RITUAL DA MORTE

RITUAL DA MORTE

ERA UM PEQUENO VILAREJO, COM MAIS OU MENOS UMAS 20 FAMÍLIAS, COM HÁBITOS BEM PITORESCOS PARA UMA PEQUENA VILA.

ALI, TODOS SE CONHECIAM, TRABALHAVAM NA SUBSISTÊNCIA DA ALDEIA, CULTIVANDO A TERRA COM A AGRICULTURA FAMILIAR.

ERA UM POVOADO QUE VIVIA SOB A NEBLINA DO MISTÉRIO, DISTANTE A ALGUNS QUILÔMETROS DA CIDADE MAIS PRÓXIMA, ELES FAZIAM O POSSÍVEL PARA MANTER OS FORASTEIROS DISTANTE DA VILA.

ESSE MISTÉRIO TODO, SEGUNDO A LENDA, CONTADA PELOS ANCIÃOS, SE DAVA EM VOLTA DO PEQUENO CEMITÉRIO DA VILA, QUE JAZIA ALGUMAS ALMAS PENADAS, LEVADAS A CADA TRÊS LUAS CHEIAS PELA FIGURA DA MORTE.

CONTA-SE A A LENDA, QUE MUITOS DOS DEFUNTOS, ALI ENTERRADOS TIVERAM SUAS MORTES MARCADA PELO OCULTO, QUE NENHUM MORADOR OUSAVA FALAR OU INVESTIGAR.

A CADA TRÊS LUAS CHEIAS , QUANDO A MORTE SE PRONUNCIAVA, OS MORADORES OUVIAM NA CALADA DA NOITE, SONS ATERRORIZANTES, UIVOS E GRITOS DE HORROR, PARECIA-SE A UM RITUAL MACABRO.

O DIA QUE PRECEDIA A TERCEIRA LUA CHEIA, O POVOADO LACRAVAM SUAS PORTAS E JANELAS E, ESPERAVAM ATERRORIZADOS PELO DIA AMANHECER E, COM O PAVOR DE NÃO SABEREM QUEM SERIA A POBRE ALMA A SER TRAGADA PELA MORTE.

QUANDO ESSAS NOITES INTERMINÁVEIS ACONTECIAM, ERA IMPOSSÍVEL SABER QUEM ESTARIA ENTRE OS VIVOS.

A MORTE NÃO TINHA CRITÉRIOS EM SUAS ESCOLHAS, PODERIA SER O MAIS JOVEM E SAUDÁVEL, COMO O MAIS VELHO ANCIÃO DA ALDEIA.

ERA A MORTE DE TEMPOS EM TEMPOS, COM SEUS UIVOS ATERRORIZANTES VINDO BUSCAR SEU PRETENDENTE A ALMA PENADA PARA O SEU PEQUENO CEMITÉRIO.

PELA MANHÃ, APÓS A NOITE FADIDIGA DE TERROR, OS MORADORES SE REUNIAM AO CENTRO DA VILA PARA SABER QUAL MEMBRO DAS FAMÍLIAS HAVIA SIDO TRAGADO PELA MORTE.

ESTAVAM TODOS, NÃO, QUASE TODOS, NO CENTRO DA VILA, QUANDO A FAMÍLIA DE BARTOLOMEU, EM GRITOS E LÁGRIMAS, ANUNCIAM SER ELE O LEVADO.

TRATARAM LOGO DE FAZER A CERIMONIA FÚNEBRE AO POBRE BARTOLOMEU, SEM CONTRARIAR A VONTADE SAGAZ DA FIGURA DA MORTE, ENTREGANDO ASSIM, O SEU PRETENDENTE.

ASSIM FIZERAM, ENTERRARAM BARTOLOMEU, UM ANCIÃO CÉTICO, QUE DUVIDAVA QUE SEU DIA CHEGARIA, POR SER UM DOS MAIS VELHOS E NEM TÃO SAUDÁVEL DO VILAREJO.

SIM, O ESCOLHIDO FOI ELE. E PARA TODOS, BURBURINHAVAM, QUE ANTES O VELHO QUE UM MAIS MOÇO, QUE DE TUDO, TODOS ESTAVAM ALIVIADOS, POIS DESTA VEZ, A MORTE HAVIA SIDO GENEROSA COM OS MAIS JOVENS, QUE MUITO, AINDA, HAVIAM O QUE VIVER E VER NA VIDA, JÁ QUE BARTOLOMEU ERA UM VELHO DE SEUS 90 ANOS.

SELARAM OS PORTÕES DO CEMITÉRIO E TODOS VOLTARAM AOS SEUS AFAZERES CORRIQUEIROS, MAS, SEMPRE COM A ANGUSTIA NO PENSAMENTO, QUE DAQUI A TRÊS LUAS CHEIAS, QUEM SERIA O PRÓXIMO A SER LEVADO.

MAS O MISTÉRIO DAS TRÊS LUAS CHEIAS, PARA O RITUAL DA MORTE, POR VEZES NÃO OCORRIA, EM NADA TIRANDO O TERROR DAQUELE POVOADO, QUE ESPERAVAM MESMO ASSIM PELA NOITE DA MORTE.

A MORTE NÃO TINHA CRITÉRIOS EM SUAS ESCOLHAS, PODIA SER QUALQUER UM, ATÉ MESMO VOCÊ...