UTAH E SEUS CAUSOS POEIRENTOS (sequência de contos do Velho Oeste - miniconto dedicado ao poeta Moacir Rodrigues e aos amigos recantistas)

 

 

Desde que ioiô Belle Carson chegou à Utah e deixou histórias de violência, casamentos e sepultamentos, viuvez era seu sobrenome, por assim dizer, mas, o nome do meio era prosperidade. A mão firme e lábia para os negócios, seja no Sallon, no Hotel e mais tarde no banco, bem como as alianças com a ferrovia e a mina de prata de Juli e Barret Jameson, favoreceram não só a ela e aos seus descendentes, como também, aos comerciantes da Cidade poeirenta, sempre crescente. Duelos poéticos ou libidos borbulhantes e a poeira, eram perpétuos no lugar. 

 

Hoje em pleno ano 2000, não existem mais diligências, poucas são as pessoas que andam à cavalo, tampouco os Sallons são mal vistos, ao contrário, são pontos turísticos.

 

Há quem diga, que em alguns, certas alcovas ainda preservem a notoriedade dos tempos desbravadores,  com suas 'mocinhas fáceis', forasteiros satisfeitos e cowboys abusados enricando rsss...afinal, as ligas vermelho grenás, ficam bem num belo par de coxas em qualquer época, que o diga o velho e assanhado barbeiro e dono de salões de beleza, o francês Olav Poét, que mantinha suas pistolas bem azeitadas e suas balas poéticas explosivas, untadas e  preservadas.

 

O duelo mais recente, deixou a funerária da família de Fábio Brandon, mais abastada ainda. O vencedor fora Moa Jack, um acróstiqueiro violento e abusado, que derrotou entre outros, Albuquerque com seus poemas verdes exuberantes e, lendas misteriosas de florestas, Luna Moze - a Pistoleira Blond das poesias de mira certeira e o bastardo Jadel ex-Xerife, com uma saraivada de acrósticos explosivos, duplos e triplos, contra os poemas sensuais e nús do camarada, não teve dó. Foi um levantar de poeira e inusitados aplausos, ô povo moderno, que curte e aplaude violência poética, é...o início do ano 2000 já dava mostras do que se esperar dele.

 

 

 

 

 

* Caso se interesse, tenho vários contos de aventura sobre a mesma temática, o primeiro deles foi Ioiô Belle Carson - A Viúva Negra do Velho Oeste, a sequência acentua o entendimento dos personagens, mas, os contos são independentes.

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 11/04/2023
Reeditado em 17/04/2023
Código do texto: T7760875
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.