A MODERNIDADE DO NOVO VELHO OESTE EM UTAH (dedicado aos amigos recantistas)

 

 

Tempos modernos, telefone, internet, carros modernos e rápidos. Os trens pareciam hotéis intinerantes de luxo. Utah mantinha sua poeira como encanto turístico rsss...

 

A cidade estava toda impecável, hotéis e hospedarias bem equipados, com serviços. Agora eram quatro bancos concorrentes...tudo bem...nem tão concorrentes assim, afinal a teia poderosa da família de Ioiô Belle Carson, talvez Smith, Sanders, Thompson...sabe-se lá...foram tantos casamentos e outros tantos vestidos de luto, que dizer  família de Ioiô Belle já os identificava. Todos os bancos pertenciam a eles também. 

 

A funerária dos Brandon agora tinha até serviços de cremação e, a empresa tinha filiais por mais dois Estados americanos.

 

Pleno início do ano de 2003, Olav Poét, o velho barbeiro assanhado, já virara semente, mas, a sua barbearia e clínica de beleza ou complexo de beleza, como queiram,  continuava sendo gerida pela família dele com sucesso.

 

O Dr. Silvanio Noir, agora era diretor do hospital recém inaugurado. Ainda assim mantinha o seu antigo consultório aberto, para atender aos menos favorecidos. À boca pequena, na realidade, ele o mantinha em funcionamento, para atender aos feridos nos explosivos duelos poéticos. Utah crescia, prosperava, mas, a essência do Velho Oeste permanecia bem viva, em seus mais antigos habitantes.

 

Os incentivadores e também patrocinadores dos duelos eram, os três bastardinhos de Lia Norris e Norma Bell's, ambas eram casadas, quando traíram os seus hoje já finados maridos, com o bastardo Jadel, o 'ex de tudo um pouco' da cidade, de bom vivant nos Sallons a pistoleiro, de mascate à Xerife, hoje já bateu as botas, mas, deixou sua descendência por lá.

 

Os rapazes frutos de seus 'encaixes e desencaixes' amorosos, se chamavam Denis e Louis Canto Norris e por fim, Lucas Bell's, belos espécimes masculinos, todos louros de olhos azuis. A aparência deles, já provocara até um duelo entre mulheres, que não aceitavam ter que dividir a atenção deles. 

 

O último embate explosivo, se não me falha a memória, foi no início do ano de 2002, entre Martha Sanders, a ruiva da pistola de prata, ela parecia doce em seus tiros de contos fascinantes, mas, era violentamente elegante num duelo. A outra desafiante foi Ondina Burguess, bem branquinha de cabelos castanhos curtos, que usava um revólver antigo, sempre abastecido de balas de poemas explosivos de loucura, daquela feita ela saiu vitoriosa, deixando Martha Sanders aos cuidados da funerária dos Brandon e, eles fizeram um belo trabalho, ela estava linda em seu leito derradeiro, todo florido e entre as mãos, como um mimo, estava colocada a sua pistola de prata.

 

As indumentárias eram outras, quase não se viam chapéus nas cabeças altivas dos homens, tampouco botas nos pés das mulheres, só que a poeira eterna de Utah, estragava muitos sapatos. Já as ligas negras e vermelhas com babadinhos, seguiam abraçando as belas coxas, das moçoilas risonhas nos cabarés. Os letreiros mantinham expostos os nomes 'Sallon' mas, a nomenclatura 'Cabaré' era mais moderna. As alcovas agora tinham banheiras de louça e o bar, oferecia outras bebidas e drinks, antes só tinham cerveja quente e whisky. Hoje em dia, no menu constavam Margueritas, Negronis, Bourbons, Vinhos, Aperol, Tequila, Dry Martini, Licores, água gasosa e Coca-cola, só para fazer cócegas no nariz das crianças, por causa das bolhinhas rsss...

 

A hambúrgueria recém inaugurada e, que também vendia milkshakes e sorvetes, enricou o seu dono Ansilgus Blue num zás trás, era um sucesso e, alguns sabiam que, ele guardava sob o balcão dos fundos, a sua pistola de quadrinhas nervosas e sonetos, bem municiada. Afinal, seguro morreu de velho e, embora ele ainda soltasse pipas, a memória do latente Velho Oeste, era bem viva em sua mente.

 

Terence e Luiza Zacarias, eram imigrantes em Utah e, abriram uma enorme loja de materiais para construção e, com a prosperidade vertiginosa da cidade, seus préstimos e produtos eram muito bem vindos.

 

A casa de ferragens Bigorna, dava bastante serviço para o apache Joel Sá e sua esposa Lucy, muitos alicerces sendo fincados, por causa das constantes construções, culpa do progresso. Só que o sucesso de Joel Sá  incomodava Terence e Luiza Zacarias. José Martins, já idoso, deixava as vendas de balas explosivas de tautogramas e quadras, por conta da irmã Lumah James e pela procura da última semana, tinha cheiro de duelo no ar. Ah! Utah, sua essência de velho oeste segue livre e combativa.

 

O Prefeito Dom Barret, hoje bem casado com a professora Nana Gonçalez, tentava impedir que duelos acontecessem, mas, era como tentar parar um trem em movimento, com as mãos. Acreditava que muito em breve, o amantes da adrenalina, estariam em seu gabinete, pedindo apoio para o duelo. O que fazer? Utah progredia e se modernizava, mas, o cheirinho de pólvora poética, vivia entranhado nos poros dos habitantes, nos antigos por memória ou experiência e nos novos, pelo boca a boca familiar. 

 

Logo, logo, veio a notícia do desafio lançado por Terence Zacarias contra Joel Sá, já com data marcada, seria no Sábado seguinte às 11h00. As mulheres da cidade já se movimentavam, preparando quitutes e doces, mas, sem muito afã, porque a hambúrgueria do Ansilgus Blue e os Cabarés, roubariam toda a freguesia mesmo. Mas, os turistas ou forasteiros, como se dizia antigamente, gostavam dos petiscos caseiros locais, como torta de maçã e bolo de carne com molho, uma das senhoras solteironas da cidade, tendo um apreço escondido por Joel Sá, fez até um enorme bolo de carne, com o formato de bigorna, mas, Lucy esposa dele não gostou nada daquilo...começava até a preparar  um molho de pimenta beeeeeem ardido, para servir à abusada. 

 

Chega o Sábado e o burburinho acordou bem cedo, mas, nunca antes da poeira latente de Utah. As ruas e sacadas lotadas de gente, os Brandon afoitos na funerária e os bares num agito só. Já nos cabarés, muita calmaria, as mocinhas das ligas vermelhas com babadinhos, sabiam que o movimento maior seria só à noite e, já estava tudo organizado.

 

O sino da igreja da Rua da Matriz toca, exatamente onze badaladas, o duelo vai acontecer. Joel Sá frente à frente com Terence Zacarias, distantes um do outro trinta passos. Pistolas municiadas nos coldres, plenas de balas explosivas, uma de poemas regionais outras de contos góticos, quem iria cair por terra não se sabia, mas, a poeira de Utah ficaria perfumada de sangue poético. 

 

Três, dois, um...tiros disparados, um corpo que caí, ainda com o peito esfumaçando contos góticos...o dono da Bigorna finou-se, deixando Lucy desesperada chorando sobre o corpo...uma tristeza.

 

O Padre Jacó benzeu todo mundo, encomendou o morto e voltou para a paróquia, a vida inteira vinha perdendo aos poucos a fé, de que um dia o povo deixaria os duelos de lado.

 

O cabaré Red Blue estava um fervo, a música à toda, as mocinhas sorridentes todas se abrindo, arrastando os homens para as alcovas...coitados estavam perdidos rsss...

 

...e assim, mais um fato poéticamente trágico, invade e corrompe a modernidade de Utah...o Velho Oeste e a poeira da cidade, parecem eternos.

 

 

 

 

 

* Tenho muitos contos de aventura sobre a mesma temática. Para melhor compreensão dos personagens, participo que o primeiro foi Ioiô Belle Carson - A Viúva Negra do Velho Oeste, mas, os contos são independentes.

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 22/04/2023
Reeditado em 26/04/2023
Código do texto: T7770338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.