra parte era um salão para mulheres, onde faziam cabelos e unhas, onde além de fofocarem bastante, compunham poesias de amor, imaginavam paixões e até safadezas, que algumas jamais fariam rsss..  esse acordo fez da forasteira elegante, sócia de Olavo Poét, enricando a ambos. O nome da forasteira era, Nanda Jerez. 

 

O advento da chegada da ferrovia, tendo estação em Utah, movimentava bem a cidade, mas, o ouro do banco e, o dinheiro dos comércios, hotel e bares, eram passageiros constantes dos trajetos, sempre cercados de seguranças, o que atraía a atenção belicosa de pistoleiros, para roubar, principalmente o ouro. Foi uma semana depois do sepultamento de Ioiô Belle, que um assalto desses aconteceu. 

 

Os pistoleiros, já andavam estudando  a cidade, ficavam no Sallon ou andando à tôa, até mesmo acampando por perto, às vezes recebendo 'visitinhas' de umas florzinhas do Cabaré, que gostavam de experimentar "novos sabores' ...se é que me fiz entender.

 

Os pistoleiros eram de outras pradarias, talvez viessem de Nevada...quem saberia, eles não eram de muita fala. Só estavam esperando a hora certa, para atacar o trem. Eram seis homens, jovens, mas, não muito, bem armados e ágeis em seus cavalos. Seus nomes eram Casmil um português, Charles Lin, que parecia ter algum parente chinês, por causa dos olhos puxados, Severo James, Johnny Hics, Albert Valenzia, que deveria ser nascido no Novo México, por causa do sotaque e o mais  soturno deles e, que parecia ser o líder do bando, Robert Jun, sombria figura, mascava fumo o tempo todo, o que deixava seus dentes amarelados, quando bufava suas poesias, o tema sempre era dourado e prateado, ouro e moedas de prata. Os outros, se espalhavam em contos de aventura, amores e ardentes paixões, sonetos de mares, pois a poeira de Utah entrava nos poros, mesmo com o solo da cidade, há muito tempo coberto de brita.

 

O trajeto do trem que seria atacado, já estava escolhido, o dia seria 30 de Agosto e a hora, logo depois do raiar do Sol no Oeste. Mas, a fama de uma loura, inteligente, corajosa, empoderada, exímia atiradora e hábil ladra de trens, Mia Clark...rondava os dormentes da ferrovia. Pobres daqueles que cruzavam o seu caminho. A fama que a precedia, narrava no boca a boca, como era a atuação dela. Mia Clark nunca roubava o dinheiro todo, tampouco o ouro todo. Era inexplicável, como que sozinha, ela conseguia efetuar os roubos. O segredo era o encantamento de suas poesias sensuais, quando as balas poéticas saiam de suas pistolas, os atingidos ardiam de prazer e loucura, se tornando reféns e servos dela, carregando uma carroça com o espólio do assalto para ela e, só saindo do transe, quando ela já estava bem longe. Sua inteligência, era a sua melhor e, mais precisa arma. 

 

O dia 30 de Agosto, acordou bocejante, parecia que o horizonte se espreguiçava em rimas doces. Utah, principiava os movimentos, consequentemente, o seu subir habitual de poeira. As crianças já seguiam a trilha da professora Roberta, para a escola, Olavo Poét e Nanda Jerez, já davam as ordens, para a abertura das portas dos seus salões.

 

Já no Sallon, o bastardinho Jadel, agora homem feito, escorregava o seu corpo nú, para longe das figuras carnudas e despidas, de Sandy, a gringa e Luz de Crystal, a mestiça Cherockee. Fora uma noite intensa, emoldurada de sonetos pardos e, poemas livres e profundos, o trio praticou bastante a 'profundidade invasiva' ...até se cansaram bastante com isso. Só que apesar de bonito, inteligente e exímio atirador, Jadel preferia as carnes gratuitas do que trabalhar, só se esfalfava pelo mínimo, bastava pagar seu whisky e comida, no mais, as florzinhas o sustentavam. Uns versinhos safados ao pé do ouvido e, elas atendiam a todos os seus desejos.

 

O Trem, começou a sua aproximação do trajeto, onde o bando de Robert Jun iria assaltar o trem. Tudo articulado, bando armado até os dentes, a carroça para a fuga com o espólio do roubo posicionada. Só que do outro lado da ferrovia, pronta e inspirada estava Mia Clark, linda e bem armada. Tadinhos dos pistoleiros, em breve descobririam, o poder de Mia Clark.

 

Casmil e Charles Lin, forçaram a parada do trem, apontando suas espingardas para o condutor, que prontamente puxou o freio. Severo James e Johnny Hics atiraram seus contos de terror e aventura, sobre os seguranças do ouro, rapidamente finando a vida deles. Albert Valenzia e Robert Jun foram descarregando o ouro e os malotes de couro com dinheiro, arrumando dentro da carroça, quando aparece a figura imponente da loura Mia Clark. Ela com um belo sorriso, atira sobre os dois um longo e instigante poema sensual e, eles viram zumbis de prazer, serviçais das ordens dela, que ordena...coloquem na carroça, apenas dois terços do ouro e quatro bolsas de dinheiro e, montem em seus cavalos em linha reta, até que o lombo doa. 

 

Seguindo para dentro do vagão/cofre do trem, atira sobre Severo James e Johnny Hics, dois poemas sem rimas ou regras, mas, bem calientes e, o incêndio prazeroso, incinerou imediatamente as figuras dos dois.

 

Logo em seguida, Mia Clark, foi para a frente do trem e, sem piedade, atirou um conto fogoso sobre Casmil e Charles Lin, tão intenso, que colocou os dois por terra de forma abrupta. Deu um beijo no condutor, deu um tchau sorridente, para os passageiros apavorados, subiu com suas armas na carroça abastecida, o trem seguiu viagem, aliviado de alguma carga e, dois anos depois, pelas bocas dos dormentes da ferrovia, voltou-se a falar da loura Mia Clark, assaltante de trens, só que desta vez no Arizona.

 

Assim seguiu a saga de Utah e sua poeira, que mesmo com o progresso veloz, seu povo não conseguia estirpá-la. A natureza é perfeita,  o poeiral talvez, seja feito de versos finos granulados, flutuando no ar d'um Velho Oeste, em pleno rejuvenescimento.

 

 

 

 

* Para melhor compreensão, embora independam uns dos outros, indico a leitura dos 05 contos anteriores:

 

- Ioiô Belle  - A Viúva Negra do Velho Oeste

- Rodeio de Duelos no Velho Oeste

- A Vingança de Miguel Jacó West 

- O Repositório de Lágrimas de Roberta Leroy

- Subindo Poeira no Velho Oeste

 

 

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 18/08/2022
Reeditado em 20/08/2022
Código do texto: T7585092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.