DESPEJO DA DILIGÊNCIA REMANESCENTE DE UTAH  (Velho Oeste) - dedicado aos escritores Moacir Rodrigues, Candio Domingues e Nana Gonçalves - Último episódio da saga

 

A notória poeira de Utah, seguiu o desenvolvimento crescente no Velho Oeste, mas, nem a nova camada de brita, a deixou menos presente. Ah! Quantas histórias se espalharam pelo ar, cobertas de poeira. Prosas e versos serão atiradas para o ar, mantendo a saga de Utah viva por muitas gerações. 

 

Apesar do progresso galopante, ainda havia uma diligência remanescente, que levava e trazia forasteiros para a cidade, muitos fugidos querendo refazer a sua lenda, outros para se fazer na vida num lugar próspero e, alguns para virar lenda, como fora a história inebriante e cruel, de Ioiô Belle Marsh ao fim da vida, tendo chegado à Utah, como o sobrenome de Carson. O sucesso de Utah, alardeando pelos dormentes fofoqueiros da ferrovia, se devia a ela, que depois de tantas roupas de viuvez, tantos outros casamentos além da adoção de outros sobrenomes, deixou para sempre a sua marca no Velho Oeste. Ainda estando o seu legado, aos cuidados da fogosa e cruel filha, Lorraine.

 

Tarde morna no poeira de Utah, chega a diligência remanecente e, despeja dois novos forasteiros, o soturno Mo Rodriguez, vindo à negócios, com um cinturão com fivela dourada, onde estavam impressos dezenas de cruzes. A fivela impressionantemente grande, não era dele, mas, já já saberão a sua real procedência. Desce também, a substituta da professora Roberta Leroy, a mulher madura e linda Nana Lee, que escondia no fundo de sua mala, duas pistolas, recentemente usadas, outra história que logo terão conhecimento. Ah! Meus amigos, Utah vai acumulando em balas poéticas explosivas e, nos seus sonetos ardentes, muitos segredos de alcova, duelos de poesias, versos pungentes e cruéis personalidades.

 

Logo o hotel de Lorraine acomoda o forasteiro Mo Rodriguez e, o Sallon em breve receberá a sua visita, para saciar a sede de margaridinhas, loucas por dinheiro, moedas de ouro e prata, além de óbvio, intensos prazeres. 

 

O xerife Estêvão Silver, leva Nana Lee, a nova professora, para a pequena casinha reservada para ela, avisando que na manhã seguinte, Padre Cristian Kant, a acompanharia para conhecer a escola, onde ela lecionaria.

 

A Barbearia e salões de Olavo Poét e Nanda Jerez já estavam abertos e, a todo vapor. Mas, o safado do Olavo Poét, estava tentando imaginar um jeito, de se livrar da esposa, pois na única vez que Lorraine abriu a guarda...e outras partes para ele, a paixão fogosa da jovem mulher, fez dele seu refém e servo. Pobre coitado, por amor às carnes dela, nem se apercebia donde estava amarrando, o seu velho cavalo não não...logo estaria viúvo, mas, morador eterno no fundo de uma mina abandonada, nos arredores da cidade. Lembrando que Lorraine era amante do bastardo e bom vivant Jadel e, se cansava fácil de seus outros divertimentos, por assim dizer.

 

O Sol crestava alto num 1898 matutino, quando uma carroça, guiada por um morador antigo da cidade, chega trazendo um corpo ainda jovem, de um homem crivado de balas de haikais de natureza duvidosa, logo souberam pelo xerife Estêvão Silver, que se tratava do temido pistoleiro Candio Smith, procurado pelos federais há anos, por roubo de diligências cavalos e gado.

 

O que não se explicava, era o desaparecimento da enorme fivela dourada, com dezenas de cruzes impressas, que aparecia em todos os cartazes de ...PROCURA-SE VIVO OU MORTO, indicando a recompensa, espalhados pela cidade. Tampouco se entendia, o arroxeado de todo rosto inchado dele, afinal o bandido morrera de tiros ou fora envenenado, pois só óleo tóxico de flor do deserto, provocaria aquela coloração no morto. Tudo muito estranho e, a poeira de Utah, sabia que só Mary Peňa, a florista de Nevada, sabia como preparar. Mas, a fivela grande e dourada já fora despejada em Utah, só que presa ao cinturão de Mo Rodriguez, o forasteiro soturno, que disse ter vindo à cidade para negócios. Os cabelos grisalhos do xerife Estêvão Silver, se arrepiaram na nuca, seria preciso apurar este detalhe. Será que o soturno homem matara o bandido? E se foi a tiros, porquê do arroxeado no rosto de Candio Smith? Bem que o xerife, andava estranhando, a calmaria no último ano, na cidade da poeira resistente.

 

Nana Lee, acha a casinha confortável e, se despedindo do Xerife que lhe acompanhou até lá, começou a desfazer a sua mala. Não tinha muita coisa, mas, um detalhe misturado aos seus acessórios femininos, era no mínimo diferente, do que se espera encontrar na mala de uma professora, além de livros, régua e compasso. Embrulhados em meias, dois frascos de óleo tóxico e venenoso de flor do deserto. Além de duas pistolas recém usadas e, uma caixa pequena de balas balas de poesias explosivas. A face clara e simpática de Nana Lee, jamais deixaria que pudessem imaginar, que houvesse alguma história sôrdida ou cruel, por detrás daquele rostinho. Muitos segredos, foram despejados pela diligência remanescente. Veremos o que irá se revelar, com o passar dos dias poeirentos em Utah.

 

Enquanto o xerife Estêvão Silver apura os fatos sobre a morte do bandido Candio Smith. As pessoas na cidade se entristecem...tudo bem...só um tantinho de nada...com a morte repentina da esposa do barbeiro Olavo Poét, pobre mulher, numa manhã não acordou e, o marido devastado...só que era só farsa...chorava sobre o corpo gelado da esposa.................que cena dolorida...grande ator era o barbeiro safado. Mas, o arroxeado da mulher chamava a atenção...óleo tóxico e venenoso de flor do deserto...de novo...na mesma semana...Mary Peňa de Nevada tão longe...como explicar os dois casos. Lógico que você que já leu o conto até aqui, já supõe a resposta, mas, como Olavo Poét teria tido acesso ao veneno? Teria sido ele o autor do crime? Ou Lorraine  ou outros OUS ...como tirar a brita de sobre a poeira, que guardava tantos segredos. Enquanto isso, o soturno Mo Rodriguez, amaciava umas carnes usadas e tinha os seus desejos atendidos, por uma margaridinha loura Mimi Luna e por uma rosa em flor Danna Verdi, uma ruivinha. O soturno homem até abriu um sorriso, mas, quando Mimi Luna viu o cinturão, com a fivela dourada do homem, teve um leve estremecimento. Lembrou-se de ter retirado com a boca, o mesmo cinturão, d'um homem gostoso, em sua estada no Novo México, isso há muitos anos atrás e, com certeza, não era aquele que estava com ela naquele momento...sentiu que dono real do cinturão, enfim encontrara o seu carrasco. As noites teriam menos poemas ardentes no Velho Oeste. 

 

O xerife Estêvão Silver, não conseguia ligar todos os pontos, então, seguia ouvindo  um e outro. Enquanto isso, os Brandon, enterravam mais um. 

 

Nana Lee conheceu a escola, conheceu as crianças e também, alguns pais. As duas semanas seguintes, seguiram a rotina normal da cidade, um corpo caindo aqui é acolá, algum sangue poético nutria a poeira com brita. O Sallon, o Hotel e o banco de Lorraine prosperando e, ela se esfregando com um e outro, aqui é ali.

 

Desta feita, Lorraine se cansou de Olavo Poét e, pediu para o bastardo amante Jadel, 'dar um sumiço' no homem. Queria carnes mais novas, quem sabe...d'um soturno novo hódpede, ele queria fazer negócios com ela, mas, ela só queria o ouro que ele disse possuir e, talvez experimentar, um outro negócio dele, se é que me fiz entender, afinal a sordidez poética dela, era tudo, menos lírica. 

 

Jadel o bastardo, ouviu da boca de Mimi Luna, a desconfiança dele sobre o morto Candio Smith e, o cinturão que agora pertencia à Mo Rodriguez, ele ouviu e resolveu vigiar o soturno negociante. Antes disso, criou uma tocaia junto com um mestiço chamado Solano e, rapidamente, abateram Olavo Poét, desovando o corpo, no fundo de uma mina de carvão abandonada, nos arredores da cidade. Não deixaram rastros, ficando Nanda Jerez mais rica, como única dona dos dois salões e barbearia. O choro pelos mortos, logo seria absorvido pela poeira de Utah. 

 

Nana Lee, em todas as vezes que cruzava seus ohos com os de Mo Rodriguez, recebia de volta um olhar de cumplicidade, o que não passou despercebido de Jadel o bastardo, pois seguia vigiando o homem de perto. Ali tinha alguma coisa escondida, ah! Se tinha. Logo comentou o assunto com Lorraine, não que ela estivesse interessada, no desvendar da morte do bandido Candio Smith, mas, ter o tal óleo tóxico e venenoso de flor do deserto, seria um grande achado. Arquitetou uma trama...uma cilada dúbia, pois tiraria proveito de Mo Rodriguez também, mas, descobriria a verdade nesta mesma noite. O soturno homem, salivou com o convite para a suíte dela no hotel, já imaginava delícias, pois a fama de Lorraine corria solta, pelos dormentes fofoqueiros da ferrovia e, eram ecoados pelos grãos de poeira de Utah.  Puxara a mãe, Ioiô Belle Marsh, era o que se ouvia, mas, como detestava preto, jamais seria chamada de viúva negra, luto negro...não lhe caía bem.

 

Tudo armado, Jadel e Mimi Luna por perto, em quartos adjacentes, a pistola de balas de prosas doloridas de Lorraine carregada e, escondida debaixo do colchão. Faltava só a chegada do convidado, Mo Rodriguez não se fez esperar.

 

Conversa e beijo vai, sacanagem no vai e vem, Lorraine sobe no homem e, rápida como uma gata, aponta a arma para a cabeça dele e, Jadel e Mimi Luna entram abruptamente, apontando outras duas armas para o cara, que sem chance alguma acaba confessando que, no caminho para Utah, a diligência foi abordada por Candio Smith, num trecho do desfiladeiro, só que Nana Lee foi certeira e precisa, mandou dois balanços de poesias explosivas, sobre o peito do bandido, o colocando por terra. Mo Rodriguez deu um saquinho de moedas de ouro, para o condutor da diligência, comprando o seu silêncio, na simples intenção de preservar a companheira de viagem. Já Nana Lee, nem se importando com isso, tira dos seios, um pequeno frasco e, deita algumas gotas dentro da boca do morto, que quase que imediatamente, fica arroxeado. Seguem viagem, como se nada tivesse acontecido, mas, por mera cortesia, Nana Lee conta que o óleo era um veneno poderoso, preparado a partir de flores do deserto, só que de um tipo específico e, fora a sua prima Mary Peňa, que lhe dera de presente, só para sua segurança. O assassinato pelo caminho, serviu como um teste do produto, nada mais. Não eram na verdade, criminosos, logo, também não pretendiam deitar na fama...só que este segredo nas mãos de Lorraine, poderia se tornar um problema. 

 

Utah amanheceu sem dois belos cavalos e alguns suprimentos a menos, pois na dúvida, Mo Rodriguez e Nana Lee fugiram da cidade na madrugada, deixando Utah outra vez sem professora, um xerife sem desvendar um crime, tampouco explicação, para o arroxeado da esposa falecida do barbeiro desaparecido e uma Lorraine possessa e, focada na intenção de achar, a tal Mary Peňa, mas, o século XX já se aproximava e a poeira finalmente controlada, guardou muitos segredos e mistérios, sob o novo solo de Utah.

 

 

 

 

 

 

 

* Indico a leitura, dos contos de aventura no Velho Oeste  anteriores, para melhor compreensão, mas, os contos independem uns dos outros:

 

- IOIÔ BELLE CARSON  - A Viúva Negra do Velho Oeste 

- Rodeio de Duelos no Velho Oeste 

- A Vingança de Miguel Jacó West 

- Repositório de Lágrimas de Roberta Leroy 

- Subindo Poeira no Velho Oeste 

- Assalto em Utah no Velho Oeste 

- Viola Cantante no Velho Oeste 

- Cobriram A Poeira de Utah de Sangue

 

 

Caríssimos, com este conto, se encerra a saga em Utah, muito grata a todos, que visitaram os episódios e, aos que com as suas personagens, enriqueceram a inspiração, meio doidinha desta colega recantista, muito feliz pela repercussão e, pelos comentários generosos e divertidos que recebeu. 

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 29/08/2022
Reeditado em 29/08/2022
Código do texto: T7593914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.