O SEGREDO DA POEIRA DE UTAH (Velho Oeste) dedicado ao poeta Moacir Rodrigues

 

Desde os tempos desbravadores, Utah era famosa por seu poeiral, que mesmo contra a vontade da população da cidade, ela estava presente nos dias, tardes, noites, casas, comércios, poros e, nem mesmo a paróquia escapava do seu seco assédio. 

 

Os antigos índios e anciões da cidade, contavam histórias, sobre a lenda dos ossos incinerados. Diziam que a poeira, era oriunda de uma parte desértica, onde nos tempos remotos, queimavam os corpos dos desafetos e malfeitores, ficando as cinzas deles, espalhadas no ar. Também falavam, que elas não se dissipavam com o vento, flutuavam e assentavam no chão. O Velho Oeste produziu muitas cinzas, em disputas de terra, então, a quantidade de cinzas, mais a terra dos caminhos, sem muita explicação ainda, se tornou a poeira persistente de Utah.

 

Penso eu, nestes anos que se aproximam do século XX, que se você passar por Utah, é melhor ter consigo um lenço úmido e, sendo possível, respire com respeito aos mortos, pois eles entrarão por suas narinas, boca e poros, sem pedir.licença.

 

Podem perguntar até para o sábio Moa Jack, sempre afiando o seu punhal ou, lubrificando o seu revólver, de onde já saíram acrósticos mortais no passado, pois participou de vários duelos, saíndo ileso de todos eles. Agora idoso, era o contador de histórias de Utah e, muito respeitado, ele tossia muito por causa da poeira, sempre falando para os pequeninos, que quando ele partisse, não desejava ser queimado, porque já tinha muita gente pairando no ar e no solo de Utah. 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 14/10/2022
Reeditado em 14/10/2022
Código do texto: T7627465
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.