BRIGA DE RUA NOSTÁLGICA

 

Na década de 60, eu e meu irmão Walter, que está em memória, éramos parte da juventude transviada, mas no bom sentido. Eu, apesar de ser mais fraco, estava determinado a me fortalecer, iniciando uma rotina de exercícios que eventualmente me transformaria no destemido lutador Scaramouche. No entanto, minha confiança muitas vezes estava ancorada em Walter, um campeão estadual de boxe.

Juntos, nos envolvíamos em algumas brigas de rua, e eu, apesar da minha pretensa valentia, sempre me respaldava na presença imponente de meu irmão. Em uma noite após um baile de carnaval em Porto Alegre/RS a adrenalina ainda pulsava em nossas veias quando avistamos uma lambreta negligenciada sobre a calçada. Movidos pela energia atlética que possuíamos, decidimos dar saltos acrobáticos por cima da lambreta, sem sequer tocá-la.

No entanto, a algazarra atraiu a atenção do proprietário da lambreta, indignado com a possibilidade de seu veículo ter sido amassado durante nossos saltos. O dono, visivelmente enfurecido, partiu na nossa direção. Diante da iminente confrontação, Walter, o mais baixo de nós, adotou uma postura de verdadeiro lutador de boxe.

O embate começou e, surpreendentemente, Walter, apesar de sua estatura inferior, começou a desferir golpes certeiros no dono da lambreta, que era fisicamente maior. Eu, por minha vez, fiquei como espectador, observando a habilidade de meu irmão em ação.

Conforme a luta se desenrolava, o dono da lambreta percebeu que enfrentar Walter não seria uma tarefa fácil e, resignado, desistiu de sua intenção. Nós nos retiramos da cena, indo para casa, satisfeitos por termos escapado de uma situação potencialmente desastrosa.

Eventualmente, o episódio da lambreta tornou-se uma anedota em nossas memórias compartilhadas, e, de forma irônica, acabamos aderindo à moda da época ao adquirir nossas próprias lambretas. Assim, entre aventuras e desventuras, a juventude transviada nos proporcionou histórias que, mesmo décadas depois, continuam a ecoar com saudades e nostalgia.

Neri Satter - Dezembro de 2023   CONTOS DO SCARAMOUCHE

 

 

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 07/12/2023
Código do texto: T7949150
Classificação de conteúdo: seguro