A Noite de 1816 _ Uma noite sem verão_

A Noite de 1816

As aberrações climáticas não usuais no ano de 1816, no século XIX, tiveram seus efeitos sentidos em maior escala no norte dos Estados Unidos, nas Províncias marítimas do Canadá e ao norte da Europa.

Neve de verão é um evento extremamente raro.

Foi então, em uma noite de verão, no ano de 1816, que a guerra Napoleônica dominava todo o território, nosso país sofria com a fome e as epidemias, como a febre tifóide.

Deveria ser mais uma noite de terror com todo aquela gente morrendo pela febre ou pela fome. Mas para minha surpresa, o terror só estava começando.

Naquela noite de clima típico dos verões europeus comuns à época, deveria ser pelo menos, sobreveio, drasticamente, uma mudança climática, inexplicavelmente aquela noite de verão tornou-se a noite mais fria já registrada na história, em questões de duas horas a terra que antes exibia um verde mesclado aos horrores da guerra, como a destruição de campos e povoados, agora apresentava-se totalmente coberta por uma espessa camada de neve, lagos e rios pedrificaram-se em gelo da superfície ao mais profundo interior, pegando desprevenidamente aqueles que ainda sobreviviam à fome e à epidemia da febre, dizimando em frações de segundo os poucos sobreviventes do meu povoado.

Eu, ainda sobre vinha de arrastões, isolando-me dos doentes, comendo pequenas caças, escondendo-me das espadas e dos canhões daquela guerra.

Mas aquele frio extremo em uma noite de verão, como explicar aquele fenômeno, como manter-me vivo àquele devastador panorama climático, além da guerra, da fome, e das epidemias que assolavam a província? Deitei-me, já cansado por lutar pela vida, em um abrigo, que logo seria coberto totalmente pela neve, sem comida, água ou qualquer outro recurso que alimentasse minhas esperanças, adormeci naquela noite de junho de 1816 uma noite sem verão, onde esperei minha carne congelar em pleno estio.

Se lês, e não for eu a contar, saibam que morri congelado em uma noite de verão, onde não teve clima quente característico a estação, a noite sem verão de 1816, ano em que morri.