Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A CARNE DO AMBROSIOLO.

A SITUAÇÃO FINANCEIRA DE ZEZÉ ESTAVA CADA DIA PIOR . A SECA TORROU TODA PLANTAÇÃO. CHUVA QUE É BOM , HÁ MUITO NÃO SE VIA CAIR POR AQUI. AÇUDES DA REGIÃO SÓ RESTO DE ÁGUAS BARRENTAS. O CHÃO JÁ RACHADO PELO SOL , ANUNCIAVA A MORTE DA FERTILIDADE DA TERRA.
OS POUCOS ANIMAIS QUE AINDA RESTAVAM SOFRIAM COM A FALTA DE PASTOS , GADO MAGRO QUE DAVA DÓ. DAS OITO CABEÇAS
QUE ZEZÉ POSSUÍA , TRÊS MORRERAM, DUAS FORAM TROCADAS POR OUTROS MANTIMENTOS , DUAS FORAM VENDIDAS E UMA ELE MATOU E SECOU A CARNE PARA FAMÍLIA SE ALIMENTAR. E FORAM TOCANDO A VIDA SEMPRE NA ESPERANÇA DA CHUVA .
TEMPO PASSANDO , SITUAÇÃO SÓ PIORANDO , MANTIMENTOS ACABANDO. DINHEIRO PARA AS COMPRAS NA VENDA OU NA FEIRINHA DO LUGAREJO NÃO TINHA MAIS.
O ÚNICO ANINAL QUE AINDA RESTAVA ERA O JUMENTO DE ESTIMAÇÃO CHAMADO AMBROSIOLO. TINHA HERDADO DE SEU VELHO PAI. ERA CONSIDERADO COMO MEMBRO DA FAMÍLIA.
MAS A NECESSIDADE FALOU MAIS ALTO. A ÚNICA SOLUÇÃO ERA IR NO POVOADO E VENDER AMBROSIOLO. POR COINCIDÊNCIA TINHA UM CARRETEIRO COMPRANDO JUMENTOS . COM MUITA TRISTEZA SE DESFEZ DO ANIMAL.
NA VOLTA PARA CASA , ENCONTROU COM CEARENSE QUE FOI LOGO INFORMANDO : AMIGO ZEZÉ TEM UM CARRETEIRO NO POVOADO COMPRANDO JUMENTOS. DIZEM QUE É PARA LEVAR PRA CAPITAL , MATAR E ENTREGAR NUMA FABRICA DE SALSICHAS. ONDE JA SE VIU ISSO RAPAZ SÓ PODE SER MESMO FIM DE MUNDO.
ZEZÉ ARREPIOU , VENDER AMBROSIOLO PRA TRABALHAR EM OUTRA FAZENDA , TUDO BEM MAS MATAR O BICHINHO E COMER A CARNE , NÃO ERA COISA DE DEUS. CORREU ATRÁS DO COMPRADOR MAS JÁ ERA TARDE. JÁ HAVIA PARTIDO.
TRISTE , MACAMBÚZIO VOLTOU PRA CASA CONTOU O SUCEDIDO PRA MULHER E COM OS OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS JUROU QUE NUNCA MAIS EM SUA VIDA COMERIA SALSICHAS, POIS PODIA SER CARNE DO AMBROSIOLO.
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 27/07/2017
Reeditado em 16/08/2017
Código do texto: T6066907
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (FELIX TADEU CHAVES e -mail felixtadeu@uol.com.br).
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Felix Chaves
Palmas - Tocantins - Brasil
247 textos (11217 leituras)
16 áudios (389 audições)
2 e-livros (224 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/11/19 21:28)
Felix Chaves

Site do Escritor