UTAH, POEIRA, PREFEITO, PROFESSORINHA E UM NOVO DUELO NO NOVO VELHO OESTE (dedicado aos poetas BARRET, Nana Gonçalves, Poeta Olavo, Luna Mia e amigos recantistas)

 

Mia Lorraine e seu amigo gato Brad, seguiam a vida tranquila envoltos na poeira de Utah. Cada vez mais próspera e moderna no auge do ano 2002. A parceria afetiva do Prefeito Dom Barret com a professora Nana Gonçalez, deu muito certo, a inteligência e criatividade dos dois, trouxe novos investimentos e novas empresas para a cidade. Apenas o velho e assanhado barbeiro Olav Poét, sentia falta do antigo Velho Oeste e dos seus duelos poéticos. O último teve Moa Jack como vencedor, mas, o Arizona estava mais interessante pra ele, que aproveitando a ferrovia, foi  deixar suas balas explosivas de acrósticos, provocando novas memórias nos dormentes de outras bandas. 

 

Só que de tanto se queixar, Olav Poét convenceu um jovem apache, o robusto Solano Bird, a desafiar o neto de Ioiô Belle Carson...ok...talvez o sobrenome seja outro, mas, quem liga? O nome do neto era Del Smith e, tinha dedos nervosos, suas pistolas carregadas de poesias nuas e explosivas, já derrubaram alguns pelas ruas poeirentas de Utah.

 

O anúncio do duelo logo rendeu uma fofocaiada na cidade, os mais antigos sentiam falta do cheirinho de pólvora poética, tudo andava muito calmo, a madorna do tempo, não representava Utah, o povo queria sangue poético pelo chão rsss...o novo Oeste permanecia velho na essência.

 

Mia Lorraine quando soube do duelo, agarrou Brad tão forte, que ele reclamou miando bem alto. Os dedinhos indicadores de Mia se movimentaram febrilmente...foco Mia...você mudou de vida, pensou...mas, faltava febre, adrenalina, medo...mas, assistir não faria mal nenhum.

 

O Xerife Carqueija, não compactuava com isso, não era chegado à violência, as leis eram mais severas nesses novos tempos, só que a pressão exercida pelo Prefeito Dom Barret, pela professora Nana Gonçalez, pelo barbeiro Olav Poét  e pela população de idade mais longeva, estava grande demais. Além disso, a simples menção do duelo, estava atraindo muitos turistas para cidade, para os cofres da Prefeitura isso seria fantástico. Então, que fosse feita a vontade da maioria. 

 

O rebuliço logo se deu, comidas preparadas, barraquinhas sendo montadas em torno da Praça do Poço e, pelas laterais da Rua da Matriz. Os Brandon na funerária, polindo caixões, com sorrisos nos rostos. Mia Lorraine e o Dr. Silvanio Noir a postos e, com o consultório abastecido.

 

Povo todo animado, os Sallons febris, muito whisky nos bares e as 'mocinhas fáceis' se produzindo para o pós duelo, que por certo seria ainda mais animado. O casal de chineses Juli e Yong Lee, que morava na cidade há uma década, providenciava uma incrível queima de fogos. O hotel e as hospedarias estavam lotando rápido. Os dedinhos indicadores de Mia Lorraine estavam em frenesi...Mia Mia...juízo...ela pensava. 

 

O dia do duelo se apresenta em cores opacas, mas, movimentadíssimo, a curiosidade lá em cima, os organizadores e apoiadores felizes as tampas, aguardando o horário marcado do embate, 10h00 em plena Rua da Matriz, o Padre Jacó só rezava, logo ele que acreditava que o Velho Oeste, já saíra do peito do povo...ledo engano, as balas poéticas explosivas venciam sempre, Deus no comando e joelhos no genunflexório.

 

Dez em ponto Solano Bird e Del Smith frente à frente, silêncio absoluto, até os grãos da poderosa areia de Utah, estavam em suspensão. 

 

Os padrinhos de ambos em posição, contagem feita e os tiros explosivos de sonetos e tercetos poéticos disparados, então...........

Solano Bird tomba com um soneto impecável dentro do peito, mas, segundos depois, um tiro certeiro de poema sensual explode a cabeça de Del Smith...ninguém entendeu nada, mas, Mia Lorraine e o gato Brad, não estavam mais na cidade na hora seguinte. 

 

Dias depois, encontraram no alto do sino da igreja, uma pistola com um cartucho de poema deflagrado, como narradora desta memória de Utah, creio que Mia Lorraine não se conteve. Tomara que o gato Brad, esteja gostando da viagem de trem, tudo bem, sei que é só uma suposição minha. A poeira de Utah com certeza, sabe a verdade.

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 18/04/2023
Reeditado em 20/04/2023
Código do texto: T7767047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.